OUT OF MEMORY ALEATORIO
Bom dia Pessoal, tudo bem com vcs?
Eu trabalho num projeto grande pra uma empresa, em VB6.
De um tempo pra cá ele começou a dar Out Of Memory aleatoriamente, ate em variaveis padroes do sistema (Cstr, StrConv), para de reconhecer. Eu reinicio o projeto e tudo funciona bem por um tempo.
Normalmente tbm dá erro pra incluir novas variaveis, ou debugar... nao tem um padrao especifico, mas é sempre o mesmo erro (out of memory), e normalemnte reiniciando o projeto resolve.
Notebook é top de linha, i7 11ªger, SSD 1TB - 16GB (Win10)
O projeto é grande, possui 660 formularios, 354 classes, 78 modulos, 36 usercontrols, 520mil linhas de codigo, 23mil procedimentos e 19mil controles.
Alguem ja viu ou esta passando pelo mesmo problema?
Eu trabalho num projeto grande pra uma empresa, em VB6.
De um tempo pra cá ele começou a dar Out Of Memory aleatoriamente, ate em variaveis padroes do sistema (Cstr, StrConv), para de reconhecer. Eu reinicio o projeto e tudo funciona bem por um tempo.
Normalmente tbm dá erro pra incluir novas variaveis, ou debugar... nao tem um padrao especifico, mas é sempre o mesmo erro (out of memory), e normalemnte reiniciando o projeto resolve.
Notebook é top de linha, i7 11ªger, SSD 1TB - 16GB (Win10)
O projeto é grande, possui 660 formularios, 354 classes, 78 modulos, 36 usercontrols, 520mil linhas de codigo, 23mil procedimentos e 19mil controles.
Alguem ja viu ou esta passando pelo mesmo problema?
Tamanho de componentes no projeto não tem nada haver ..... isso pode ser alguma atualização do win10 ..... ou pode ser falha de instalação.
..... Ou duas bibliotecas (referencias) com o o mesmo nome.
Isso ai ta me cheirando a componente que não tá executando o GC direito.
Rapaz em VB6, sempre vai dar esses problemas de Out of Memory e outro mais, em SO mais modernos (W10 ou W11). Sei que vai parecer revanchismo, mas pensa com carinho em migrar inicalmente para VB.net e depois para C#. O melhor seria partir para C# direto, mas sei que há smepre limitações, por isso indico VB.net
Me lembro que no Win10 teve uma atualização que atrapalhou o netframework.
Como disse o mestre Macoratti levar para o net orientado a objetos não resolverá a grande pataneia (me parece que foi assim que se expressou).
Qualquer bug no VB6 pode ser resolvido com alguma atualização, ou pode quebrar o VB6. Mas a promessa que simplesmente funciona será mantida nas versões do win11 para tras ........ mas isso não impede de ninguem migrar como disse o wcosta.
Preciso olhar para o Phyton .....
Como disse o mestre Macoratti levar para o net orientado a objetos não resolverá a grande pataneia (me parece que foi assim que se expressou).
Qualquer bug no VB6 pode ser resolvido com alguma atualização, ou pode quebrar o VB6. Mas a promessa que simplesmente funciona será mantida nas versões do win11 para tras ........ mas isso não impede de ninguem migrar como disse o wcosta.
Preciso olhar para o Phyton .....
Bom dia Pessoal, primeiramente obrigado a todos por ter tirado um tempo pra me responder. Vcs são 10!
Segundamente, reinstalei o VB6, mesmo assim o problema continua. Ai tive a ideia de por o projeto em outro notebook, mesmo assim dá erro no projeto. Acredito que nao seja instalação e sim alguma coisa do projeto em si.
Vou me recorrer a alguns backups para tentar entender o que pode estar acontecendo.
No mais obrigado a todos pelo feedback. Abraço e ótima semana!
Segundamente, reinstalei o VB6, mesmo assim o problema continua. Ai tive a ideia de por o projeto em outro notebook, mesmo assim dá erro no projeto. Acredito que nao seja instalação e sim alguma coisa do projeto em si.
Vou me recorrer a alguns backups para tentar entender o que pode estar acontecendo.
No mais obrigado a todos pelo feedback. Abraço e ótima semana!
Alterado em 28/08/2023 12:55:27
Pelo tamanho do seu projeto existe a chance de ser só esse mesmo o problema, ele ser grande demais pro VB6
Tem que levar em conta que não importa quanta RAM você tem, VB6 é um programa de 32 bits então ele pode usar no máximo uns 2gb
Na dúvida eu acho que testaria criar um maquina virtual com XP pra ver se o problema acontece nela também
Tem que levar em conta que não importa quanta RAM você tem, VB6 é um programa de 32 bits então ele pode usar no máximo uns 2gb
Na dúvida eu acho que testaria criar um maquina virtual com XP pra ver se o problema acontece nela também
Ja ouvi falar de programas maiores do que o seu, e não tinha erros .....
Pra mim pode ser alguma referencia ...
Pra mim pode ser alguma referencia ...
www.vbforums.com/showthread.php?604630-Project-Limit-Out-of-Memory
Neste link mostra alguem com o mesmo problema seu ..... porem reafirmo que neste mesmo forum teve pessoas afirmando que tinha um projeto mais inchado do que o seu. Porem não achei um link pra mostrar a afirmativa .... se eu localizar eu volto aqui.
Neste link mostra alguem com o mesmo problema seu ..... porem reafirmo que neste mesmo forum teve pessoas afirmando que tinha um projeto mais inchado do que o seu. Porem não achei um link pra mostrar a afirmativa .... se eu localizar eu volto aqui.
Faça seu login para responder