PECO CONSELHOS SOBRE MERCADO DE DISPOSITIVO MOVEL

MARCOS 24/07/2012 17:08:38
#406534
Boa tarde,Pessoal!
Peço orientação sobre o mercado de Tablet:

1.) Alguma versão do Visual Studio .NET me permite programar para Tablet, ou terei de usar o novo Windows Phone 7?

2.) Para quem trabalha com Microsoft, a curva de aprendizado é muito grande se eu optar por aprender a programar para Dispositivos
com Android?


Agradeço qualquer orientação

KERPLUNK 24/07/2012 17:17:23
#406536
Resposta escolhida
Citação:

1.) Alguma versão do Visual Studio .NET me permite programar para Tablet, ou terei de usar o novo Windows Phone 7?


Existe o Mono Project, com ele, é possível programar em .NET e portar seu sistema tanto para Linux, quanto para Android e iOS. Infelizmente, ele não é muito barato(U$ 500,00, para portar para iOS e Android), mas se você contar alguns fatores vai ver que acaba ficando uma pechincha:
1 - Você vai aprender e usar somente o .NET, não vai ter que aprender uma linguagem específica para dispositivos
2 - Seu sistema, vai ser um só. Vai rodar tanto no Windows, quanto no Linux, Android e iOS, sem precisar ter uma versão para cada um
3 - A curva de aprendizado para .NET, é muito menor que as linguagens necessárias para portar para dispositivos de diferentes plataformas.

Citação:

2.) Para quem trabalha com Microsoft, a curva de aprendizado é muito grande se eu optar por aprender a programar para Dispositivos com Android?


Relativo. Depende do quanto você conhece sobre:
- Programação Orientada à Objetos
- Programação de baixo nível e linguagens [Ô]obscuras[Ô]

Eu já trabalhei com o Mono para portar aplicações para o Android e funciona muito bem, desde que seu sistema seja no mínimo relativamente organizado(OOP)
OCELOT 24/07/2012 18:14:38
#406539
Citação:

2 - Seu sistema, vai ser um só. Vai rodar tanto no Windows, quanto no Linux, Android e iOS, sem precisar ter uma versão para cada um



Essa informação está incorreta, principalmente no caso do Android e iOS, ambas são plataformas completamente diferentes e o MonoTouch (para iOS) e o Mono for Android não são compatíveis, eles compartilham uma biblioteca base igual porém cada um possui a parte específica de seu OS, então o programa pra iOS só roda em iOS e não existe forma simples de portar ele para Android, tem que refazer toda a parte específica do OS.

Já para Windows, Linux e Mac ainda é possível fazer um programa só, não lembro se existe bibliotecas que não estão disponíveis em um OS ou outro, mas a questão ai também é de que os programas feitos para MonoTouch ou Mono for Android também não rodam neles.

Eu trabalho com um tablet que roda Windows 7 atualmente, porém vamos precisar rodar o programa em Android também, o que pretendo fazer é usar o Mono for Android e criar toda a parte da lógica do programa independente do sistema, e fazer as outras partes como interface gráfica, acesso a banco de dados e Bluetooth especifico para cada sistema, assim eu acredito que devo conseguir manter pelo menos 70% do programa independente da plataforma.
KERPLUNK 24/07/2012 18:16:36
#406540
Como eu disse:
Citação:

Eu já trabalhei com o Mono para portar aplicações para o Android e funciona muito bem, desde que seu sistema seja no mínimo relativamente organizado(OOP)



A interface tem que ser refeita, mas se você separou seu sistema por camadas certinho funciona sim.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas