[OFF TOPIC] - COMO GERAR CODIGOS DE BARRA EAN ?

FFECHER 13/02/2016 13:09:45
#457589
Boa tarde
Tenho um cliente que teoricamente quer ter codigo barras original Ean para os produtos dele. Ja procurei na internet de todo jeito so aparecem empresas oferencendo servicos para gerar o codigo barras. Qual o caminho correto e menos custoso para isso ?
Grato
Fernando Fecher
NILSONTRES 13/02/2016 14:39:18
#457593
Resposta escolhida
Ele produz as peças ?
Se sim, tem que solicitar em um órgão normalizador.
Se não, ele recebe os produtos já com código, e precisa gerar apenas os que vem sem, que geralmente é pouco, nesse caso vc mesmo gera.

SINCLAIR 13/02/2016 16:12:52
#457594
Colega,

Não sei se entendi o que você queria, mas...

Se precisa das fontes e funções

Você precisa da fonte EAN 13 e, para representar as barras, use a fonte, mas não use a numeração de barras, ela precisará ser convertida para formato que interpretável pela fonte.

Também convém (caso queira, mas não é obrigatório) utilizar uma função que valide se o código EAN 13 (passado em número mesmo) está correto.

Segue em anexo as fontes e funções.

PS: das 3 fontes .TTF em anexo, utilize a fonte CODE EAN 13, é a melhor no meu ver, porque mesmo em tamanhos reduzidos sempre dá certo e o leitor consegue ler adequadamente.

Se precisa regularizar


Entre em contato com a GS1 Brasil, seu cliente precisará comprar um prefixo (cada prefixo poderá representar até 100 produtos, sendo os códigos 00 a 99). Não precisa de [Ô]despachante[Ô] para isto. Faça direto com a GS1 Brasil (organismo que regula os códigos de barras mundialmente, sede brasileira)

Recebido o prefixo, apenas gere os códigos numéricos, sendo [Ô]789[Ô] (Brasil) + prefixo comprado + código que vai de 00 a 99 + dígito verificador (a função em anexo calcula o dígito verificador para você) e então imprima usando a fonte .TTF recomendada acima.

Tudo de bom.

SINCLAIR 18/02/2016 10:10:48
#457835
Colega Fernando Fecher,

Faz cinco dias da abertura de seu post, sem manifestações sobre a resolução do problema ou permanência do mesmo.

No mesmo dia de seu questionamento, lhe enviei as fontes .TTF, a rotina pronta para geração dos caracteres interpretáveis pelas fontes e explicações de como como proceder e também de como regularizar a geração com prefixo na GS1.

Percebi que você acessou pela última vez, 5 dias atrás (data do seu questionamento), 20 minutos após minha resposta.

Seu problema foi resolvido?
Poderia fechar seu post?

Saudações.
FFECHER 26/02/2016 09:38:45
#458238
Desculpe nao ter respondido , minha real duvida e em relação q onde qual site qual empresa e realmente a empresa credenciada a criar codigos de barras ean?
Desculpe denovo a demora na resposta.
SINCLAIR 26/02/2016 09:48:42
#458239
Colega FFECHER,

Você não precisa de uma empresa credenciadora. Não é como no caso de cartões de crédito, que precisa homologar com empresa que as bandeiras de cartão (visa, etc) contratam.

Você deve (e pode) fazer diretamente no site da GS1 Brasil.

GS1 é o órgão mundial que controla os códigos de barras.

A empresa (seu cliente) vai comprar prefixos e cada prefixo permite codificar até 100 produtos (com códigos de 00 a 99).

O pagamento das taxas para manter o código de barras é anual e depende do tamanho da empresa (exemplo: empresa ME com 2 funcionários é um valor bem menor que uma empresa com 100 funcionários).

O link é:

https://www.gs1br.org/


Basta se cadastrar, solicitar a criação de um prefixo (ou mais prefixos, de acordo com que você queira) e pagar o boleto de registro.

Dica:
Você poderá englobar vários produtos em um mesmo código, assim com um prefixo de 100 possibilidades talvez você consiga codificar até uns 300 produtos. Exemplo: uvas: ter um código só para uvas. Mas se quiser separar as uvas por tipo e tiver 3 tipos de uvas, então você já terá consumido 3 códigos do prefixo (que permite 100).

Nota:
Quando você (ou seu cliente) receber o prefixo para utilizar, vem junto manuais em PDF explicando em minúcias como fazer os códigos de barras. Inclusive um aplicativo é fornecido para gerenciar os produtos, os prefixos e até fazer as etiquetas.

Tudo de bom.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas