PROGRAMA?ÃO ÊTIL PARA ENGENHARIA

DS2T 28/12/2015 09:49:49
#455569
Olá novamente pessoal! A última vez que estive aqui, acho que estava uns dois quilos mais magro. Coisas do Natal hahaha
Espero que todos tinham tido um ótimo Natal!

Vocês mais do que ninguém sabem que a programação faz o mundo girar e está presente em quase todos os segmentos. Desde medicina, até a engenharia... E é justamente este último o ponto central da minha pergunta.

Gostaria de saber de vocês se conhecem algum livro ou um bom material sobre algoritmos para otimização de processo ou algum material que possa servidor de apoio para o uso de programação em engenharia industrial/processo/mecânica/otimização/simulação, etc.

Eu tenho lido alguns livros sobre pesquisa operacional, cálculo numérico, programação linear, planejamento e controle, mineração de dados, inteligência artificial. Digamos que foi instrutivo, mas falta aplicabilidade. Queria um livro direcionado um pouco mais pra realidade dentro das empresas e não aqueles exercícios que o professor tira questão de prova. Na verdade, busco algo que me faça decidir o que fazer da vida... sinto que não me encaixo em nenhum perfil de vaga. Sou engenheiro demais pra ser programador e programador demais pra ser engenheiro.. não sei se entendem...

Enfim, quem por ventura conhecer um bom material, ficarei muito contente.

Ótimo final de ano a todos!

(Agora que tenho visto que Kerplunk está corrigindo erros ortográficos, li e reli minha pergunta hahahaha)
KERPLUNK 28/12/2015 20:52:21
#455594
Sou o Nazista da ortografia! Um ortonazi! Hahaha! Mas é para o seu bem. Imagine você fazendo seu sistema e uma mensagem de erro com erros de ortografia? Ficaria no mínimo embaraçoso pra você.
Mas enfim, quanto à sua pergunta, acredito que um sistema é um sistema, não importa se para engenharia ou para medicina, a parte técnica é uma coisa só. Obviamente que entendendo o negócio ao qual o sistema se aplica, facilita em muito para se construir algo mais eficiente. Nós programadores, temos que entender do negócio, melhor do que o usuário ao qual vendemos o sistema que construímos e não são raros os casos de termos que instruir os nossos clientes, sobre como tocar o próprio negócio. A área de engenharia especificamente é extremamente abrangente, engenharia se aplica inclusive à software.
Engenharia civil, mecânica, robótica, aeronáutica, naval, enfim, são muitos os ramos(aliás, praticamente todos os relacionados à desenvolver algo) em que engenharia é aplicada, então a gama de coisas que você terá que ler é absurdamente gigante. Ao ponto de ser capaz de entender e reconstruir um acelerador de partículas como o CERN, que é nada mais nada menos que uma obra de engenharia, mista, mas ainda assim, produto de engenharia.
Então o resumo da coisa é estudar sobre o ramo de negócio ao qual o sistema que está desenvolvendo se aplica. Tentar generalizar isso é tecnicamente inviável.

E à propósito, sua ortografia e concordância está impecável. Cobro isso de todo mundo, não se ofenda não. Já exclui praticamente minha família toda do facebook por erros de ortografia. Tenho a prática do [Ô]3 strikes, fora[Ô] e não me interessa quem seja. Pode ser minha mãe, excluo sem o menor dó. A internet está aí, toda a informação para se escrever de forma correta está disponível de forma gratuita, então não existe [Ô]desculpa[Ô] para escrever errado. Esse conhecimento é útil em qualquer área.
DS2T 29/12/2015 10:25:12
#455606
Hahahahaha, mãe tem que pegar leve cara!

Sobre a resposta da pergunta, você está certo. Apenas conhecendo uma área de atuação, eu poderei criar um produto. Tinha a esperança de ler algum material e clarear um pouco a minha mente para algum objetivo profissional.
Inocentemente eu acreditei nos meus professores da faculdade que falavam que programar era super importante para um engenheiro hahaha
A verdade mesmo, é que as empresas separam muito bem os engenheiros dos analistas de sistema, engenheiro só precisa saber um pouco de VBA. Não existe mercado para essa aberração que me tornei hahaha

Aproveitando o tópico... Queria saber a sua opinião sobre essa crise. Acha que em 2016 será pior?
Como recém-formado, nem entrevista tá rolando hahaha
CLEVERTON 29/12/2015 11:19:57
#455608
Citação:

... Já exclui praticamente minha família toda do facebook por erros de ortografia. Tenho a prática do [Ô]3 strikes, fora[Ô] e não me interessa quem seja. Pode ser minha mãe, excluo sem o menor dó. A internet está aí, toda a informação para se escrever de forma correta está disponível de forma gratuita, então não existe [Ô]desculpa[Ô] para escrever errado. Esse conhecimento é útil em qualquer área.



Ui, que meda... vá desculpando ai senhor perfeição... Cuidado pra não excluir a família toda e ficar somente com o seu português te fazendo companhia.
Na boa, cada um no seu mundo, não nascemos perfeito e pior ainda, as percepções e projeção da vida de cada um é extremamente diferente. Precisamos de humanização, fazer um [Ô]acesso[Ô] as pessoas de maneira correta.
Tem um colega aqui do VBM que foi me lapidando em programação, eu era uma bosta, agora eu sou uma bosta menor. mas tou chegando lá, como falei, [Ô]HUMANIZAÇÃO[Ô].
Não adianta querer mostrar o super sistema pra barraca do seu zé, porque ele só vai precisar de um sisteminha que cadastre o nome do cliente e venda fiado.

me poupe...
KERPLUNK 29/12/2015 16:56:47
#455621
DS2T, trabalhei por um bom tempo com empresas que lidam com dados MEGA sigilosos, como por exemplo, DIEBOLD(fabricante das urnas eletrônicas e caixas ATM). Trabalhei também para a AASP(Associação dos advogados de São Paulo) e nesses lugares, conheci umas figuras interessantes. Gente que está por dentro de coisas que não estamos e sabem de coisas que não sabemos. Com eles aprendi muita coisa que não sabia e desaprendi muita coisa que julgava saber. O caso é que [Ô]o sistema[Ô] como um todo, é feito para ser [Ô]resetado[Ô] de tempos em tempos, como aconteceu 1929, em que o cenário era parecido com o de hoje, ainda que em escala menor. Sou também um teorista de conspiração. é, quando falo isso as pessoas já me imaginam com um chapéu de papel alumínio na cabeça, um cartaz na mão e esperando ouvir alegações sobre ter sido abduzido. Bom, apesar de não duvidar de nada, não acredito em tudo. Mas acredito sim que tudo isso que entendemos como realidade, é nada mais que um teatro muito bem montado e organizado. Aqueles que chamamos de líderes(presidentes, ministros e etc), são fantoches de um poder maior, invisível à nós, mas que realmente faz as coisas acontecerem. Existem provas para isso? Sim, existem, à quem interessar possa, tenho muita informação sobre isso e ficaria feliz em compartilhar. Já de cara posso recomendar esse vídeo. é um vídeo longo, mas GARANTO que vale à pena ser visto e revisto.
Não gosto de citar datas, mas com certeza o ano de 2016 será muito pior que o de 2015 economicamente, isso não precisa ser nenhum gênio para entender. Esse lance todo de impeachment, tenha ele o desfecho que for, vai abalar em muito a confiança do investidor estrangeiro na economia tupiniquim. Isso vai fazer com que o valor da cotação do dólar fique muito maior, o que dificulta importação e hipervaloriza exportação. Nenhuma dessas coisas é boa, o ideal é um equilíbrio(que na minha opinião é inatingível). é bastante complexo esse assunto, daria um texto de umas 100 páginas se fosse explicar tudo passo à passo, mas uma conversa de umas 2 horas apenas, o que me leva à...

CLEVERTON
Minhas relações são humanas, acima de qualquer coisa. Facebook, como nós sabemos muito bem, é apenas uma aplicação web, que monta uma página com um apanhado de informações de um banco de dados. Confundir isso com uma pessoa é um erro grosseiro. Aquela tela azul, não é seu amigo, seu parente ou sua amada, é apenas uma página de internet, nada mais. Minha família e amigos, sabem muito bem que sou assim e me aceitam e me amam assim como sou. E eu os aceito e os amo assim como são. Esse é o fundamental de uma relação verdadeira de amizade, seja familiar ou conjugal. Não me importo com os números e estatísticas que uma página de internet diz que é minha vida pessoal, simplesmente por que não é verdade. Quem quiser ficar bravo com o que faço no faebook e cortar relações REAIS comigo, são dois trabalhos, embrabecer e [Ô]desembrabecer[Ô]. Levar uma rede social, um software essencialmente, à sério, é se iludir com o falso e destruir a realidade.
GUIMORAES 29/12/2015 23:45:50
#455642
DS2T,

Tirei minhas próprias conclusões sobre o que você escreveu, e posso te dizer que tens mais perfil de programador do que engenheiro, mais por quê?
Acredito que como recém formado em engenharia, não tenha tanta experiência na área (ou talvez nenhuma). Esta experiência não se diz sobre o [Ô]Saber[Ô], mais sim sobre o porque e como se deve fazer. Esta experiência nós adquirimos com o tempo de trabalho na profissão, talvez em um eventual estágio durante a conclusão de um curso superior ou através de um emprego efetivo na área. Mas e daí, desistir da área? Talvez não seja hora nem lugar para fazer isto.
Você está trilhando o caminho certo, que é tentar vincular as duas profissões, isto acho notável da sua parte, mas infelizmente não estamos em um país com um forte investimento na inovação e tecnologia, com incentivos do governo para que possamos trabalhar estes dois lados, e criar como por exemplo um acelerador de partículas (como o Kerplunk mencionou).
A programação em é algo que pode ser aprimorado e lapidado sem um emprego, o que traz vantagens sobre a engenharia, então por este motivo acredito que você tenha mais perfil programador do que engenheiro, e deve acreditar mais nesta área, e também aplicar a elas os conceitos de engenharia, que você estudou.

KERPLUNK,
Assisti o vídeo que postou, e realmente o que está por vir é triste. Mas o que podemos fazer? Acredito que apenas continuar trabalhando, para que possamos não reverter o processo, mais melhorar, se é que será possível. Percebo que existem muitas ideologias, porém poucas aplicáveis ao nosso contexto, já que aprendemos a viver assim.
NICKOSOFT 01/01/2016 14:17:46
#455693
seja pra qq área, é preciso alguém q conheça bem, e o outro q ira programar.....
se vc ta por dentro dos 2, vc pode desenvolver varias soluções, no seu dia a dia vc sente a falta de algo especifico, então crie algo pra isso.....

se vc so programa vc não ve diferença entre programa de uma locadora de vídeos, e uma biblioteca q empresta livros, mas qnd vai criar algo pros 2 negócios vc ve q o q seria igual, tem pouca coisa parecida....
DS2T 03/01/2016 18:27:21
#455719
KERPLUNK

Vi o video do cara. Bem louco, mas explica muito bem. Depois vi outros videos dele, tem umas ideias legais. Mas infelizmente, é um pouco difícil colocar os planos dele em prática, porque precisaria de uma mobilização geral, e sabemos que é difícil acontecer. Inclusive, algumas experiências de protestos que participei, foram ridículas. Lembro que tiveram amigos meus da faculdade que fizeram [Ô]esquenta[Ô] antes de ir [Ô]protestar[Ô].

GUIMORAES123

Sim cara. Infelizmente, você não pode exercer engenharia sem estar trabalhando em algum lugar. Ao contrário da programação que você pode exercitar em qualquer lugar tendo um modesto notebook. Até existem vários livros de engenharia que você pode aprender a teoria, claro. Mas a teoria, para a prática... é uma diferença monstruosa. Eu vi isso quando tinha passado pelas matérias de transferência de calor e equipamentos térmicos, e depois vi um Trocador de Calor pessoalmente. hahahaha
Aí você começa a perceber que aquele tanto de integral e derivada foi um pouco inútil...
Eu acredito que essa é a grande vantagem da programação. Você não fica dependendo de praticamente ninguém, tem muito material prático na internet e você pode ir fuçando e testando. Talvez por isso eu me sinta a vontade pra programar, mas não pra exercer a engenharia ainda. Um dia pretendo juntar os dois, por enquanto, tá um pouco difícil.


NICKOSOFT

Sim, pensei que seria natural o processo de criação depois que terminasse a faculdade.
Mas todos os produtos que tinha pensado, já foram criados hahahaha Continuarei nessa minha luta. Talvez quando eu estiver novamente na área, encontre meu destino hahaha

Obrigado a todos!
Deixarei o tópico aberto mais um dia.

Abraços!
KERPLUNK 03/01/2016 19:56:43
#455720
Pois é, para mudarmos o nosso mundo, teríamos que ter uma mudança geral no modo de pensar da população. Mas para isso, o nível cultural teria que ser exponenciado, convenhamos, o nível intelectual da população geral, é algo um pouco acima da gorila Koko. Isso para começarmos alguma mudança substancial, porque depois disso, teríamos que ter mudanças profundas no sistema social. O projeto Vênus é algo bem parecido com o que deveríamos ter como ideal.
NICKOSOFT 04/01/2016 07:44:31
#455727
Resposta escolhida
KERPLUNK os governantes vem cultivando vegetais nos bancos de escola.....esse novo sistema q não reprova mais alunos é uma calamidade, na verdade reprova uma única vez, no 3° e 5° ano, os alunos já estão tão bem informados q tivemos uma perola na escola q estou, ela já era retida do 3° ano, então a única garantia q ela tinha seria da aprovação, baseada nisso ela caprichou, dos 200 dias letivos, ela teve 40 presenças....

DS2T sempre tem um espaço pra algo...penso eu por ex na civil, um simulador de colunas e vigas seria de grande ajuda, vc informar as dimensões, vão livre, metal usado, e o programa retornar algumas possibilidades.....

sobre o material abundante de programação eu te digo e provo ser uma baita faca de dois gumes, pq vem o cidadão q male male usa o computador, descobre que existe um programa q ele pode criar programa....ele vai na internet buscando cada necessidade q ele tem, e copiando, cada uma vem com uma didática e metodologia, no final esse copiador se intitula programador, ai vc olha dentro desse projeto tem uma classe genérica q seria a solução, mas em cada objeto vc ve o código dessa classe copiado, a classe q seria a solução se torna um repositório de código, q é replicado dezenas centenas de vezes, conforme o tamanho do programa do cidadão, e basta olhar algumas perguntas q aparecem por aqui, são a mais pura realidade do q digo.....
DS2T 09/01/2016 14:54:14
#455921
Agradeço a todos pela resposta!
Todas foram muito úteis e me fez pensar muito sobre o que quero pra mim, como profissional.
Fica até difícil pontuar alguém. Mas apesar de só poder pontuar um, saiba que todos foram fundamentais pra mim.
Agradeço de coração!

Grande abraço a todos e ótimo final de semana!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas