PROBLEMAS NO BANCO
Pessoal, vou colocar um problema sério que tive em um cliente hoje. Corrompeu o arquivo de log, o banco ficou como suspeito, e foi um trabalho danado para passar o banco para status de emergência e reparar, e mesmo após reparar fazendo uma checagem, dizia que estava normal, mas ao tentar fazer uma venda, acusava chave duplicada em uma tabela. Exclui o indice, e criei novamente como exclusivo, como ja estava antes..aceitava normal, ai ia fazer venda e de novo dizia que havia chave duplicada...pra resolver, tive que gerar um script copiando a tabela e dados para outro banco, após renomiei a tabela, criei uma nova vazia com script, criei os indices novamente, e após, passei todos os dados com [Ô]insert into banco.tabelanova select * from outrobanco.tabelaquecriei[Ô] , antes deste insert, deletei o campo ID que era auto-numeração e exclusivo nesta tabela que criei..assim este campo na tabela nova, foi preenchido com identidade nova....Deu muito trabalho, e o log do sql, não ajuda, não diz o real motivo, apenas que o indicado, é recuperar o backup mais atualizado..pra piorar, o ultimo backup que o cliente faz em pen-drive, era do dia 22/12, deu problema no pen, e ele não percebeu..
Minha pergunta, o que é recomendado fazer no sql server no dia a dia em termos de manutenção preventiva ?
Minha pergunta, o que é recomendado fazer no sql server no dia a dia em termos de manutenção preventiva ?
Eu já tive esse problema em 3 clientes que perderam os dados por não possuÃrem backup. Desenvolvi uma ferramenta para backup que nem precisava fechar o Banco de Dados e mesmo assim não faziam backup. Resolvi o problema de duas maneiras. 1 - Fazendo um cópia automática do Banco de Dados via agendador de tarefas do Windows;
2 - Trabalhando com dados replicados;
Analisa a opção 2 - Mesmo ela deixando o Sistema um pouco mais lento, ela dá uma relativa segurança contra perda de dados
2 - Trabalhando com dados replicados;
Analisa a opção 2 - Mesmo ela deixando o Sistema um pouco mais lento, ela dá uma relativa segurança contra perda de dados
Também deixo pelo agendador do windows a maioria, o backup estava [Ô]startando[Ô], mas como o arquivo de destino no pen drive estava danificado, não conseguia sobrescrever...replicação não tenho como fazer, os clientes que trabalho são de pequeno pra médio porte e todos usam versão express (2008 ou 2012)...vou ter que rever as regras de backup...
Tenho uma rotina para backup que desenvolvi... Funciona bem legal.....
Se precisar..........
Se precisar..........
se vc puder me enviar..toda ajuda é valida..Eu havia pensado em algo pra inclusive checar integridade do arquivo de destino, não sei se é possÃvel...mas vou ter que mudar algo, pois esta arriscado..
So de curiosidade, nao vale a pena fazer backup em nuvem neste tipo de caso ?
Webmaster, é uma das alternativas que estou analisando, pensei em jogar uma cópia no one-drive ou google-drive.....só que ai precisa ser compactado, e preciso ver qual a melhor forma de fazer....infelizmente, a net da maioria no brasil é muito lenta.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas