PEQUENO PROJETO WEB (VB VS C#, WEBFORMS VS MVC)

MESTRE 15/07/2015 11:53:52
#448869
Fala galera beleza??

Pintou um projeto não é grande e tenho que tomar algumas decisões que estou meio confuso, são elas:

- VB.Net ou C#?
- WebForms ou MVC?

Estou na dúvida quanto ao que seguir, alguém poderia me auxiliar??


Abraços!
PROFESSOR 15/07/2015 12:48:13
#448878
Resposta escolhida
Opinião pessoal, ok?

Se você está indeciso sobre a linguagem de programação, sabe (ou não sabe) ambas. Assim, a C# tem maior penetração no mercado, o que assegura mais facilidade na manutenção e no compartilhamento do projeto.

Sobre se deve usar Webforms, MVC, ambos, SPA ou outro, isso depende de como você vê a sua capacidade de abstração, bem como da necessidade de acesso á dados. Enquanto um Webforms não exige a divisão em camadas, um MVC requer. Em contrapartida, um WebForms possui mais recursos para o desenvolvimento visual (arrastar e colar), enquanto um MVC permite um controle maior sobre a lógica de negócio e menos [Ô]reescrita[Ô]. Pessoalmente, eu prefiro MVC baseado em DDD com WebServices que respondam em JSON, pois possibilitam maior interatividade. Mas um WebForms [Ô]puro[Ô] pode ter suas vantagens, principalmente quando não se requer acesso á dados, ou o tempo de desenvolvimento é curto ou ainda quando se deseja criar apenas um protótipo.
TUNUSAT 15/07/2015 12:52:17
#448880
MESTRE,

Depende de milhares de fatores.
Você precisa fazer uma lista de perguntas. De acordo com as respostas você poderá tomar uma decisão.

Exemplos toscos:

1 - Estou mais habituado (tenho mais facilidade) com VB.Net ou C# (WebForms ou MVC?)?
2 - Vai precisar fazer muitas manutenções?
3 - Outra pessoa assumirá o sistema?
4 - Em que ambiente irá ficar? Windows XP ou Windows 10?
5 - O Hardware é parrudo?
6 - O acesso para manutenção é fácil ou o sistema vai ficar instalado em outro continente?
7 - Serão gravados e lidos muitos registros?
8 - Precisa de linha dedicada, servidor de banco de dados dedicado?
9 - Funciona com internet lerda?

[][ô]s,
Tunusat.
MESTRE 15/07/2015 13:20:01
#448884
Citação:

:
Opinião pessoal, ok?

Se você está indeciso sobre a linguagem de programação, sabe (ou não sabe) ambas. Assim, a C# tem maior penetração no mercado, o que assegura mais facilidade na manutenção e no compartilhamento do projeto.

Sobre se deve usar Webforms, MVC, ambos, SPA ou outro, isso depende de como você vê a sua capacidade de abstração, bem como da necessidade de acesso á dados. Enquanto um Webforms não exige a divisão em camadas, um MVC requer. Em contrapartida, um WebForms possui mais recursos para o desenvolvimento visual (arrastar e colar), enquanto um MVC permite um controle maior sobre a lógica de negócio e menos [Ô]reescrita[Ô]. Pessoalmente, eu prefiro MVC baseado em DDD com WebServices que respondam em JSON, pois possibilitam maior interatividade. Mas um WebForms [Ô]puro[Ô] pode ter suas vantagens, principalmente quando não se requer acesso á dados, ou o tempo de desenvolvimento é curto ou ainda quando se deseja criar apenas um protótipo.



Obrigado pela sua opnião, decidi e vou desenvolver em C# com WebForms mesmo, sei que está em [Ô]desuso[Ô].. o sistema vai ser apenas meu e é um projeto pequeno não adianta eu querer colocar um Titanic (mvc) navegar em uma piscina que é o tamanho do projeto..

Citação:

:
MESTRE,

Depende de milhares de fatores.
Você precisa fazer uma lista de perguntas. De acordo com as respostas você poderá tomar uma decisão.

Exemplos toscos:

1 - Estou mais habituado (tenho mais facilidade) com VB.Net ou C# (WebForms ou MVC?)?
2 - Vai precisar fazer muitas manutenções?
3 - Outra pessoa assumirá o sistema?
4 - Em que ambiente irá ficar? Windows XP ou Windows 10?
5 - O Hardware é parrudo?
6 - O acesso para manutenção é fácil ou o sistema vai ficar instalado em outro continente?
7 - Serão gravados e lidos muitos registros?
8 - Precisa de linha dedicada, servidor de banco de dados dedicado?
9 - Funciona com internet lerda?

[][ô]s,
Tunusat.



Entendi TUNUSAT, obrigado.. ja decidi pelo WebForms em C#..

Thnx
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas