PEQUENO PROJETO WEB (VB VS C#, WEBFORMS VS MVC)
Pintou um projeto não é grande e tenho que tomar algumas decisões que estou meio confuso, são elas:
- VB.Net ou C#?
- WebForms ou MVC?
Estou na dúvida quanto ao que seguir, alguém poderia me auxiliar??
Abraços!
Se você está indeciso sobre a linguagem de programação, sabe (ou não sabe) ambas. Assim, a C# tem maior penetração no mercado, o que assegura mais facilidade na manutenção e no compartilhamento do projeto.
Sobre se deve usar Webforms, MVC, ambos, SPA ou outro, isso depende de como você vê a sua capacidade de abstração, bem como da necessidade de acesso á dados. Enquanto um Webforms não exige a divisão em camadas, um MVC requer. Em contrapartida, um WebForms possui mais recursos para o desenvolvimento visual (arrastar e colar), enquanto um MVC permite um controle maior sobre a lógica de negócio e menos [Ô]reescrita[Ô]. Pessoalmente, eu prefiro MVC baseado em DDD com WebServices que respondam em JSON, pois possibilitam maior interatividade. Mas um WebForms [Ô]puro[Ô] pode ter suas vantagens, principalmente quando não se requer acesso á dados, ou o tempo de desenvolvimento é curto ou ainda quando se deseja criar apenas um protótipo.
Depende de milhares de fatores.
Você precisa fazer uma lista de perguntas. De acordo com as respostas você poderá tomar uma decisão.
Exemplos toscos:
1 - Estou mais habituado (tenho mais facilidade) com VB.Net ou C# (WebForms ou MVC?)?
2 - Vai precisar fazer muitas manutenções?
3 - Outra pessoa assumirá o sistema?
4 - Em que ambiente irá ficar? Windows XP ou Windows 10?
5 - O Hardware é parrudo?
6 - O acesso para manutenção é fácil ou o sistema vai ficar instalado em outro continente?
7 - Serão gravados e lidos muitos registros?
8 - Precisa de linha dedicada, servidor de banco de dados dedicado?
9 - Funciona com internet lerda?
[][ô]s,
Tunusat.
Citação::
Opinião pessoal, ok?
Se você está indeciso sobre a linguagem de programação, sabe (ou não sabe) ambas. Assim, a C# tem maior penetração no mercado, o que assegura mais facilidade na manutenção e no compartilhamento do projeto.
Sobre se deve usar Webforms, MVC, ambos, SPA ou outro, isso depende de como você vê a sua capacidade de abstração, bem como da necessidade de acesso á dados. Enquanto um Webforms não exige a divisão em camadas, um MVC requer. Em contrapartida, um WebForms possui mais recursos para o desenvolvimento visual (arrastar e colar), enquanto um MVC permite um controle maior sobre a lógica de negócio e menos [Ô]reescrita[Ô]. Pessoalmente, eu prefiro MVC baseado em DDD com WebServices que respondam em JSON, pois possibilitam maior interatividade. Mas um WebForms [Ô]puro[Ô] pode ter suas vantagens, principalmente quando não se requer acesso á dados, ou o tempo de desenvolvimento é curto ou ainda quando se deseja criar apenas um protótipo.
Obrigado pela sua opnião, decidi e vou desenvolver em C# com WebForms mesmo, sei que está em [Ô]desuso[Ô].. o sistema vai ser apenas meu e é um projeto pequeno não adianta eu querer colocar um Titanic (mvc) navegar em uma piscina que é o tamanho do projeto..
Citação::
MESTRE,
Depende de milhares de fatores.
Você precisa fazer uma lista de perguntas. De acordo com as respostas você poderá tomar uma decisão.
Exemplos toscos:
1 - Estou mais habituado (tenho mais facilidade) com VB.Net ou C# (WebForms ou MVC?)?
2 - Vai precisar fazer muitas manutenções?
3 - Outra pessoa assumirá o sistema?
4 - Em que ambiente irá ficar? Windows XP ou Windows 10?
5 - O Hardware é parrudo?
6 - O acesso para manutenção é fácil ou o sistema vai ficar instalado em outro continente?
7 - Serão gravados e lidos muitos registros?
8 - Precisa de linha dedicada, servidor de banco de dados dedicado?
9 - Funciona com internet lerda?
[][ô]s,
Tunusat.
Entendi TUNUSAT, obrigado.. ja decidi pelo WebForms em C#..
Thnx