[OFFTOPIC] BURLAR HUMAN CHECKER E ILEGAL?

ASHKATCHUP 04/08/2011 13:53:37
#380834
Bom dia a todos.

Estou tentando desenvolver um software que verifica o status de processos no site do Tribunal de Justiça para uso pessoal. Infelizmente, o sistema do Tribunal não possui WebService nem outra ferramenta semelhante para acessar aos dados. A UNICA maneira é MANUALMENTE verificar um processo por vez.

Como eu sou advogado, as vezes quero verificar a situação de 10, 15, 30 processos. Uma tarefa realmente chata...

Estou pensando em usar um HttpRequest para pegar esses dados. Porém, o site do Tribunal possui human checker (letras aleatorias). Pelo o que eu vi, é fácil burlar. O problema é: isso é ilegal?

Alguém aqui tem experiência nisso? Eu não trabalho na área do Direito Tecnológico...


Obrigado
KERPLUNK 04/08/2011 14:08:59
#380837
Resposta escolhida
Resposta curta: Sim, é ilegal.
OS human checkers(ou captcha), são colocados lá justamente para evitar que robôs façam isso. Não é impossível burlar, mas não é nada fácil. Geralmente eles são figuras e para [Ô]ler[Ô] o conteúdo, tem que usar uma técnica chamada OCR(Optical Character Recognition) que não é 100% precisa...
ASHKATCHUP 04/08/2011 14:16:19
#380840
Nem todos, Kerplunk. Um dos sites que eu preciso mantem no codigo fonte da pagina pro link da imagem. Adivinha qual o nome da imagem? O captcha!

Hahahahha


Mas pq é ilegal?
KERPLUNK 04/08/2011 14:36:37
#380843
Bom, quem faz um site com verificação humana obrigatória, geralmente oferece algum tipo de consulta à dados sensíveis, como CPF ou processos, por exemplo. Esses dados, apesar de serem de domínio público, são sensíveis, visto que afetam diretamente à uma ou mais pessoas. Por isso, para que um usuário tenha vistas à esses dados, é usado a verificação de usuário. Imagine um [Ô]bot[Ô] que fica buscando da receita federal, CPF de pessoas. Pode-se ter uma lista completa com CPF e nome de todos no Brasil. Isso pode ser usado para todo o tipo de maracutaia.