OFF PUBLICAÇÃO APLICAÇÃO EM PRODUÇÃO

MRSILVA 28/04/2022 10:30:33
#499741
Olá pessoal.

Vou publicar meu primeiro aplicativo web em produção e não entendo quase nada de infraestrutura tenho uma dúvida fico muito grato por quem puder ajudar.

Estou desenvolvendo o projeto por dois anos o aplicativo é composto por um front-end em Blazor webassembly e uma web-api em C# ambos os projetos utiliza a versão atual (ASP.NET CORE 6).

Estou com dúvida de qual é a vantagem e a desvantagem do banco de dados ficarem no mesmo servidor (VPS)? Já pesquisei sobre o assunto mas queria saber de voces como estão fazendo.

Faço essa pergunta pela questão de custo e retrabalho ter uma única VPS talvez o custo fique menor, mas se tiver que depois transferir o banco de dados para outro servidor tem todo o trabalho de fazer a migração configuração.

A principio a aplicação será utilizada por aproximadamente 20 usuários simultâneo, mas a tendencia que esse numero cresça.

A principio estou utilizando SQL SERVER EXPRESS estou com bom desempenho nos testes, mas caso perceber que não está dando conta vou adquirir uma versão paga.

Os retornos da web-api são praticamente todos em JSON.

O servidor consigo aumentar os recursos de forma bem rápida.
Desde já agradeço.
NETMANIA 28/04/2022 20:20:51
#499748
Resposta escolhida
Depende do tráfego do seu site e peso das consultas voce pode degradar a performance do servidor, mais vantajoso separar o de aplicação a do banco. Caso o seu servidor seja invadido a pessoa pode ter acesso fácil a base de dados e fazer um "backup" não autorizado.
MRSILVA 30/04/2022 08:31:41
#499754
Obrigado NETMANIA.

Decidi separar a API e o Banco de dados em servidores diferentes.

Valeu!!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas