PESSOAL,EU VOU TER PROBLEMAS NESTE CASO?

MARCOS 01/10/2013 14:48:14
#429449
Bom dia!
Prezados colegas,
Me foi solicitado um programa,que basicamnente é um sistema de
cadastro de fichas. Pretendo faze-lô em VB.NET(2010),acessando Access (2010)
Minha dúvida é a seguinte:

Fico tranquilo e a vontade,trabalhando com Windows XP ou 7
Mas,o cliente me informou que, seu sistema operacional é o Windows 8 (Ou seja,a versão nova
do Windows), com a qual eu nunca tive contato.

1.) Desenvolvendo o programa com estas ferramentas,VB.NET (2010) e Access (2010) eu devo esperar
algum problema diferente,dos encontrados no XP,ou 7???


OCELOT 01/10/2013 15:01:43
#429453
Se o seu programa funcionar sem problemas no Windows 7 com o UAC ativado e sem rodar como administrador então não deve ter problemas em rodar no Windows 8
KERPLUNK 01/10/2013 15:21:45
#429459
Faça aplicação Web que não vai ter problema algum de compatibilidade, incluindo se o seu cliente usar outro sistema operacional.
MARCOS 01/10/2013 17:30:25
#429464

Colega OCELOT !
Você pode me esclarecer:

- O que é UAT?

- Porque,posso ter problema se o computador estiver logado como administrador?

LUIS2013 01/10/2013 21:02:13
#429469
cara, tenho sistema feito em vb6 e access 97 rodando em Windows 8 sem problema nenhum, VS2010 é totalmente compatível.
OCELOT 02/10/2013 11:30:25
#429493
Citação:

:

Colega OCELOT !
Você pode me esclarecer:

- O que é UAT?

- Porque,posso ter problema se o computador estiver logado como administrador?


UAC é aquele recurso do Windows em que ele não roda os programas como administrador mesmo que você esteja logado como administrador, mostrando aquela janela pedindo permissão para executar caso o programa precise de permissões de administrador

E não é que você vai ter problemas se estiver logado como administrador, você vai ter problemas é se você fizer o programa achando que o usuário esteja logado como administrador, o que era comum no XP, e na hora que for rodar o programa o usuário não estiver como administrador, o que é bem comum do Windows Vista para cima quando se tem o UAC ativado.

MARCOS 02/10/2013 12:43:52
#429498
OLÁ OCELOT!
Se entendi bem,o ideal é desativar este recurso.

Se for este o caso:

1.) Sabe como posso desativar este recurso no Windows 7?

2.) No Windows 8 existe este recurso.E no caso de existir,pode ser desativado?
LUIS.HERRERA 03/10/2013 08:00:30
#429523
Resposta escolhida
Marcos bom dia.

Em primeiro lugar, ninguém pode alterar as configurações de segurança do micro do usuário, isso é errado. é o mesmo que você chegar no banco e querer alterar a senha de outro correntista.

O que você tem que fazer é um software que funcione no micro do seu cliente normalmente, ou seja, sem querer incluir recursos que exigem permissão do administrador, como alterar configurações do micro, gravar em pastas restritas, etc...

A plataforma Dot Net é compatível com qualquer Windows a partir do XP, então não terá problemas, salvo se usar componentes de terceiros que tenham limitações. Isso tem que ver com cada fornecedor do componente usado, por isso o melhor é usar só recursos do próprio VS Dot.NET.

Como o Kerplunk disse, criar aplicação Web isenta o aplicativo do hardware e software do cliente, mas trás outros problemas, como questão de segurança (muito mais complexo do que para desktop), a questão de onde vai hospedar o sistema, (pode gerar um custo extra ao cliente com servidor de hospedagem) ou se for uma intranet no cliente, ele terá de ter tudo preparado para isso (infraestrutura).

Sobre compatibilidade não tem mistério, vai funcionar sim. Até o VB 6 funciona no Windows 8, mas a partir dele não terá mais suporte só Dot Net.

Nota: O único cuidado que você terá que ter é quanto aos novos recursos do Win 8 com tela sensível ao toque. Se usar este recurso tem que evitar erros para versões anteriores do Windows sem este recurso, mas acredito que não vá implementar isso em seu programa.
OCELOT 03/10/2013 08:25:16
#429524
Citação:

:
OLÁ OCELOT!
Se entendi bem,o ideal é desativar este recurso.

Se for este o caso:

1.) Sabe como posso desativar este recurso no Windows 7?

2.) No Windows 8 existe este recurso.E no caso de existir,pode ser desativado?


Não, nunca é ideal mudar uma configuração do cliente, o ideal é o seu programa funcionar tanto com ela ativada quanto desativada.

E existe também os casos em que se tem uma rede onde nenhum usuário é administrador, para não deixar os usuários ficarem mudando configurações do Windows ou até mesmo a data e hora, instalar programas e coisas do tipo, geralmente nestes casos vai ter alguém responsável pelos computadores lá e seu programa também deveria funcionar neste caso, o que é bem parecido com fazer ele funcionar com o UAC ativado sem pedir permissão de administrador.
MARCOS 03/10/2013 09:47:42
#429527
Pessoal,
Muito obrigado pelas respostas.
Irei seguir todas as orientações dadas acima.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas