[OFF] VB6 ATE QUANDO?

NILTON.VIANNA 31/05/2011 22:08:05
#375507
Bem pessoal acho que VB6 esta cada dia mais trabalhoso, pois
Os projetos quando passam a ser mais exigente no dia a dia ele vem a desejar
Apesar de todas as gambiarras feitas pra acelerar procedimentos,
De pesquisas, carregar GRIDS, Poe isso, aquilo não vê muito que fazer
Quando se trata de um projeto simples ai tudo bem mais quando vem a parte de grande
Porte de dados a ser usado ele afoga.
Talvez tenha que mudar VBNET ou outra coisa?

Se tiver errado gostaria da sua opinião
Grato a todos
LLAIA 31/05/2011 22:14:54
#375508
Grande porte de dados eh relativo. Muita coisa pode esta envolvida pra lidar com muitos dados, e como eles sao manipulados.
SAMUKA 01/06/2011 00:36:28
#375513
Estive analisando essa situação qdo precisei implementar NFe nos meu sistema a um ano atrás.

Minha opnião é q o VB6 ainda tem muita lenha pra queimar.
Apesar de todos PC novos já virem com Windows 7, a grande maioria dos PC ainda rodam WindowsXP.
Falo de SO, pq eles refletem o hardware, na maioria dos casos.
Os programas em .NET só passam realmente a ter vantagens, qdo vc roda numa maquina com maior poder d processamente (2 nucleos ou mais) e com sobra de memoria RAM (4Gb ou mais).

Como muitos clientes (no meu caso) ainda não migraram para maquinas mais potentes, creio que seja uma vantagem continuar com o VB6 que possui compilação nativa e não roda de modo virtual (caso do .NET). E roda muito mais rapido q um programa em .NET, se tiver como base um hardware não tão atualizado.

PORéM isso não é motivo para deixar o .NET de lado! Vai estudando e migrando os projetos na medida do possível.
EMANUEL 01/06/2011 01:19:49
#375517
como diz meu amigo macoratti.

é apenas VB mas eu gosto!

pq o MSDOS ou o FOX PRO ano sumiram?

uma coisa é certa; O cliente nao quer saber a tecnologia, ele quer a solução!

abraços!
KERPLUNK 01/06/2011 10:09:02
#375540
Citação:

uma coisa é certa; O cliente nao quer saber a tecnologia, ele quer a solução!


Certíssimo!
O quadro é o seguinte:
1 - Cada vez mais as soluções partem para uma independência de plataforma, ou seja, o cliente, não quer ter que instalar nada e mesmo assim sair usando
é justamente onde o calo aperta pra quem usa VB6. Cada vez mais as empresas estão optando por soluções corporativas online(leia-se WEB) e esse é o calcanhar de Aquíles do VB6. O cliente, não quer saber de nada, ele quer o relatório dele na tela, esteja ele no trânsito, no escritório, em casa ou no puteiro visitando a mãe dele. Ele, o cliente, quer usar qualquer dispositivo(telefone, notebook, tablet...) pra usar o sistema dele. Aí entram os aplicativos WEB.
2 - Os volumes de dados são cada vez maiores.
Foi se o tempo em que o cliente não tinha muita opção quanto ao que colocar no sistema dele. Há bem pouco tempo, gravar campos de texto, número e data era o suficiente, hoje, querem imagem, vídeo(em HD, lógico), som, pacotes(leia-se ZIP)... enfim, ele quer ter um repositório de tudo o que está na empresa, tudo em uma coisa só. E tem mais, ele quer esses dados, expressos em qualquer lugar. Não basta mais ter uma foto do produto, tem que aparecer a apresentação da funcionalidade, vídeo explicativos, fichas técnicas... isso tudo acessível à qualquer cliente em qualquer lugar, e, mais uma vez, WEB é a chave.
3 - O cliente, quer integração com tudo.
Em tempos de redes sociais, onde os clientes dos nossos clientes, fazem uso extensivo de redes sociais, elas(as redes sociais) deixaram de ser um mero passa-tempo para se tornar um nicho de mercado bastante rentoso, onde a prospecção de novos clientes, é simples, rápida, direta e com resultados muito rápidos. Isso até gerou novas profissões, como o [Ô]analista de rede social[Ô], que é simplesmente um cara com uma conta numa dessas redes que fica garimpando os interesses dos outros usuários, basta um mencionar [Ô]... quero comprar...[Ô] que chove de gente vendo o perfil do infeliz, oferecendo seu produto.

A coisa é por aí, poderia ficar falando aqui o dia todo disso, mas acho que já deu pra vcs terem uma idéia.
LLAIA 01/06/2011 11:37:46
#375564
As possibilidades com aplicações web são imensas mesmo.
ANDPAG 01/06/2011 16:54:50
#375619
BOm que o VB6 esta com seu tempo marcado isso sim é verdade, mas tenho projetos em vb6 como por exemplo um gerenciador de arquivo de midias que esta em vb6 vendo ele muito bem para produtoras e rede de televisão,,, inclusive instalei na ultima semana ele em duas produtoras aqui na minha cidade e outra fora daqui.... com ele voce arquivo todo tipo de mídia desde fitas betas, blue ray e projetos feitos no premier,,, com ele o usuario tem o preview das imagens em baixa como em alta,,, esse sistema é acessado por ilhas macintosh atraves de um TS e os dados são acessados pela web atravez de uma solução ASP que se integra com o banco.... Então o que penso é o seguinte tem muita coisa que se faz ainda com o VB6 mas pra um projeto novo e grande é melhor começar por um .NET da vida ou outra linguagem como java por exemplo....

valeu, abs
FUTURA 01/06/2011 17:54:24
#375627
vb6 vai muito longe.....e o q vc não faz com ele, faz com .net e trabalha junto....meu sistema é em vb6 com sql 2008 e o emissor de NFe trabalha em conjunto acessando a mesma base de dados, porém é em .net....ja era...
SAMUKA 02/06/2011 12:38:18
#375674
Concordo qdo o LLAIA diz q as possibilidades voltadas pra WEB são infinitas, mas vale lembrar q nem tudo é Web, AINDA não.

A continuidade do VB6 vai depender principalmente dos projetos q vc desenvolve e dos clientes que vc atende.
LLAIA 02/06/2011 14:08:08
#375685
Verdade SAMUKA.

Para sistemas de informação personalizados com muitos terminais, acredito que aplicações WEB são muito mais práticas que as Desktop. Manutenção mais simples no sistema, disponibilidade, flexibilização com hardware (thin client por exemplo). Por outro lado, as app desktop como conhecemos são muito práticas em aplicações específicas como as usadas em pesquisas.


Fizeram uma brincadeira no TechEd lançando um rumor de que o VB6 ia tornar open source e com isso atualizações para novas plataformas seriam possíveis. E surgiu várias questões sobre a importância do VB6 nos dias de hoje. Já estão chamando VB6 de novo Cobol, e na minha opinião isso é bom. Melhor ainda se fosse verdade mesmo.

Link de onde peguei essa informação: http://www.infoq.com/news/2011/05/VB6-Rumors;jsessionid=8CAFDBBDE1E17B4D568A4F01E1488B05
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas