PORQUE EXISTE ISSO NO LINUX?

MARCOS 05/04/2023 10:14:32
#501253
Bom dia,colegas!
Estou tendo que trabalhar com servidor Linux numa
rede local. Como não conheço Linux, me deparei
com uma característica que me deixou surpreso.

Ao contrário do Windows, fui informado que :

"Não se consegue instalar programas no Linux, se não existe acesso da máquina a internet".

No Windows, eu posso instalar qualquer coisa , usando a Internet ou também posso
transferir um arquivo de instalação para o servidor e instalar direto na máquina.
Mesmo sem acesso a internet.

Pergunta:

Existe algum motivo, que justifique esta característica do Linux???
KERPLUNK 05/04/2023 11:19:35
#501254
Vai depender do que é. Várias aplicações tem os seus instaladores baixáveis. O caso é que a grande maioria das coisas é realmente baixada na hora, por isso o acesso à internet é necessário.
MARCOS 05/04/2023 12:05:18
#501255
Kerplunk, obrigado por responder!
Mas, fiquei ainda com duas dúvidas:

1.) O que me foi dito , é que não é somente a maioria. Me disseram "Que nenhum aplicativo, ferramenta,etc... pode ser instalado numa máquina Linux , se não houver internet.

2.) Se isso realmente é verdade, qual a razão disso. Se o própio Windows por exemplo, permite que se baixe da internet ou se instale direto na máquina?????

Obs: Eu sei que tem instaladores que buscam na internet (Na hora da instalação), dependencias,etc...
Mas, no caso do Windows, tem pacotes de instalação , que já vem com tudo o que é necessário. Por isso, queria saber se existe alguma explicação para esta limitação do Linux.
SINCLAIR 05/04/2023 12:47:53
#501256
Resposta escolhida
Colega, de uma forma geral simplesmente te deram a informação errada quando disseram que TODAS as aplicações Linux precisam de internet para serem instaladas.
Isto não corresponde à verdade dos fatos.
Inclusive se voce baixar uma aplicação da internet (instalador online), voce poderá criar um pacote de instalação para seu uso futuro ou para disponibilizar para outras pessoas (desde que a aplicação tenha licença que permita isto, como licença de Berkley).

Resumo: no Linux também é como no Windows, tem instaladores online (maioria) e instaladores off line, embora atualmente a maioria para ambos seja instalação online.

Resposta da pergunta Título: para garantir que a última versão será sempre a baixada, além de atualizada com dependencias, sendo assim não é preciso o fornecedor compilar novo instalador com cada nova dependencia, evitando trabalho diário e rotineiro.
MARCOS 05/04/2023 12:59:07
#501257
Fico grato pelas respostas.
Agora ficou bem claro.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas