POR ONDE COMECAR?

ANINHA 09/04/2010 21:19:19
#338980
Estou pensando em trabalhar por conta própria,já que não estou conseguindo emprego por que não tenho experiência.

Mas não sei por onde começar .Bom quero algumas dicas,como faço para começar ?????
Só não vale responder que é pelo começo
JOSIMARCSILVA 09/04/2010 23:24:05
#338989
Bom eu comecei desenvolvendo um sistema de vendas e controle de estoque.
Um sistema deste tipo serve para diversos ramos comerciais (bar, depositos, supermercados, etc.).
Depois voce pode ir adicionando outros funcionalidades (controle de estoque, fidelidade, etc).
é um bom começo.
ANINHA 10/04/2010 15:39:32
#339033
Legal,mas como faço para oferecer ?
ASHKATCHUP 10/04/2010 15:51:06
#339034
Aninha, pq vc não entra como estagiária em alguma empresa?
LUIS.HERRERA 10/04/2010 17:06:36
#339036
Sem dúvida o estágio é o melhor caminho no seu caso.

A sua pergunta [Ô]...Mas como faço para oferecer?[Ô] já deixa [Ô]Cair por terra[Ô] o iníco do seu trabalho, além de demonstrar estar totalmente fora de foco. Veja só:

Se você está querendo desenvolver algo para ganhar dinheiro, esse não é o caminho correto.
Se está querendo fazer algo para comerçar a ter experiência, até pode ser um caminho, mas voltando a questão inicial, a que experiência você se refere?
Bem sua colocação ficou tão vaga como a resposta [Ô]começar pelo começo.[Ô] Começar em que sentido? No quê? Que experiência você não tem?

Se você não tem experiência de trabalho, ok, mas tem experiência em programação? Domina a linguagem?
Agora mesmo que domine programação, para criar algum software de controle você precisará igualmente de conhecimento no assunto ao qual irá desenvolver o software, pois se conhece programação, isso não quer dizer que terá condições de programar um software para fazer um controle de estoques ou muito menos para contas a pagar. Qualquer coisa que você queira fazer exigirá conhecimentos sobre o que o aplicativo irá fazer.

Então a experiência aqui seria substituída pelo conhecimento específico para o tipo de software a desenvolver.

Outro ponto que citei, é sobre sua intenção. Se for para ganhar dinheiro primeiro precisa pensar em algo que não esteja muito [Ô]batido[Ô], pois existem centenas de softwares no mercado para as coisas mais [Ô]Banais[Ô] como: Controle de Lan House, bares, Pet shops, etc...com isso os produtos de prateleira custam baratinho e fica difícil para um iniciante tentar substituir um software que já roda satisfatoriamente por outro que não se conhece.

Nessa situação você teria de pensar num software que ainda não tenha muitas opções no mercado.

Agora se você quer fazer isso para aprender, então o melhor caminho seria buscar um comercio pequeno de algum conhecido seu e ver se ele tem alguma dificuldade que possa ser suprida por um software e oferecer para criar. Aí fica ao seu critério negociar um pequeno valor para custear o desenvolvimento ou fazer de graça, se a pessoa gostar, então poderia cobrar alguma coisa já previamente combinado ou dar de graça. Depois disso pode aparecer outras necessidades que seriam então cobradas.

Isso serviria como seu cartão de visitas para novos negócios com outras empresas.
ANINHA 10/04/2010 23:53:34
#339049
Nossa.............obrigada pela resposta,mas não estou tão perdida assim,sei que antens de desenvolver temos que fazer a análise de sistemas ,para ver quais são as necessidades de cada situação a ser informatizada.Acho que o estágio é uma ótima idéia,fiz curso técnico em informática e não tinha a necessidade de fazer o estagio , o que na minha humilde opinião é um erro,deveria ser obrigatório.Mas como já sou formada não posso fazer.Quanto a minha duvida a oferecer,é que um programa não pode ser colocado em uma banca e vender.Ou será que pode ??.Brincadeiras a parte ,muito obrigada pela atenção de todos vocês
ANINHA 11/04/2010 01:06:10
#339050
Agora caiu a ficha,ai que coisa antiga ,rsrsr....Bom acho que minha grande duvida é mesmo,como faço para arrumar clientes e vender meus serviços de programadora?
ANINHA 11/04/2010 19:34:44
#339081
Agradeço a todos pela atenção.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas