PROBLEMAS NO BANCO

FUTURA 04/01/2016 19:41:28
#455736
Pessoal, vou colocar um problema sério que tive em um cliente hoje. Corrompeu o arquivo de log, o banco ficou como suspeito, e foi um trabalho danado para passar o banco para status de emergência e reparar, e mesmo após reparar fazendo uma checagem, dizia que estava normal, mas ao tentar fazer uma venda, acusava chave duplicada em uma tabela. Exclui o indice, e criei novamente como exclusivo, como ja estava antes..aceitava normal, ai ia fazer venda e de novo dizia que havia chave duplicada...pra resolver, tive que gerar um script copiando a tabela e dados para outro banco, após renomiei a tabela, criei uma nova vazia com script, criei os indices novamente, e após, passei todos os dados com [Ô]insert into banco.tabelanova select * from outrobanco.tabelaquecriei[Ô] , antes deste insert, deletei o campo ID que era auto-numeração e exclusivo nesta tabela que criei..assim este campo na tabela nova, foi preenchido com identidade nova....Deu muito trabalho, e o log do sql, não ajuda, não diz o real motivo, apenas que o indicado, é recuperar o backup mais atualizado..pra piorar, o ultimo backup que o cliente faz em pen-drive, era do dia 22/12, deu problema no pen, e ele não percebeu..

Minha pergunta, o que é recomendado fazer no sql server no dia a dia em termos de manutenção preventiva ?
PLUGSOFTSM 06/01/2016 09:13:13
#455764
Eu já tive esse problema em 3 clientes que perderam os dados por não possuírem backup. Desenvolvi uma ferramenta para backup que nem precisava fechar o Banco de Dados e mesmo assim não faziam backup. Resolvi o problema de duas maneiras. 1 - Fazendo um cópia automática do Banco de Dados via agendador de tarefas do Windows;
2 - Trabalhando com dados replicados;
Analisa a opção 2 - Mesmo ela deixando o Sistema um pouco mais lento, ela dá uma relativa segurança contra perda de dados
FUTURA 06/01/2016 09:42:07
#455767
Também deixo pelo agendador do windows a maioria, o backup estava [Ô]startando[Ô], mas como o arquivo de destino no pen drive estava danificado, não conseguia sobrescrever...replicação não tenho como fazer, os clientes que trabalho são de pequeno pra médio porte e todos usam versão express (2008 ou 2012)...vou ter que rever as regras de backup...
PLUGSOFTSM 06/01/2016 09:57:42
#455769
Tenho uma rotina para backup que desenvolvi... Funciona bem legal.....
Se precisar..........
FUTURA 07/01/2016 10:11:37
#455832
se vc puder me enviar..toda ajuda é valida..Eu havia pensado em algo pra inclusive checar integridade do arquivo de destino, não sei se é possível...mas vou ter que mudar algo, pois esta arriscado..
WEBMASTER 07/01/2016 12:24:23
#455835
So de curiosidade, nao vale a pena fazer backup em nuvem neste tipo de caso ?
FUTURA 07/01/2016 14:05:35
#455838
Webmaster, é uma das alternativas que estou analisando, pensei em jogar uma cópia no one-drive ou google-drive.....só que ai precisa ser compactado, e preciso ver qual a melhor forma de fazer....infelizmente, a net da maioria no brasil é muito lenta.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas