POSSO USAR IA EM MEUS PROJETOS?

MARCOS 29/10/2023 12:24:34
#501830
Bom dia, colegas!
Depois de assistir alguns vídeos sobre Copilot,
entendi que o uso destas ferramentas, no auxílio da
codificação para aumentar a produtividade já é uma realidade.
No entanto, percebi que por serem "produtos privados", também tem
várias limitações, impostas pelos fabricantes.

Meu contexto:

No meu contexto em particular, tenho interesse em usar ferramentas de IA
que possam interagir com a máquina(Computador) e também com meus projetos.
Percebi que estas ferramentas (Como o Copilot. por exemplo) , "não" permitem
que elas sejam, usadas como parte de projetos particulares. Toda interação com estas
ferramentas de IA , é feita por meio de um Chat, ou no Modo Debug da IDE.

Minha dúvida:

Existem alguma ferramenta de IA no mercado, que eu possa adicionar a um projeto
particular, para aumentar usar inteligência?
Ou esta interação, não é possível com as ferramentas de IA disponíveis.
Agradeço, qualquer orientação.
KERPLUNK 29/10/2023 22:57:34
#501831
Alterado em 29/10/2023 22:58:40 Imagine seguinte cenário:
Essas são as vendas do seu cliente:


Se você passar esses dados para um GPT da vida, e usar um prompt do tipo "Baseados nesses dados, qual a previsão de venda para o próximo período. Crie uma planilha no mesmo formato, com valores para os próximos 6 meses", ou coisa parecida. Ele vai te responder com uma previsão.

O caso é, esse processo não é grátis. No caso específico do GPT, os preços são até "módicos".

Outro caso de uso:
Você tem um processo assim no seu sistema: Cliente liga, pedindo um serviço, você cria um registro disso e repassa para um técnico atender. O técnico avalia o serviço e retorna com um orçamento. Cliente decide se quer ou não fazer. Se cliente decidir sim, serviço é feito e uma nota é enviada, se não, simplesmente encerra o processo.
É um "overview" da coisa toda, pode ter vários detalhes no meio. Cada passo tem uma ação e alguém avalia qual seria. Essa é uma tarefa perfeita para uma IA. Abasteça ela de casos anteriores, com suas ações e detalhes e ela pode sugerir a próxima melhor ação. Termo conhecido como "NBA" ou "Next Best Action".

É questão de entender o que IA é capaz e saber usar ela no contexto do que se quer fazer.

Experiência pessoal:
Dois dos meu projetos usam GPT e outros modelos de IA. O primeiro é parecido com o que expliquei no caso acima do "NBA". O que ele faz é em cada etapa, cria os registros e ações necessárias. Por exemplo, cliente envia um e-mail perguntando sobre sua fatura. A IA reconhece o cliente(pelo e-mail que é cadastrado), analisa o texto e de acordo com o texto formula um e-mail de resposta, contendo as informações solicitadas. O resultado é que o tempo de atendimento por agentes, diminuiu significativamente. Em alguns casos para coisa de 10%, tipo, levava 5 minutos e agora leva 30 segundos. Também precisão das respostas e nível de profissionalismo(não tem mais erros de gramática, não tem mais terminologia não aceita na corporação, cabeçalho e rodapé sempre certinhos...).
O outro é para chat. O cliente entra no site e pede para falar com um agente. Este agente recebe sugestões de resposta para cada coisa que o cliente pede/digita. A IA, analisa todo o contexto e fornece uma resposta pré-pronta e o agente só precisa clicar num botão. A resposta contem até mesmo informações que o agente deveria procurar para colocar na resposta. Por exemplo, o cliente pergunta "quero saber sobre a ração para cachorro XYZ", a resposta seria algo com "ela é compsta de bla e bla, processada nos mais altos padrões e bla bla bla, os nutrientes são bla bla bla...". Ainda é meio cedo para dar dados mais precisos, mas os preliminares sugerem que o tempo de atendimento e satisfação dos clientes melhorou muito.
EPISCOPAL 29/10/2023 23:09:33
#501832
Alterado em 29/10/2023 23:11:37
Citação:

Kerpito: É questão de entender o que IA é capaz e saber usar ela no contexto do que se quer fazer.



Eu tentei com chatGPT e não deu certo, ela disse que não retorna codigo. Foi o que me disse. Ja o Copilot ja é mais simpatico, mas tive que saber como perguntar, assim como o kerplunk disse.
Tive que fazer perguntas, construindo ideias, até que o Copilot me retornou o que eu precisava.

Era em VB6, mas e daí, eu gosto ....



Mas deve ter algum tipo de sdk por ai ..... pergunte ao copilot que ele retorna alguma coisa .... não sei se tem como acoplar com o IDE.

MARCOS 30/10/2023 17:08:37
#501833
Obrigado pessoal, pelas respostas!
Para dar um exemplo "prático" e objetivo do que eu perguntei,
cito o seguinte exemplo:

O Copilot, pode ajudar a criar instruções SQL. Mas, se por exemplo fosse possível conectar
A IA a uma BD "real" e pedir a ela para responder perguntas desta BD, seria uma verdadeira "Incrivel" !



KERPLUNK 31/10/2023 09:19:55
#501834
Resposta escolhida
Então o que você quer é um plugin para ajudar a programar mesmo e não algo que você use em projeto...

MARCOS 02/11/2023 10:13:57
#501845
Obrigado, a todos.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas