[OFF] QUANTO VALE

RIQUINHORICO07 26/07/2013 14:46:39
Gostaria de uma opinião dos colegas de quanto vale um codigo fonte.
Fiz um sistema com uns 30 formularios(pra mais) sendo uns 10 complexos e os outros medios, exportaçao para arquivo com 6 modos diferentes. Ainda teve os relatorios, uns 25 sendo 10 complexos tbm.
Enfim, fiz como o cliente quis e foi +ou- umas 500 hrs e ainda falta terminar. (não demorei pq eu quis mas pq o cliente muda posição do layout, tamanho da fonte... se tornou chato as alterações).

Agora o cliente quer comprar o fonte e não sei quando vale.(me ofereceu o dobro do que pagou do sistema)
Se alguem puder opinar de quanto valeria +ou- um sistema deste e quanto vale um fonte para eu ter uma noção.

Se alguem puder ajudar, agradeço.
KERPLUNK 26/07/2013 15:24:39
O código fonte, geralmente vale bem mais que o dobro do sistema compilado.
NILSONTRES 26/07/2013 18:47:09
A não ser que vc não queira mais viver disso, não venda sistema, alugue, pois vc vai ficar com a bucha da manutenção o resto da vida, e a cada manutenção, vai ouvir a choradeira do cliente achando caro.
Eu fiz uma proposta para um cliente de 500,00 mensais de um sistema, ele me ofereceu 10.000,00 pelo sistema, e quando fosse preciso ele pagaria a manutenção, não aceitei.

Bom é só um conselho, mas cada um sabe dos seus problemas, talvez para vc seja vantagem.
Boa Sorte.
AJSO 27/07/2013 00:13:07
Caro RIQUINHORICO07

Para que tenha um métrica de custo de seu desenvolvimento e saber um valor o mais aproximado de seu sistema, acredito que teria que fazer uma levantamento de seu sistema por [ô]ponto de função[ô]......

Não interprete isso como uma ofensa ou critica.

Você deve saber se seu sistema é simples ou complexo para ai sim aplicar um valor justo para você que desenvolveu e para quem for adquirir saber o que esta de fato comprando.

talvez fique surpreso com o custo para desenvolver um sistema se adotar uma regra que quantifica e qualifica seu sistema ou a codificação de seu desenvolvimento.

no google tem muito material explicando [ô]análise por ponto de função[ô] ([Ô]Não é um sistema muito fácil de aprender, mas fica bem perto do valor real de qualquer sistema ou desenvolvimento de sistema[Ô]).......

Aplica-se a qualquer tipo de linguagem e qualquer tipo de desenvolvimento de sistema.

Boa sorte

EPISCOPAL 28/07/2013 13:31:52
Citação:

análise por ponto de função

Citação:

Aplica-se a qualquer tipo de linguagem e qualquer tipo de desenvolvimento de sistema

Não quero ser critico, e nem tenho conhecimento pra discutir isso ..... mas eu ouvi falar que tem linguagens que demoram mais pra ser desenvolvidas, outras pra ser depuradas ...

Ouvi dizer que vb6 se desenvolve mais rapido do que c++, porem c++ e mais facil pra depurar .... em outro lugar ouvi que python e bem mais rapido e pratico de desenvolver do que vb6 ...

Uma outra coisa em minha opnião ..... cada pago tem o seu merecimento ..... ou seja, quem dá valor no meu serviço sou eu rsrsrs .... EMBORA NÃO IGNORA AS TECNICAS DE ANALISE POR PONTO DE FUNÇÃO
AJSO 28/07/2013 19:15:33
Caro WOLFFIRE

Citação:

mas eu ouvi falar que tem linguagens que demoram mais pra ser desenvolvidas, outras pra ser depuradas

Não depende da linguagem em si, mas do conhecimento do profissional nesta linguagem

Por isso que temos diferenciais de conhecimento por profissional e sua experiência acadêmica e profissional

Trainee, Junior (JR), Pleno (PL), Sênior (SR), Master

A própria ANALISE POR PONTO DE FUNÇÃO trata esse nível de conhecimento no cronograma do desenvolvimento.

Para a mesma tarefa um profissional Junior leva mais tempo para codificar que o profissional Pleno e isso é colocado de forma estratégica no desenvolvimento para reduzir custos ou reduzir prazos de entrega......

Boa Sorte

RIQUINHORICO07 29/07/2013 14:19:54
Agradeço a todos que opinaram e contribuiram para uma analize mais aguçada.

Acho q vender o fonte somente pelo dobro do sistema é pouco pois pelos meus calculos, era pra ter terminado o sistema em no maximo 2 meses mas por causa do cliente vai quase fazer aniversario.

Vou tentar analizar por partes.

Um abraço a todos !!!
MARCELO.TREZE 29/07/2013 14:32:40
olha uma vez aprendi algo prático para cobrar pelo serviço

+ usando a imaginação:

primeiro me imagino trabalhando em uma empresa em que eu defino meu salário, suponha que seja 10 mil mensais.

+ fazendo calculos baseado na sua imaginação

supondo que eu queira trabalhar apenas 6 horas por dia e apenas durante a semana, eu terei em média 22 por mes em que trabalharei.

então eu multiplico 6 X 22 e terei 132 horas trabalhadas por mes

+ chegando a um resultado

10.000 / 132 = 75,75757575757576

ou seja minha hora vale 76 reais

multiplique pelo tempo gasto no seu projeto e terá um valor meio que justo

no seu caso 76 * 500 daria 38.000,00

e desta forma você poderá chegar a um valor aproximado que agrade tanto você como seu cliente.

ps: os valores acima são apenas para explicar a equação, e não indicam o que você deve cobrar.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas