ORIENTA?ÃO AO OBJETO NO VB6??
Pessoal como muitos de vocês sabem eu comecei a programar a pouco
tempo e quem sou eu para querer ir tão além a ponto de trabalhar com algo
tão complicado.
Todavia gostaria de saber se é possÃvel trabalhar com orientação ao
objeto no VB6, pesquisei e descobri que usando as classes ganhamos
mais segurança no programa além de deixa-lo mais leve, seria esse o caminho
das pedras?
Alguém tem um exemplo de algo assim?
tempo e quem sou eu para querer ir tão além a ponto de trabalhar com algo
tão complicado.
Todavia gostaria de saber se é possÃvel trabalhar com orientação ao
objeto no VB6, pesquisei e descobri que usando as classes ganhamos
mais segurança no programa além de deixa-lo mais leve, seria esse o caminho
das pedras?
Alguém tem um exemplo de algo assim?
Bem, sim e não. Orientação à objeto vai muito além do simples uso de classes, então você vai ter uma noção da coisa, mas apenas isso, uma noção. Usar .NET ao contrário do que um iniciante possa pensar, não é dar um passo maior que a perna. Bem pelo contrário. é muito mais difÃcil para um programador experiente no uso de VB6 passar a usar a plataforma .NET do que um programador iniciante. Parece ilógico, mas um iniciante terá muito menos dificuldades do que um programador experiente.
A orientação à objeto no VB6, tecnicamente não existe. Simplesmente por ser uma linguagem voltada à eventos. O que se faz geralmente com o VB6, é a criação de bibliotecas totalmente orientadas a objeto em outras linguagens, como C++ por exemplo, e, em seguida, referenciar a tal biblioteca no VB6 para se fazer uso dela. Com o .NET esse processo se simplifica por ser possÃvel criar as próprias bibliotecas, totalmente orientadas à objeto.
Já vi várias postagens suas e fico extremamente alegre de uma pessoa iniciar nessa profissão, ainda que de modo relativamente tardio. Por isso, estava esperando esta oportunidade de lhe aconselhar para o uso do .NET no lugar do VB6. Sei bem que o VB6 é muito simples e fácil de ser entendido. Que a curva de aprendizado dele é bastante baixa e em pouco tempo é possÃvel desenvolver aplicações relativamente complexas usando ele. Não estou desmerecendo o VB6, que tem lugar cativo no meu coração por ter trabalhado com ele muitos anos. Mas é como um relacionamento acabado, guardo boas lembranças mas o tempo dele acabou. Não sei suas intenções, se pretende firmar uma carreira como programador, mas mesmo para um hobista, o .NET com certeza trará mais alegrias pela possibilidade de resultados que ele proporciona. Também sei que a curva de aprendizado dele é maior e que se tem um tempo maior entre inÃcio de aprendizado e uma aplicação mais robusta e útil. Porém essa curva de aprendizado, ao ser atingido seu ápice, o padrão de desenvolvimento continua alto e dificilmente haverá algo que nos intimide, o que não é o caso com o VB6. Um simples exemplo, é interação WEB. Com VB6 é sim possÃvel, mas essa integração se dá de um modo muito mais improvisado e tarefas que seriam simples com o uso de .NET, se tornam tarefas hercúleas com VB6 e de vários aspectos, frustrante.
Com isso tudo, quero dizer que uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo, é começar seus estudos com o .NET. Estaremos aqui dispostos a ajudar no que quiser e nos esforçarmos para que seu aprendizado se torne o menos traumático possÃvel, o que considero encorajador. Quando eu comecei a programar, a mais tempo do que gosto de me lembrar, pois isso me faz sentir um dinossauro, não havia internet, fóruns leitura especializado(pelo menos não com fácil acesso). Então as coisas para nós, dinossauros, erar muito mais dura e frustrante. Perseverança era a palavra de ordem. Com isso, fiz uma promessa para mim mesmo: Quando eu atingisse o nÃvel necessário para ajudar outros, eu o faria, pois gostaria que isso tivesse sido feito por mim também.
Então, mãos à obra! Baixe o Visual Studio e o instale. Faça alguns tutoriais mais básicos sobre .NET e traga suas dúvidas para cá, ficaremos mais que felizes em ajudar!
A orientação à objeto no VB6, tecnicamente não existe. Simplesmente por ser uma linguagem voltada à eventos. O que se faz geralmente com o VB6, é a criação de bibliotecas totalmente orientadas a objeto em outras linguagens, como C++ por exemplo, e, em seguida, referenciar a tal biblioteca no VB6 para se fazer uso dela. Com o .NET esse processo se simplifica por ser possÃvel criar as próprias bibliotecas, totalmente orientadas à objeto.
Já vi várias postagens suas e fico extremamente alegre de uma pessoa iniciar nessa profissão, ainda que de modo relativamente tardio. Por isso, estava esperando esta oportunidade de lhe aconselhar para o uso do .NET no lugar do VB6. Sei bem que o VB6 é muito simples e fácil de ser entendido. Que a curva de aprendizado dele é bastante baixa e em pouco tempo é possÃvel desenvolver aplicações relativamente complexas usando ele. Não estou desmerecendo o VB6, que tem lugar cativo no meu coração por ter trabalhado com ele muitos anos. Mas é como um relacionamento acabado, guardo boas lembranças mas o tempo dele acabou. Não sei suas intenções, se pretende firmar uma carreira como programador, mas mesmo para um hobista, o .NET com certeza trará mais alegrias pela possibilidade de resultados que ele proporciona. Também sei que a curva de aprendizado dele é maior e que se tem um tempo maior entre inÃcio de aprendizado e uma aplicação mais robusta e útil. Porém essa curva de aprendizado, ao ser atingido seu ápice, o padrão de desenvolvimento continua alto e dificilmente haverá algo que nos intimide, o que não é o caso com o VB6. Um simples exemplo, é interação WEB. Com VB6 é sim possÃvel, mas essa integração se dá de um modo muito mais improvisado e tarefas que seriam simples com o uso de .NET, se tornam tarefas hercúleas com VB6 e de vários aspectos, frustrante.
Com isso tudo, quero dizer que uma das melhores coisas que você pode fazer por você mesmo, é começar seus estudos com o .NET. Estaremos aqui dispostos a ajudar no que quiser e nos esforçarmos para que seu aprendizado se torne o menos traumático possÃvel, o que considero encorajador. Quando eu comecei a programar, a mais tempo do que gosto de me lembrar, pois isso me faz sentir um dinossauro, não havia internet, fóruns leitura especializado(pelo menos não com fácil acesso). Então as coisas para nós, dinossauros, erar muito mais dura e frustrante. Perseverança era a palavra de ordem. Com isso, fiz uma promessa para mim mesmo: Quando eu atingisse o nÃvel necessário para ajudar outros, eu o faria, pois gostaria que isso tivesse sido feito por mim também.
Então, mãos à obra! Baixe o Visual Studio e o instale. Faça alguns tutoriais mais básicos sobre .NET e traga suas dúvidas para cá, ficaremos mais que felizes em ajudar!
KERPLUNK,
100%
JORGESALES,
Não vou chamar de senhor porque temos a mesma idade, rsrsr
Desculpe, você já explicou algumas vezes que programa por diversão, mas tenho notado que tem interesse em melhorar seu desempenho visto suas perguntas feitas no forum, não posso deixar de dar essa recomendação; porque não inicia já no vb.net ? S omos jovens ainda e muito pela frente, não é nada dificil, eu não tive nenhuma dificuldade em migrar embora já tinha 10 anos de experiencia na epoca, mas se há alguém que deve migrar esse alguém é o iniciante.
Se encontrou prazer em programar em vb6, não faz ideia o quão é infinitamente mais prazeroso na plataforma .net.
Desculpe, prometo que é a ultima vez que sugiro isso.
Abraço
100%
JORGESALES,
Não vou chamar de senhor porque temos a mesma idade, rsrsr
Desculpe, você já explicou algumas vezes que programa por diversão, mas tenho notado que tem interesse em melhorar seu desempenho visto suas perguntas feitas no forum, não posso deixar de dar essa recomendação; porque não inicia já no vb.net ? S omos jovens ainda e muito pela frente, não é nada dificil, eu não tive nenhuma dificuldade em migrar embora já tinha 10 anos de experiencia na epoca, mas se há alguém que deve migrar esse alguém é o iniciante.
Se encontrou prazer em programar em vb6, não faz ideia o quão é infinitamente mais prazeroso na plataforma .net.
Desculpe, prometo que é a ultima vez que sugiro isso.
Abraço
Meus amigos, NILSONTRES e KERPLUNK agradeço de verdade a grande
atenção e ajuda que vocês me passam aqui, econtrei na programação
uma alegria a mais para viver e aqui no vbMania sinto como se já fosse
da famÃlia, sinto que sou acolhido por vocês.
Eu comecei em VB6 porque o meu filho sabe muita coisa em Excel VBA
e me falou que VB6 era igual e que ele me ajudaria, a maioria das coisas
que fiz (ou tentei fazer) foi adaptações dos projetos dele que fui migrando
a pedido dele.
Outro dia ele estava na sala conversando com um amigo que também
é programador e os 2 não falavam em outra coisa a não ser dessa
tal orientação ao objeto fiquei curioso e resolvi pesquisar.
atenção e ajuda que vocês me passam aqui, econtrei na programação
uma alegria a mais para viver e aqui no vbMania sinto como se já fosse
da famÃlia, sinto que sou acolhido por vocês.
Eu comecei em VB6 porque o meu filho sabe muita coisa em Excel VBA
e me falou que VB6 era igual e que ele me ajudaria, a maioria das coisas
que fiz (ou tentei fazer) foi adaptações dos projetos dele que fui migrando
a pedido dele.
Outro dia ele estava na sala conversando com um amigo que também
é programador e os 2 não falavam em outra coisa a não ser dessa
tal orientação ao objeto fiquei curioso e resolvi pesquisar.
Com relação ao uso de Classes você deve sim usar e abusar
delas (desde que saiba o que está fazendo).
Muitos de nossos alunos costumam encher o projeto
com vários módulos para tentar organizar, todavia deve-se
lembrar que tudo que está no módulo é carregado ao iniciar
o programa, enquanto que uma classe só carrega quando solicitada.
delas (desde que saiba o que está fazendo).
Muitos de nossos alunos costumam encher o projeto
com vários módulos para tentar organizar, todavia deve-se
lembrar que tudo que está no módulo é carregado ao iniciar
o programa, enquanto que uma classe só carrega quando solicitada.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas