PARA OS COLEGAS QUE CODIFICAM DE MODO PROFISSIONAL

MARCOS 22/10/2009 11:09:10
Bom dia,Pessoal
Pessoal, trabalhar com BD modelados pode ser ótimo ( E correto). Mas, na hora de codificar complica muito ! Rss
Peço aos colegas que são profissionais,para me esclarecerem o seguinte:

Eu tenho duas tabelas:

TB_Paciente

Cod_Pac
Desc_Pac
Cod_Tipo_S

Chave primária: Cod_Pac
Chave estrangeira: Cod_Tipo_S

TB_Tipo_Sangue

Cod_Tipo_S
Desc_Tipo_S

Chave primária: TB_Tipo_S

A dúvida:

Minha dúvida é em como fazer o insert !

No momento em que eu for adicionar um paciente na tabela TB_Paciente:

- O “Cod_Pac” eu posso obter, criando uma função que busca o último número e soma +1 , tudo bem.
- O “Desc_Pac” o próprio usuário irá informar no formulário de cadastro
- Mas...... e o “Cod_Tipo_S” ?????

Eu terei de pegar o “Nome do paciente (“Desc_Pac”) e pesquisar qual o “Cód_Tipo_S” na tabela “TB_Tipo_S” para
somente depois,com esta informação, poder adicionar o paciente na tabela “Tb_Paciente” ???

Ou não é assim que se faz?
GLAUCIO 22/10/2009 11:16:14
Kra. Na tela de cadastro de cliente, você teria que ter um combobox (ou outro componente) com a listagem de tipos de sangue. Dai o ususário selecionando um e no insert vc passa o id do item selecionado.

ex.:
insert into TB_Paciente values (10, [Ô]macaco[Ô],ID_ITEM_SELECIONADO);
MARCOS 22/10/2009 12:44:50
Glaucio,
Muito obrigado pela resposta.

Curioso, que embora seja uma dúvida simples. é o tipo de informação, que em nenhum curso
de VB ou mesmo na faculdade você irá obter.Só mais uma coisa....

Estou certo em concluir que:

Eu sou obrigado, neste caso a ter o cuidado de numerar os tipos de sangue na tabela [Ô]Tb_Tipo_Sangue[Ô]
com a mesma numeração do Combo????
RCMRO 22/10/2009 13:38:23
Resposta escolhida
Marcos,

Sim, vai ter que atribuir ao ITEMDATA do COMBO o [Ô]TB_Tipo_Sangue->Cod_Tipo_S[Ô]

Realmente modelagem de dados não é dada em matérias de PROGRAMAÇÃO E LÓGICA.
Normalmente existe uma específica para isso (BANCO DE DADOS, NORMALIZAÇÃO DE DADOS, etc) e acredito que a maioria das Faculdades até têm isso no curriculo porém, como a maioria das faculdades atuais (por coincidência, pagas) tem uma qualidade abaixo da linha da ignorância funcional, com certeza não foi falado e sequer cobrado de quem fez. Enfim, faça uma facu e compre seu diploma em 24 ou 36x.

Para solver o seu problema, sugiro um livro de NORMALIZAÇÃO DE DADOS e, acredite, esse seu dilema em breve desaparecerá para sempre e passará a ver um banco de dados relacional normalizado com o respeito e atenção que merecem.
PS.: Não comfunda BANCO DE DADOS (SQL Server, ORACLE, DB2, etc) com REPOSITÓRIOS DE DADOS (ACCESS, Firebird, DBF, etc)....
ROBERTOMARQUES 22/10/2009 13:47:20
Marcos,
Pode também deixar o usuário digitar o tipo de sangue, dai você pesquisa na tabela e retorna se for inválido.
A opção da combo box para selecionar o tipo de sangue é mais [Ô]simpática[Ô] e simples para o usuário.
Numerar ou não a combo box é um detalhe, você pode pegar o número pela posição onde está o cursor na combo box, que também é um número, mas este não precisa ser mostrado para o usuário. Pode mostrar uma lista com os tipos de sangue sem número nenhum.
At,
LEANDRO 22/10/2009 14:18:38
um ComboBox é a melhor Opção
faça isso que ira dar certo.

Em relação sobre faculdades citadas acima, acredito que quem reclama é quem não fez, por isso reclama, a faculdade te abre a cabeça no modo de pensar, te ensino todo o contexto de um assunto, claro que, ela não ensina como agir em determinadas situações, pois isso você só tera com experiencia.
ACG1574 22/10/2009 15:00:09
concordo com o leandro, eu fiz o curso de sistemas de informação e foi muito util pra mim, a teória ajuda muito para com a pratica, excelente, muuuuuuuuutio bom mesmo,

bem , a respeito do problema do nosso colega, a melhor opção pode ser o combobox, mas ele pode colocar tambem uma opcao de option botton para esse caso, depende da quantidade de tipos sanguineos, se for poucos fica até melhor, agora se for em grande quantidade é melhor o combobox.
RCMRO 22/10/2009 15:31:46
Citação:

Em relação sobre faculdades citadas acima, acredito que quem reclama é quem não fez

Calma, tenho 2 graduações e 1 Pós e acredito ter capacidade critica suficiente para admitir que a popularização do ensino é uma ótima coisa, mas ainda estamos na teoria. Essa popularização foi feita sem critérios e hoje, mesmo depois dos desenvolvimentos dos últimos 15/20 anos, as Faculdades relativas à Ciencia da Computação estão, na sua maioria, muito mais fracas.
Me desculpe a constatação mas para defender a tua tese será necessário contrariar as estátísticas e, no egoismo de minha análise, os 25 anos de informática prática e e 12 de lecionamento em Ciências Exatas me fazem ver na prática o que digo em comentário anterior, sem pacionalidade.
Porém, em defesa de suas palavras, acredito sim que os mais esforçados acabam aprendendo mais que os outros, mas não só em informática. Me parece o seu caso e, graças a pessoas idealistas e dedicadas como você continuaremos a ter profissionais de boa qualidade no mercado.
Assim, com respeito, aceito sua critica sobre a minha opinião e solicito que a fundamente, sem pacionalidade, de maneira autruista, antes de fazer a famosa tréplica. Se lhe ajudar, veja o nível dispensado nas dúvidas do VBMania. Uma grande parte delas se limita a alimentar o marasmo intelectual que se abate em nossos futuros informáticos e, aqueles (como você e eu) que não o têm se desdobram para ajudar (e aprender pois quem ajuda sempre aprende) a ilucidar cabeças que nem sequer sabem o que fazem. lembre-se que eu disse [Ô]UMA GRANDE PARTE DELAS[Ô] e não [Ô]TODAS ELAS[Ô].

Para o amigo MARCOS, acho que está um pouco no consenso o uso do COMBOBOX. Agora, faça a sua parte e tome a decisão.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas