[OFF] VCS TRABALHAM COM PLATAFORMA WEB OU DESKTOP?

DS2T 03/09/2015 05:43:23
#450931
Boa noite!

Tenho me cadastrado em muitos sites de emprego, apesar de que meu foco ser em outra área, sempre olho as vagas de programação também, por ter experiência na área.
Reparei que vagas hoje para plataforma desktop são pouquíssimas comparada à plataforma Web. E que tem muita empresa já focando em mobile, vem crescendo muito.

Uma grande parte das vagas em .NET, por exemplo, tem, aproximadamente, estes requisitos:

Experiência em C#, ASP.NET, javascript, css, JQuery, Ajax, SQL Server, Padrões de projeto, metodologia Scrum. E tem uma boa parte que pede inglês fluente. (Nem vou falar que muitas vagas com salário extremamente cocozentos... e nego querendo analista junior com 4 anos de experiência hahah)

Isso é baseado em sites como: empregos.com.br, vagas.com.br, catho (89 conto.. tá foda), curriculum.com.br, bne.com.br, sine.com.br, linkedin/jobs, etc (sim, to enviando muito currículo hahaha só esse mês foram 93... Se um dia tiverem com dúvida em Computação ou Engenharia... já falo que engenharia é furada, quem dera tivesse feito CC )

Sendo completamente sincero, eu tenho uma certa birra com plataforma WEB. Talvez por não ter feito muitos projetos nela, talvez por ter dedicado 80% do meu tempo programando desktop...

Queria saber a opinião de vocês sobre isso. Será que desktop tá com seus dias contados? As vezes vejo uma galera comentando [Ô]A tendência é parar de usar computadores de mesa e fazer tudo via tablet[Ô] hahaha Isso pra mim é uma agonia hahaha
Enfim, apesar de programar a 10 anos... eu ainda me considero um curioso na área, não fiz faculdade na área nem tenho muito com quem conversar sobre isso (tirando vocês haha)... então não tenho muito bem uma opinião formada.

Abraços!
MESTRE 03/09/2015 07:39:39
#450933
Bom cara eu fazia Engenharia da Computação, e é isso aí mesmo, sai de Engenharia e fui pra Análise e Desenvolvimento, em engenharia tinha umas matérias nada a ver enquanto hoje em ADS eu vejo Programação em Java (coisa que em engenharia da computação não tinha era só C mesmo).. vejo conexão a banco de dados JDBC, Banco de Dados Oracle etc..

O Mercado está isso aí mesmo, 1 milhão de exigências para ganhar um salário de 1.500 R$.. ainda vem a globo, olhar digital etc falando de salários de 20 mil.. etc, TI pagava bem a uns 10 anos atrás, TI era valorizado, o funcionário de Redes era valorizado.. Hoje compensa mais voce ser pedreiro, mestre de obra do que trabalhar com Redes..

O Que anda acontecendo no mercado é que eles descobriram ASP.NET MVC aí agora é tudo Asp.net Mvc pode ver praticamente mais de 90% das vagas são pra trabalhar com Asp.net.. é uma tendência, porém não acho que aplicações desktop vão morrer..

O Problema é que muitas empresas e pessoas não enchergam que sem o TI nada funciona nos dias atuais..
KERPLUNK 03/09/2015 13:25:45
#450956
Resposta escolhida
Os simples fatos de:
1 - Você estar enviando curricula(plural de curriculum), usando aplicações web(sim, esses sites com alguma dinamicidade, são considerados aplicações web),
2 - Estar comentando e pedindo opiniões sobre isso em uma aplicação web
3 - Dificilmente ver vagas de emprego onde se trabalha com desktop

Já deveriam ser indícios de que programação desktop em muito pouco tempo, será usado basicamente para aplicações de suporte de menor importância e onde não há possibilidade de se usar aplicação web. A internet está aqui para ficar. O uso de dispositivos móveis, não é novidade e já caiu nas graças do grande público e os empresários(os mais espertos, pelo menos) estão de olho nisso.
Pense bem após ver estas estatísticas. O Brasileiro é o campeão mundial em tempo gasto em redes sociais. Mais de um terço destes, utilizando dispositivos móveis. Aplicações desktop não se enquadram neste perfil. Quem quer que seja que esteja administrando um negócio, também sabe desse hábito dos brasileiros e sabe que essas pessoas são todos potenciais clientes. Por isso, suas aplicações devem poder ser acessadas por esses potenciais clientes, alavancando vendas e consequentemente, lucros. Uma aplicação desktop, em uma rede fechada, não tem esse potencial, portanto, considerada [Ô]carta fora do baralho[Ô] por quem está de olho no extremamente lucrativo mercado da internet.
Aplicações web bem estruturadas e bem construídas, são sempre mais flexíveis e muito mais acessíveis. Um dos casos mais simples de exemplificar isso, é o login em vários sites, usando sua identidade do Google/Facebook/Twitter(todos, redes sociais), onde o potencial cliente já está cadastrado, já é prospectado pelo CRM e já passa a receber ofertas e integrar a carteira de clientes. Com a gigantesca vantagem de ainda possibilitar o prospecto de possíveis novos clientes(através de suas listas de amigos), ter acesso à assuntos de interesse do usuário(pesquisas feitas, páginas e links visitados em redes sociais), traçando assim um perfil social do potencial cliente e filtrando muito granularmente seus interesses, maximizando assim potencial de vendas.
Outro ponto forte de aplicações web, é a possibilidade de integração com parceiros de negócios, como fornecedores e representantes. Se sua aplicação web for baseada em uma WebAPI, a integração com sistemas de fornecedores, representantes e até de clientes é limitada apenas por regras de negócio, estabelecidas por você mesmo, evitando assim possíveis empecilhos burocráticos(e com isso tempo e custos), agilizando em muito os processos comerciais, tanto de vendas quanto de compras e alavancando ainda mais a eficiência, qualidade e lucratividade de quem usa essa tecnologia.

Não é à toa que venho batendo nessa tecla(não o nosso amigo TECLA ) já faz muito tempo aqui no VBMania. O que quero é ajudar, fazer com que todos cresçam profissionalmente(entenda como lucrar mais, se quiser). Com isso muitas vezes sou mal-interpretado como sendo grosseiro ou carrancudo. Na verdade o que quero é [Ô]sacudir[Ô] sua zona de conforto, fazer você pensar [Ô]fora da caixa[Ô], para evoluir, para melhorar e com isso crescer.

Bom, está dado o recado.
MESTRE 04/09/2015 07:46:23
#450991
Concordo com tudo com o que o KERPLUNK disse, porém em fábricas e prestadoras de serviços com sistemas bastante robustos acho difícil a atualização e mudança
de cultura dos próprios funcionários que estão acostumados com o [Ô]sempre foi assim pq mudar agora?[Ô]

ninguém vai pegar um sistema desktop e ficar migrando pra plataforma web já que podem se fazer módulos web desse sistema caso necessário, por ex básico precisa-se gerar número de faturamento, despesas etc.. Ai sim acho muito válido utilização de um módulo web ou um mobile app que gera gráficos de custos,despesas para a diretoria da empresa dentro ou fora em qualquer lugar...

Agora pegar um sistema de 500 telas (Windows Forms) e migrar pra web, só pq ASP.Net MVC tá na moda acho furada.. veja bem não estou falando que não é pra aprender Asp.Net MVC, só acho que é furada migrar sistemas por questões de moda.. Eu hoje tenho um sistema em WinForms e não penso em migrar tão cedo, porém como muitas empresas estão desenvolvendo Web então você provavelmente irá sentir dificuldade para achar emprego por isso aprender web é um pré-requisito fundamental para 80% ou mais das vagas...
DS2T 04/09/2015 08:04:58
#450993
Entendi o ponto de vista de vocês.
Eu não estou procurando trabalho na área de Programação não, é de Engenharia Mecânica. Mas como trabalho como desenvolver autônomo também, é interessante sempre se adequar ao mercado... sabe-se lá o dia de amanhã... Se a engenharia não der certo, meus projetos pararem de vir... quero ter meu porto seguro.

Vou ter que curar minha fobia a Css e JQuery então...
Deixarei o tópico em aberto mais um dia e depois fecho.

Obrigado aos dois!
SINCLAIR 04/09/2015 08:09:42
#450994
Colegas,

Um exemplo de cliente que sempre precisará ser Desktop é provedores de acesso à internet.

Eles não podem acessar pela internet porque eles próprios é que provêm a internet.

Os servidores Mikrotik, gerência de Rotas, Controle de RB precisam estar ligados ao aplicativo Administrativo e o Administrativo precisa estar ligado ao Comercial. Comercial Vendeu? Libera queues, arp, firewall do pré-contrato. Financeiro identificou atraso com mais de 15 dias? Se sim chama os procedimentos administrativos que por Túnel SSH precisam bloquear no Mikrotik da estação base.... etc.

Sei porque atendo provedores de acesso à internet.

Além da luta enorme que a Anatel impõe aos pequenos provedores (mas libera das teles, isto nunca entendi porque), precisa-se fazer o SICI e FUST para o governo federal e [Ô]bater[Ô] com as NFe 21 transmitidas por TED para o governo estadual e tudo isto coincidir com a quantidade de contratos e valores por contrato declarado...

Então... um fiscal da Anatel faz uma visita surpresa e quer acesso ao servidor, naquele momento. E visitas surpresa acontecem com frequencia. Um cliente meu foi [Ô]visitado[Ô] 3 vezes no mesmo mês por fiscais diferentes. Achei estranhíssimo tanto fiscal em tão pouco tempo, querendo fazer devassa em tecnologia usada (Spread Spectrum) e papelada. Cheguei a falar para meu cliente chamar o advogado dele e representar contra Anatel por fiscalização abusiva (quando sem motivo algum o fiscal volta, em prazo que o cenário anterior não teria tempo de modificação). Precisa estar ali, tanto por fiscalização do software, fiscalização do hardware e por necessidade técnica mesmo.

Tudo de bom a todos.
KERPLUNK 04/09/2015 18:58:17
#451029
A questão não é [Ô]moda[Ô]. Mas sim lucratividade. Empresas, vivem de lucros, pura e simplesmente. E por isso estão sempre em busca de maneiras de aumentarem esses lucros. Elas farão qualquer coisa por isso, mesmo que isso envolva um trabalho árduo, como a migração de sistemas desktop de 500 ou mais telas. Primeiramente que a migração para um sistema novo, resolve muitos problemas existentes e segundo pela acessibilidade. Veja o caso de um vendedor. Ele estará em um cliente vendendo seus produtos e cadastrando a venda via internet, já programando a produção, entrega e disponibilidade de estoque, tudo isso na palma da mão. E a tecnologia mobile, se aplica à praticamente qualquer coisa. Vocês com certeza já viram em redes sociais anúncios de produtos que alguma vez pesquisaram. Só o fato de os produtos estarem sendo expostos à você, já representa uma vantagem para o vendedor. Não me leve a mal, mas migração para web, não é modinha, mas sim necessidade nos dias de hoje.
VINNIFERRAZ 04/09/2015 20:54:42
#451035
Migrar uma aplicação pra web nunca será modinha, vai da necessidade de negócio e a margem de lucro ao fazer os esforços pra isso.
A grande maioria das empresas que tem programador desktop são pra sistemas legados, ou seja, são pessoas que ja trabalham a anos na empresa e que provavelmente não irão sair de lá tão cedo. Aplicativos Web são superiores aos desktops por motivo simples.
- Aplicações web são faceis de portar para mobile.
O lance é estudar desenvolvimento web sim, um desenvolvedor web na maioria das vezes entende mais de segurança da informação do que um programador desktop


DS2T 04/09/2015 21:07:30
#451036
Não acredito que aplicações WEB sejam superiores aos desktops, por um motivo bem simples: Uma aplicação WEB é limitada pelo navegador.
Do ponto de vista [Ô]social[Ô], eu acredito que a WEB seja vista com bons olhos pelos motivos que o Kerplunk falou. é fácil alcançar um grande números de pessoas, não precisa ficar instalando nada no computador... Mas do ponto de vista de desempenho e liberdade de desenvolvimento, pelo pouco conhecimento que tenho, o desktop ganha disparado, até mesmo pelas óbvias limitações de acesso a hardware no cliente.

Mas acredito que hoje, como 99% das aplicações aqui no Brasil são de automação comercial... acredito que o Web tenha uma vantagem mesmo. Até por isso, fiz a pergunta.

Obrigado pela contribuição com suas opiniões!
SINCLAIR 04/09/2015 21:33:16
#451041
Estando no deserto, com pneu furado, uma chave de roda vale bem mais que uma barra quadrada de ouro.

Estando no deserto um cubo de gelo vale mais que terra.

Estando na Antárdida, uma árvore vale mais que um cubo de gelo, que por sua vez valeu mais no deserto.

Em linhas gerais, lato senso, Automação Comercial programação Web ganha disparado, pelos motivos já citados. Automação Industrial (no chão) é mais desktop, contudo é bom ter link na Web. Aplicações infra-estrutura é melhor desktop. Trabalhei nos 3, nos meus 22 anos de carreira. Esta foi a impressão que tive. Claro, tudo lá bem atrás era desktop. No máximo uma BBS... eita velhice batendo na porta (vou apagar a luz e fazer de conta que não estou em casa)!
KERPLUNK 04/09/2015 23:41:30
#451044
Lembro bem do tempo em que comecei a trabalhar com TI. Lá nos idos anos do início dos anos 90. A sensação do momento era Clipper! De desenvolvimento rápido, simples e funcional, com desempenho relativamente bom e a possibilidade de se usar bibliotecas para acessar praticamente de tudo, incluindo bancos de dados Oracle. Era o tempo em que o windows 3.11 estava desabrochando. Com suporte à redes(windows for Workgroups), era a menina dos olhos de qualquer empresa de médio e grande porte. Imprimir em uma impressora instalada na rede, compartilhar arquivos e pastas, era a sensação. Clipper então não se encaixava muito bem com o windows 3.11. Telas em modo caracter, sem suporte ao mouse(pelo menos não nativo), fazia com que as aplicações em Clipper começassem a ser vistas como ultrapassadas. Era também a aurora do Visual Basic. Com sua versão 3.xx já vislumbrando a versão 4, que dava suporte a ODBC e OleDb, estava caindo nas graças de muita gente. Com uma sintaxe simples desenvolvimento rápido e um excelente desempenho(comparado com concorrentes da época, como o Power Builder e Delphi), resolvi acompanhar a tendência e migrar de aplicações em modo caracter para aplicações windows, usando o VB3, ainda que por pouco tempo, pois em questão de alguns meses, já tive acesso à uma cópia da versão 4.0. Foi o início de um casamento que durou muito tempo. O suporte a ODBC e OleDB, era o que me possibilitava acessar praticamente qualquer banco de dados, inclusive os meus bancos de dados das aplicações em Clipper. A resistência dos programadores da época à uma linguagem [Ô]gráfica[Ô] é bastante similar à resistência que vejo das diferenças entre aplicações desktop e web. De princípio, parece que a [Ô]coisa nova[Ô], não é tão boa quanto a [Ô]coisa antiga e funcional[Ô]. Parece que a adaptação vai ser dura e traumática. Não vou mentir, essa adaptação é sim dura e traumática, mas assim que superada, você percebe que o preconceito que você tinha antes, era completamente infundado, simplesmente por não conhecer mais a fundo [Ô]a coisa nova[Ô]. Se tem a impressão que não vai ser possível fazer tudo aquilo que fazia com [Ô]a coisa antiga e funcional[Ô]. Ledo engano. Aplicações Web são tão ou mais robustas que aplicações desktop. Pode não parecer, mas você consegue fazer MELHOR usando web aquilo que você faz via desktop. é tudo uma questão de fazer da maneira correta.
Entendo que você(e me refiro à TODOS) deve ter apanhando um bocado, estudado e queimado milhões de neurônios pra saber o que você sabe agora. E que só imaginar ter que reaprender tudo já te dá até calafrios. Mas garanto que vale a pena, e muito. No momento em que você enfim quebra a barreira de linguagem, que entende de vez a OOP e como usá-la, é como entrar em um mundo novo, é como ter o caminho iluminado, um leque de opções que antes era para você algo surreal e quase que [Ô]inatingível[Ô].
Um exemplo simples do que estou dizendo é o uso do objeto WebBrowser. Programadores em geral, tendem a ver a internet pelo prisma humano, vêem como fazem navegando em um browser e tentam simular esse comportamento utilizando o webbrwoser, preenchendo campos e clicando em botões/links. O caso é que esse é geralmente o primeiro contato que se tem durante a migração desktop->web. Então tudo parece muito mais difícil e até meio sem nexo de se fazer. O caso é que esse é um péssimo começo. Utilizando uma WebAPI por exemplo, você PODE SIM acessar à partir de uma aplicação desktop. Parece mentira, mas não é! Uma aplicação desktop acessando uma WebAPI, é totalmente possível. A grande diferença, é o entendimento de dados. Hoje, a maioria aqui no VBMania, entende pelo prisma de conexão à banco de dados, execução de uma query e preenchimento de um DataAtapter. Com uma WebAPI, você vai criar classes e consumir métodos, que irão preencher os dados dessas classes. Se vocês quiserem, posso fazer um exemplo disso, da mesma maneira que fiz um exemplo mostrando o uso de AJAX, JQuery e Angular, criei uma pequena aplicação Web que consultava produtos no Mercado Livre. se tiverem interesse, posto a aplicação aqui para entenderem como funciona. é possível até mesmo uma aplicação Command, sem o menor problema.
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas