PDF EM DB

GOLVEIAR 21/10/2016 12:31:03
#468279
Tenho que desenvolver um software para gerenciar um escritório de advocacia. Tenho que armazenar vários pdf no cadastro. Qual seria a melhor maneira? Armazenar o pdf no banco ou só o caminho e o arquivo no diretório do servidor. Desde já agradeço.
KURTGU 21/10/2016 12:50:45
#468280
FTP, ou outro local na nuvem em banco acho que ficaria pesado demais....
MFLAVIO 21/10/2016 13:38:08
#468281
Resposta escolhida
Citação:

:
Tenho que desenvolver um software para gerenciar um escritório de advocacia. Tenho que armazenar vários pdf no cadastro. Qual seria a melhor maneira? Armazenar o pdf no banco ou só o caminho e o arquivo no diretório do servidor. Desde já agradeço.



Amigo neste caso você precisa estudar a seguinte questão
Segurança X Desempenho

se colocar o caminho do Arquivo na Base e o Arquivo Hospedado em algum local o resultado e um Sistema mais rápido, e menos seguro, pois se alguma coisa acontecer com os vários arquivos hospedados, o sistema fica falho, e bem mais fácil gerenciar um único arquivo(banco de dados) ao vários arquivos soltos em um Diretório

Se colocar os arquivos em um Blob do Banco de dados, será mais seguro pois feito o Backup da Base você tem salvo tudo, isso vai deixar a Base bem maior, e pode precisar de um servidor para gerenciar a Base, caso ela cresça muito, mais e muito mais seguro, pois você tem que gerenciar apenas um arquivo(base de dados)

quando precisei fazer algo semelhante, mais iria salvar imagens, de um studio, explicando os fatos o cliente preferi-o salvar tudo na base de dados, pela segurança das informações. e depois de um tempo de uso foi preciso colocar um servidor na empresa nada muito parrudo foi um Pequeninho da HP foi um investimento razoavelmente baixo.
MOUSER 21/10/2016 14:35:19
#468282
Com base no que o MFLAVIO disse, vou dar o meu ponto de vista... Só uma observação... Dependendo do cliente, eu salvaria os arquivos em um diretório com back up com a seguinte condição, se o diretório for na nuvem, o back up em um servidor interno, se o diretorio for em um servidor interno, back up na nuvem... Por mais que não seja 100% seguro, mas tentaria equilibrar a segurança com a performance do sistema. Dependendo do cliente o servidor interno pode ser deste um simples desktop simples dedicado só pra atender o banco de dados, até mesmo um micro-computador já montado para ser um servidor, assim não fica dependente 100% da internet. Mas é só uma opção.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas