PAGAMENTO DE COMISSAO

LONNEWOLF 31/05/2011 10:17:59
#375398
Bom dia Galera,
Tenho uma duvida de como resolver uma situação.
Tenho um sistema que gera pedido de vendas por vendedor, mas cada vendedor recebe a comissao de forma diferente. por ex:
um vendedor X recebe comissao de 5% sobre o valor da NF, ou seja, valor total do pedido;
um vendedor Y recebe comissao de 5% sobre o valor total dos produtos sem IPI;
um vendedor Z recebe comissao de 5% sobre o valor liquido da NF, ou seja, sem IPI, sem ICMS, sem PIS e nem COFINS;

Como resolver isto?

Valeu
LLAIA 31/05/2011 10:31:03
#375404
vc pode categorizar as comissões de preferência em uma tabela com chave identificadora, por exemplo:

1 - COMISSÃO SOBRE TOTAL
2 - COMISSÃO SOBRE TOTAL EXCETO IPI
3 - COMISSÃO WHATEVER ...

e criar um conjunto de procedures específicas para cada situação.

Vc pode tmbém criar um formulário onde o usuário criaria essas categorias, por exemplo, informando com checkboxes o que cada uma teria ou não teria no cálculo. Aí ao calcular a comissão vc soma ou subtrai os impostos do montante final que vai ser calculado a comissão.
ASHKATCHUP 31/05/2011 10:31:46
#375405
***No teu softwate, tenha 3 variáveis com os totais:

-> TOTAL PEDIDO
-> TOTAL SEM IPI
-> TOTAL LIQUIDO


***No cadastro de representantes, coloque um combobox [Ô]Tipo Comissão [Ô] que permitirá o usuário selecionar o tipo de comissão

***Faça, no código, um [Ô]IF[Ô] para testar o campo [Ô]Tipo Comissão[Ô], calculando a comissão sobre a variável respectiva
MORDENTI 31/05/2011 10:32:15
#375406
Bom dia ,

Acredito que você poderia colocar na sua tabela de vendedores alguns parâmetros exemplo:

Tabela: Vendedor
Campos: Cod, Nome , Comissao, SobreNF(s/n),TotalProdutos(S/n), e assim por diante.

Acredito que vá resolver.

Espero poder ter ajudado.
LONNEWOLF 31/05/2011 10:49:09
#375410
Galera, o ideal é nao estaguinar no sistema... a ideia proposta por LLAIA é boa, mas a duvida é, se alem dos impostos (que neste pais nao sao poucos), tiver uma conta diferente, tipo (agora to viajando ta):
Valor Total - Todos Impostos * 2 ^ (elevado) 1,22

como poderia criar uma regra destas? se eu colocar a formula numa tabela, blz, eu tenho ela la, mas nao tenho como aproveitar os dados pois eles estarao como string (isto se resolveria com um banco de dados OO mas nao vem ao caso), sendo assim, como poderiamos criar regras de calculos que possam ser aproveitados no futuro?

vcs tao me entendendo, sera que eu to me enrolando pra explicar?

Vlw pela força ate agora

ASHKATCHUP 31/05/2011 10:51:15
#375411
Mais fácil que dar tapa em cego.

-> Crie um cadastro de regras de comissões
-> Neste cadastro, o usuário poderá usar fórmulas matemáticas e variáveis previamente disponibilizadas por ti no sistema
-> Na hora de calcular a comissão, troque as variaveis pelos valores. Exemplo:


Replace(RegraComis, [Ô]VALORTOTAL[Ô], varValorTotal)
LONNEWOLF 01/06/2011 10:16:33
#375544
Estou testanta aqui galera, ja ja eu dou um retorno pra voces... vlw por enquanto
LLAIA 01/06/2011 11:19:58
#375553
Eu já vi um avaliador de expressões matemáticas aqui no VBMANIA. Se não estou enganado, usa uma biblioteca do Windows.
LONNEWOLF 01/06/2011 14:35:28
#375600
Galera, vcs sao f***s... com uma dica aqui, uma ajuda ali, resolvi o problema... vamos la entao:
1- Defini variaveis para que o usuario possa montar as formulas da forma que ele quiser, ou seja, ex: varTotalNF, varIPI, varICMS, etc;
2- Criei uma list com os nomes das variaveis (sem o var), ex: TotalNF, IPI, ICMS, etc;
3- O usuario da um duplo click no campo que ele quer por na formula e começa a montar da maneira dele. Tudo vai para um textBox, entao fica algo assim:
TotalNF - (IPI + ICMS) * Comissao
4- Quando eu for calcular a comissao, eu carrego as variaveis e mando substituir os valores na formula. ex: 1000 - (100+250)* 5%;
Agora o pulo do gato rsrsrs
5- Como esta formula esta dentro de uma variavel [Ô]formula[Ô], eu vou usar uma referencia do script control, entao fica assim:
sc.EVal(formula)

o retorno deste cara é o calculo da formula... putz, ficou massa isto aqui... vlw a todos, a todos mesmo... vou deixar o topico aberto por algum tempo para que a galera possa dar sugestoes... do jeito que descrevi acima (forma simples) funciona bem... da pra dar uma encorpada, eu acho...

abraço a todos... obrigado...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas