PADROES DE PROGRAMACAO

VINICIUSVB 10/06/2010 13:52:20
#344491
Olá pessoal boa tarde.

Gostaria de saber se existe na literatura algo que determine o padrao para programacao, uma NBR por exemplo, que determina os tamanhos dos campos nos banco de dados e caixas de texto nos formulários. Um exemplo seria dizer que o campo RAZAO SOCIAL em uma tabela de fornecedores deve caber XX caracteres. Como vocês fazem? Com base em que vocês determinam os tamanhos dos campos? Se alguem puder me ajudar eu agradeco muito.


Tenham uma boa trarde!
ADHEL 10/06/2010 13:58:37
#344492
Vinicius é você que determina o tamanho dos campos
Imagine se você definisse um campo com apenas 20 caracteres, e fosse gravar
Uma razão social assim
Transportadora Quatro Irmaos de São Vicente
Você não conseguiria gravar
Eu costumo deixar 60 caracteres nesse caso para trabalhar com tranquilidade.
Já o Cep voce pode determinar o tamanho necessário
AJSO 10/06/2010 14:07:46
#344493
Aqui no Brasil já tem uma certificação quanto ao que se refere normas CMMI.
a PISO homologa normas nacionais MPs-Br que é uma certificação de criação dos software seguindo um padrão de desenvcolvimento
você pode criar uma para seu Sistema [Ô]MELHORES PRÁTICAS[Ô] para o desenvolvimento de seu sistema para que tenha regras para vc ou outra pessoa dar manutenção no sistema regras na camada de Dados, Negócio e a Interface. Ao documentar os processos de seu sistema fica um pouco mais fácil vc dar manuteção.
JWCELYO 10/06/2010 14:42:35
#344498
Resposta escolhida
toda engenharia existe regras isso claro padrões mínimos que deve ou deveriam ser adotados.
vai da experiência de cada empresa ou desenvolvedor como tais são aplicados.

exemplo:
ISO/IEC 9126 - norma mais difundida no brasil
ISO/IEC 12207 - normas internacionais
CMMI é um padrão pouco difundido no brasil é mais para grandes organizações,
dentro do CMMI existe três padrões diferentes a ser seguidos para teste certificação.



VINICIUSVB 11/06/2010 08:32:42
#344562
Pessoal bom dia

Obrigado pela ajuda. Eu fiz essa pergunta pelo fato de muitas vezes as organizações quando resolvem mudar de sistema querem também aproveitar da base de dados antiga, e muitas vezes temos que mudar para um tipo de banco de dados diferente.
Obrigado a todos pela atenção.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas