PROBLEMAS COM SUM EM MAIS DE UMA TABELA
Olá gente, tudo bem?
Seguinte quando eu faço essa consulta aqui abaixo, funciona perfeitamente:
Ou seja, está me somando o campo qtdade_dis na tabela estoque.
Porém , eu preciso de alguns campos que estão na tabela material, ai ficaria assim:
Só que ele não aceita, mas eu preciso desses outro dois campos...
E tem que ser na mesma consulta pois nao posso fazer, por exemplo, uma consulta abaixo buscando esses dados.
Obrigado pela ajuda!
Desde já agradecido!
Gustavo Fássio
Seguinte quando eu faço essa consulta aqui abaixo, funciona perfeitamente:
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô][Ô], dbOpenSnapshot)
Ou seja, está me somando o campo qtdade_dis na tabela estoque.
Porém , eu preciso de alguns campos que estão na tabela material, ai ficaria assim:
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select material.descricao,material.valor, sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô][Ô], dbOpenSnapshot)
Só que ele não aceita, mas eu preciso desses outro dois campos...
E tem que ser na mesma consulta pois nao posso fazer, por exemplo, uma consulta abaixo buscando esses dados.
Obrigado pela ajuda!
Desde já agradecido!
Gustavo Fássio
Tenta dar um Group by por esses dois campos.
Olá ASHKATCHUP, ele só deixa eu usar o group by por um campo, mais de um ele não deixa
O que posso fazer?
Obrigado pela ajuda!
O que posso fazer?
Obrigado pela ajuda!
Na verdade, ele deveria deixar sim... posta a SQL aqui
Pra ser sincero eu nem sei como que faz com dois campos, coloquei das duas formas abaixo:
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select material.descricao,material.valor, sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô] group by (material.descricao), group by(material.valor) [Ô], dbOpenSnapshot)
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select material.descricao,material.valor, sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô] group by (material.descricao,material.valor) [Ô], dbOpenSnapshot)
Qual das duas é a certa, ou nenhum das duas rs?
abraços e obrigado pela ajuda!
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select material.descricao,material.valor, sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô] group by (material.descricao), group by(material.valor) [Ô], dbOpenSnapshot)
Set Tabela = BD.OpenRecordset([Ô]select material.descricao,material.valor, sum(tab_estoque.qtdade_dis)as Qtdade from material left join tab_estoque on material.codigo_mat=tab_estoque.codigo_mat where material.codigo_mat = [ô][Ô] + Text1.Text + [Ô][ô] group by (material.descricao,material.valor) [Ô], dbOpenSnapshot)
Qual das duas é a certa, ou nenhum das duas rs?
abraços e obrigado pela ajuda!
Nenhuma das duas... group by é uma cláusula de SQL normal, como Order e Select. Então, ela não precisa de parênteses.
Então, o certo é
Então, o certo é
Group By Material.Descricao, Material.Valor
Entendi, deu certinho, mas me explica uma coisa, o que esse group by faz?
Ele pode interferir no resultado da função SUM?
Ele pode interferir no resultado da função SUM?
Sim, ele vai interferir. O SUM é uma função de soma. Se você quer somar, você tem que informar qual tipo de agrupamento.
Por exemplo:
Somar o total de produtos vendido: será necessário pegar o produto e a quantidade
Sum(Db_Prod_quantidade),Db_Prod_Codigo
Eu acho que não tem sentido, no teu exemplo, usar o SUM sem Group by
Por exemplo:
Somar o total de produtos vendido: será necessário pegar o produto e a quantidade
Sum(Db_Prod_quantidade),Db_Prod_Codigo
Eu acho que não tem sentido, no teu exemplo, usar o SUM sem Group by
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas