PROCESSAR MASSA DE DADOS GRANDE VB.NET

LEONARDOSILVEIR 18/10/2016 12:47:02
#468171
Boa tarde Pessoal, estou desenvolvendo uma aplicação em vb.net em winforms, onde recupero mais de 300 mil linhas de um bd mysql, busco essas linhas via select com dataadapter e passo os dados para um datatable e a partir dai, preciso percorrer linha a linha do datatable, afim de atualizar algumas informações de determinadas colunas, a cada processamento de linha, tenho algumas subs, onde busco datas, número de notas fiscais, valores, etc. E após processar a linha faço o insert dela novamente no mysql com uma nova data efetiva e com os dados atualizados. Porém como a massa de dados a ser processada é grande e tende a aumentar, o processamento fica um pouco demorado. Gostaria da sugestão de vocês, para me indicarem alguma outra metodologia que eu possa usar, para acelerar o processamento destas linhas (datasets, windows service...). Lembrando que o programa winforms está sendo executado pelas maquinas na rede e acessando o bd no servidor.
JABA 18/10/2016 13:12:19
#468174
Utilize o DataReader em vez do DataAdapter.
GUIMORAES 18/10/2016 15:53:52
#468181
quote]:
Utilize o DataReader em vez do DataAdapter.[/quote]

Utilizar o datareader vai reduzir o consumo de memória e processamento, mas você já pensou em fazer uma paginação por exemplo?
Com a paginação no banco de dados, você consegue reduzir o tempo de retorno das informações. Outra coisa importante é a indexação, se banco de dados deve estar indexado corretamente, isto reduz muito o tempo das pesquisas.

Utilizar threads também irá te auxiliar no processamento.
NICKOSOFT 19/10/2016 05:11:43
#468188
vc precisa fazer insert da informação atualizada, ou um update já basta? da forma q diz penso eu q se ler 300K linhas, e pelo menos a metade é [Ô]atualizada[Ô], já seriam 450K linhas na próxima leitura, e isso se repetindo a cada leitura q não sabemos a frequência....
POLINIA5 19/10/2016 08:38:05
#468190
Opa tudo bem

Creio que se o banco a ser utilizado é mysql e se essa aplicação for apenas para mysql é melhor baixar o plugin para .net do mysql que esta no proprio site da mysql para visual studio que utiliza os comando para mysql.

Creio que o desenvolvimento da aplicação tem que ser OO porque se vai ter mais um ganho.

é isso ai......
Faça seu login para responder