PÁGINA WEBFORMS É CARREGADA COMO?

MARCOSPINHEIRO 25/10/2022 16:15:43
#500647
Olá pessoal, tudo bem com voces?

Estou com enigma aqui muito grande.
Seguinte, estou com um código de uma pagina webforms.
A página possui vários controles e quem desenvolveu criou uma lógica
que basta que o nome do controle tenha o mesmo nome que é o campo no banco de dados, que esse controle
já é carregado e também grava no o banco.

Então, minha dúvida é saber onde há a associação entre o controle (por exemplo as textboxs) e o banco de dados.

Eu normalmente faria essa associação assim para passar os valores vindo do banco para as textboxs:
(considerando que StrNomeCliente já tenha o valor do banco).
TxtNomeCliente = StrNomeCliente

E para salvar o que está em TxtNomeCliente, faria o inverso...

Ok, faço assim e tudo funciona.

Mas na página que anexo para download, não vi em nenhum lugar onde essa associação é feita.
Tanto é que, se na procedure de exibição ou inseção eu adicionar mais um campo e na página
web eu adicionar um campo (textbox por exemplo) com o mesmo nome do campo da procedure,
ele já recebe a informação do banco e também já é salvo a informação dele, sem eu ter que fazer mais nada.
Acho incrível isso e poupa trabalho, porém estou boiando como isso funciona.

Pode ser coisa boba, mas já estou a mais de um a semana tentando saber onde está o pulo do gato,
porém sem progresso.

Será que poderiam me dar uma luz nesse enigma.

Link para baixar os arquivos envolvidos.

KERPLUNK 25/10/2022 16:46:04
#500648
Resposta escolhida
Parece código gerado, talvez um T4 ou coisa parecida. Tenho um aqui pra voce dar uma olhada de como funciona.

Esse aí é uma versão de teste que eu fiz um tempão atrás, mas já se pode ter uma ideia.

Mesmo assim, eu sugiro usar um ORM como Entity Framework, Dapper ou semelhante.

Para rodar, coloque em um projeto, abra o arquivo e configure a conexão(esse é só pra SQL Server) e clique com o botão direito no arquivo .tt e clique em "Run Custom Tool". Ele deve gerar várias classes POCO prontinhas referentes às tabelas que estão no banco ao qual ele conectou.
MARCOSPINHEIRO 25/10/2022 17:04:12
#500649
Opa, obrigado KERPLUNK, vou ver.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas