PONTO DE FUNCAO

MARCOS 09/11/2012 15:41:51
#413942
Prezados colegas,
peço alguns esclarecimentos,caso algum colega,já tenha tido a oportunidade
de trabalhar em algum projeto ,no qual o Ponto de função tenha sido utilizado.

Dúvida:

1.) Visitando um cliente,que pretende participar de uma licitação pública,ele
me explicou que atualmente diversos órgãos tem adotado o seguinte
procedimente ao contratar empresas do setor de TI:

O governo libera para o órgão,uma certa quantidade de [Ô]Pontos de Função[Ô].
para que o órgão,utilize na contratação de empresas de TI,que tem interesse
em fornecer este tipo de serviço.Pois bem....

Até onde sei,quando realizamos o calculo de ponto de função,o fazemos tendo
como foco determinada aplicação a ser desenvolvida.Cada empresa interessada,
tem de entregar sua proposta,informando o valor do seu ponto de função, mesmo
não sabendo ainda [Ô]Qual será a aplicação a ser desenvolvida[Ô] . Depois da licitação,
a empresa vencedora,fará a análise de requisitos e dirá,quantos pontos de função ela
utilizará para desenvolver o programa. O que eu pergunto aos colegas,é o seguinte:

Como é possível, definir um valor de Ponto de Função para o cliente,se ainda não se
conhece o software que tem de ser desenvolvido.Ou seja,que critérios as empresas
utilizam,para conseguir dizer,[Ô]O valor do meu Ponto de Função é X.[Ô] ,independente do
que que será desenvolvido???

Agradeço qualquer esclarecimento!




LLAIA 09/11/2012 16:11:43
#413947
Será que não rola uma espécie de briefing das necessidades da aplicação e até mesmo a definição das tecnologias requisitadas?
Acho que a partir disso é possível as empresas definirem o valor de seus PFs.
MARCOS 09/11/2012 16:56:50
#413953
Não,LLaia!
O valor do ponto de Função a ser cobrado,é definido [Ô]Antes[Ô].Depois é que se faz a análise de requisitos e
se define a quantidade de Pontos de função necessárias para cada projeto a ser desenvolvido.Pessoalmente,eu queria saber com
que critério se pode definir um valor.Digo isto,pois na faculdade,eu me lembro que os parâmetros considerados
no cálculo (Quantidade de entradas,Saídas,etc...) são retirados justamente do software a ser desenvolvido.

Algum colega,que já viu Ponto De Função sabe esclarecer??????
AJSO 09/11/2012 17:24:05
#413955
Resposta escolhida
Caro MARCOS


Nesse seu comentário ja explica tudo..............

Levantamento por PONTO DE FUNÇÃO é o mais justo para quem contrata e é contratado

Citação:

Como é possível, definir um valor de Ponto de Função para o cliente,se ainda não se
conhece o software que tem de ser desenvolvido.Ou seja,que critérios as empresas
utilizam,para conseguir dizer,[Ô]O valor do meu Ponto de Função é X.[Ô] ,independente do
que que será desenvolvido???



Pontos de Função medem o tamanho funcional do software, nem mais nem menos que isso.

já é difícil fazer esta grade

Tipo de Função Baixa Média Alta
EE X X X
SE X X X
CE X X X
ALI X X X
AIE X X X

JUNTO com as 14 perguntas no método 1. Comunicação de Dados 2. Processamento Distribuído de Dados, etc.......

Por ultimo Calcular a contagem ajustada final de PF (contagem final de PF = contagem não ajustada * FAV)

ESSE MéTODO SE LEVADO A SéRIO JÁ é COMPLEXO POR SI SÓ, MAS CONTUDO AINDA é O MAIS CORRETO A SE FAZER EM UMA EMPRESA ORGANIZADA........

[Ô]IMAGINA FAZER TUDO ISSO SEM O REAL SISTEMA[Ô]

Como é possivel quantificar e/ou qualificar se ainda não foi MEDIDO...............

Estive fazendo um levantamento em um orgão público e a prática de se levantar um valor principalmento de horas para o desenvolvimento de sistemas ou mudança de tecnologia é comum......... para fechamento de contratos

é ESSA A PRATICA FEITA PARA DETERMINADOS SETOR PÚBLICO levanta-se o numero de horas para desenvolver e depois é feita a analise...................... tudo em contrato.................

O risco é todo seu....................


Boa sorte


MARCOS 09/11/2012 18:32:10
#413956
AJSO,
Mas uma coisa.
Até onde sei,a metodologia por Ponto de Função [Ô]Ajuda[Ô] na estimativa do tempo que se
vai levar para desenvolver,e o da quantidade de Homem\horas.Mas,despesas tais como
Implantação,Treinamento,etc.... não são considerados.
Estou dizendo isto,pois o cliente citou que queria que o [Ô]Valor[Ô] do ponto de função incluisse
tudo.
O que me fez achar tudo ainda mais erroado.Estou certo?????
AJSO 09/11/2012 20:23:34
#413958
Caro MARCOS

Citação:

Implantação,Treinamento,etc.... não são considerados.
Estou dizendo isto,pois o cliente citou que queria que o [Ô]Valor[Ô] do ponto de função incluisse
tudo.




ISSO MESMO POIS TRATA-SE APENAS DO DESENVOLVIMENTO QUANTIFICADO E RETRATADO EM HORAS POIS é UMA MéTRICA ADOTADA PARA ESTIMAR HORAS/(PESSOA/COMPETÊNCIAS) PARA ATENDER O DESENVOLVIMENTO E MONTAR O MAIS PROXIMO POSSÍVEL O CRONOGRAMA..........

UM PENA é QUE ALGUMAS EMPRESAS NÃO ESTÃO PREPARADAS PARA USO DO MéTODO


NOS DIAS DE HOJE PODE ATé USAR ESTE MéTODO PARA INCLUIR ESTES PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO, TREINAMENTO E SUPORTE JÁ QUE ESTA BASEADO NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA E SEU LEGADO, USO DE NOVA TECNOLOGIA CONHECIMENTO DO NEGÓCIO, ENTE OUTRAS COISAS.................

HOJE EM DIA PODEMOS FAZER DIVISÕES E SUBDIVISÕES PARA O PROCESSO DE CONTAGEM DO PONTO DEFUNÇÃO...........

Podemos dividir o processo de contagem dos pontos de função em sete etapas................

(01) determinar tipo de contagem;
(02) identificar a fronteira da aplicação;
(03) contar as funções tipo dados;
(04) contar as funções tipo transação;
(05) calcular pontos de função não ajustados (com base nos resultados obtidos em (03) e (04));
(06) calcular o valor do fator de ajuste; e
(07) calcular os pontos de função ajustados (com base nos resultados obtidos em (05) e (06))


Olhe para essa etapa, onde podemos qualificar e quantificar o método
(01) determinar tipo de contagem;
Projeto de Desenvolvimento: Mede a funcionalidade fornecida aos usuários finais do software para a primeira instalação da aplicação. Inclui asfuncionalidades da contagem inicial da aplicação e as funcionalidades requeridas para conversão de dados.

Projeto de Manutenção: Mede as modificações realizadas para aplicações existentes. Inclui as funcionalidades fornecidas aos usuários através de adição, modificação ou exclusão de funções na aplicação. As funcionalidades de conversão de dados também devem ser consideradas, caso existam. Após a manutenção, a contagem da aplicação deve ser refeita para refletir as alterações realizadas.

Aplicação: mede uma aplicação instalada. é também referenciada como contagem de linha de base ou contagem instalada e avalia as funcionalidades correntes providas aos usuários finais da aplicação.


SE FICAR CLARO EM SEU DOCUMENTO O DIMENCIONAMENTO PARA AGREGAR O SERVIÇO DE IMPLANTAÇÃO, TREINAMENTO E SUPORTE (POR UM PERÍODO CASO NÃO HAJA CONTRATO DE SUPORTE) NÃO VEJO PROBLEMAS..............

HOJE A COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS A SER DESENVOLVIDO COM A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ESTA QUASE QUE IMPLÍCITO ESTES SERVIÇOS.

NOS MEUS CONTRATOS DE DESENVOLVIMENTO ESTÃO IMPLÍCITOS ESTAS MODALIDADES POIS FAZEMOS UM CONTRATO PARA ANALISE E DESENVOLVIMENTO BASEADO NAS MéTRICAS ADQUIRIDAS POR PONTO DE FUNÇÃO.

ANALISE DE PONTO DE FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE ENGLOBA DESDE QUE FIQUE DESTACADA E VISÍVEL NA PROPOSTA AS SEGUJINTES:

ANALISE NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO(BASEADO NA DOCUMENTAÇÃO DE USO DA TECNOLOGIA, FERRAMENTAS DE DESSENVOLVIMENTO, INFRAESTRUTURA DO CLIENTE(SERVIDORES, DESKTOP, TABLETS, DISPOSITIVOS DE USO NO PROCESSO), PARA CADA QUAL SEU SISTEMA OPERACIONAL)

ANALISE NO PROCESSO DE TREINAMENTO(BASEADO NO DOCUMENTO DE REQUISITO DE ACEITE DO CLIENTE, BASE DE CONHECIMENTO UTILIZADO NO DESENVOLVIMENTO, CRIAÇÃO DE HELP OU MATERIAL DE AJUDA NO SISTEMA A SER DESENVOLVIDO)

[Ô]ESSE é O MELHOR E O PIOR DE TODOS!!!!!![Ô]

ANALISE NO PROCESSO DO SUPORTE(SOMENTE APLICADO NO CASO DE NÃO FIRMAR CONTRATO DE SUPORTE MENSAL) ESSE é O MAIS IMPORTANTE POIS NELE PODE SER ESTABELECIDO UM CONTRATO DE PRAZO INDETERMINADO, BASEADO NAS REGRAS DE NEGÓCIOS QUE FOI LEVANTADA NA CONSTRUÇÃO DOS REQUISITOS, NELE SE CRIA UMA BASE DE CONHECIMENTO DO NEGÓCIO DO SISTEMA E PODE SER COMERCIALIZADO JUNTO AO CLIENTE..................

NAS MINHAS PROPOSTAS FAÇO UM DOCUMENTO VISÃO DESSES PROCESSOS E SESUS RESPETIVOS VALORES E MéTRICAS.........

DESENVOLVIMENTO UM DETERMINADO VALOR R$000,00 COM UM CRONOGRAMA

IMPLANTAÇÃO UM DETERMINADO VALOR R$000,00 COM UM CRONOGRAMA

TREINAMENTO UM DETERMINADO VALOR R$000,00 COM UM CRONOGRAMA
SUPORTE UM DETERMINADO VALOR R$000,00 COM UM CRONOGRAMA.................. OU UMA MENSALIDADE CASO NECESSÁRIO OU NEGOCIÁVEL.............


Boa Sorte


MARCOS 12/11/2012 08:10:57
#414018
Muito obrigado,pelas orientações pessoal!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas