PROBLEMA COM O FIREBIRD

ROMERO.KCOAL 14/04/2012 12:41:03
#399865
Estou a alguns dias tentando conectar com o FireBird... ja baixei varios projetos e o mais ideal no meu caso é usar o IDConector pois vou ter de mudar o projeto muito em breve todo para SQLSERVE.. porem nao consigo fazer ele se comunicar com o firebird...

baixei do forum um projeto... vejam...

http://www.vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Forum&varMethod=abrir&varID=358859

mas o meu conector nao abre o projeto...

Baixei o ultimo Data Provider e nada
http://web.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=netprovider

o que eu estou fazendo errado?

vejam o codigo de erro:
Citação:

Locating source for [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô]. Checksum: MD5 {f6 3a 95 dc e8 e1 c9 1f 1b f4 35 43 d4 61 2a ee}
The file [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô] does not exist.
Looking in script documents for [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô]...
Looking in the projects for [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô].
The file was not found in a project.
Looking in directory [ô]C:\Program Files\Microsoft Visual Studio 10.0\Common7\IDE\vc7\atlmfc[ô]...
Looking in directory [ô]C:\Program Files\Microsoft Visual Studio 10.0\Common7\IDE\vc7\crt[ô]...
The debug source files settings for the active solution indicate that the debugger will not ask the user to find the file: C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs.
The debugger could not locate the source file [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô].



Vejam o código que estou usando: (retirei um pouco do código pra ficar mais fácil entender...)

Public Function MeuIDConector(ByVal TipoDB As String, ByVal Banco As String, Optional ByVal IP As String = [Ô]localhost[Ô], Optional ByVal Login As String = [Ô]sa[Ô], Optional ByVal Senha As String = [Ô]0[Ô], Optional ByVal Instancia As String = [Ô]SQLEXPRESS[Ô]) As System.Data.IDbConnection

Return New FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FbConnection([Ô]User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=d:    este\cadastro.gdb;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;[Ô])


End Function


tenho de fazer esta conexão funcionar...
ALTAIR148 14/04/2012 12:59:39
#399868
Citação:

The file [ô]C:\Users\Jiri\Desktop\NETProvider\source\FirebirdSql\Data\FirebirdClient\FbConnection.cs[ô] does not exist.



O erro acima indica que está faltando o arquivo FbConnection.cs. Verifique os arquivos de seu projeto.
ROMERO.KCOAL 16/04/2012 10:05:51
#399952
Essa indagação eu ja sabia... que esta faltando este FbConnection.cs esta explicito na mensagem...

o detalhe é:
Citação:

Return New FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FbConnection([Ô]User=SYSDBA;Password=masterkey;Database=d:    este\cadastro.gdb;DataSource=localhost;Port=3050;Dialect=3;[Ô])


isso aqui é o conector.. nao precisaria de arquivo conector...

pelo menos isso nao é nescessario no SQL nem no Access...
ALTAIR148 16/04/2012 11:01:11
#399955
Tudo indica que é uma classe de conexao, hoje usamos classes de conexão para facilitar, tipo você cria uma única classe e utiliza ela em todo o seu projeto.
ROMERO.KCOAL 16/04/2012 16:14:30
#399980
Bem.. resolvi o problema... mas o que aconteceu...?

Todos os tutoriais indicavam um unico caminha para o conector... na verdade o ultimo conector .NET existente....

Depois de quebrar a cabeça tentando.. baixando exemplos que nao rodavam... e testando... vi que algo estava de errado...

Conector usado.. foi o ultimo e que havia baixado do site do FireBird... mas ele é .NET 2.0 e minha classe .NET nao é 2.0 (acredito eu) portanto nao posso usar a ultima versão do conector do FireBird... tive de baixar a versão mais antiga... e deu certo http://sourceforge.net/projects/firebird/files/firebird-net-provider/2.5.2/NETProvider-2.5.2-CF.7z/download E DEU CERTO VIVAAAAA

Todos os tutoriais indicam que deve-se usar o conector mais novo para acessar a base de dados... mas em alguns casos isso nao é assim uma verdade... que fique aqui registrado!!!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas