OOP - O COME?O

W8.LISBOA 04/09/2016 20:07:30
#466542
Amigos, tomei vergonha coragem e até que enfim estou começando com orientação a objetos.

Quero deixar claro que nunca fiz algum curso relacionado a área de tecnologia, sou contador por formação e trabalho como comprador, enfim, sou totalmente apaixonado por tecnologia e sempre quis saber como funcionava [Ô]por trás[Ô], olhando a sintaxe de algumas linguagens gostei do vb.net, foi amor a primeira vista. Isso a uns três anos atras, dai então sempre que sobra um tempinho planejo alguns projetos e graças a colaboração de vocês, seja em tópicos aberto por mim ou mesmo outros membros, sempre temos a resposta ou o caminho necessário para nossas duvidas. Até o momento não tinha arriscado em oop e sei que muitos aqui também ainda não chegaram a este ponto, no entanto o vbmania é repleto de grandes mestres e tenho certeza que compartilham seus conhecimentos com a melhor das intenções.
Estou anexando um projeto com a estrutura básica para o desenvolvimento oop, gostaria de saber a opinião de vos se estou no caminho certo,(dependências, declarações, etc) a intenção e fazer um CRUD básico e distribui-lo posteriormente aqui na comunidade, claro, se tiver um feedback positivo.
DS2T 04/09/2016 20:38:50
#466543
Olá!

Dei uma olhadinha no projeto.
Você começou bem, dividindo em camadas... Uma pequena observação no seu model Cliente:

Você não precisa fazer a declaração explícita da sua propriedade, usando uma variável local como auxiliar.
Pode usar essa declaração:

Public Property meuID As Integer

Deixa o código mais limpo, já que não precisa fazer algum controle de evento de mudança de valor.


Acredito que agora você tem que começar a pensar na camada de persistência.
Recomendo que você estude sobre Mapeamento objeto relacional e também sobre Abstração de Dados.
Já tem algo na sua cabeça?


Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.
Abraços!
KERPLUNK 04/09/2016 23:00:42
#466544
Resposta escolhida