PROIBIDO DE FAZER RELATORIOS NO EXPRESS

MARCOS 14/01/2013 09:40:17
#417304
Bom dia,Pessoal!
Depois de pesquisar um pouco e inclusive postar tópicos
aqui no Forum,estou chegando a uma conclusão estranha:

Ao uar o ( Visual Studio Express 2010 ou superior) eu estou
proibido de fazer relatórios[Ô] !!!

Estou dizendo isto,pois os dois principais componentes para
se montar relatórios no Visual Studio .NET:

- O Report viewer e o Crystal Report não são adicionados no ToolBox da versão Express (Mesmo que você instale no micro a parte) .

Minha pergunta é então:

Que componente os colegas estão usando para criar seus relatórios para seus clientes,quando usam
o Visual Studio Express 2010 ou superior????
KERPLUNK 14/01/2013 09:52:28
#417305
Tem alguns anos que não uso [Ô]componentes[Ô] de relatórios. Uso XSLT+JQuery+Ajax
OCELOT 14/01/2013 10:45:02
#417310
Não é proibido, mas ele não inclui nenhuma ferramenta de relatórios.

Seria possível usar o Crystal se por exemplo você comprasse a versão paga dele, só que dentro do VS.Net Express você não consegue editar o relatório, você só vai poder usar o componente de visualização dentro do VS.Net, você vai ter que usar a ferramenta externa do crystal para editar o relatório, mais ou menos como era na época do VB6 e as primeiras versões do Crystal.

Com a versão express do Crystal não é possível pois ela é apenas para uso com o VS.Net Pro, e como ela não possui a ferramenta externa para editar relatórios não tem como usar ele com o Express.

Sempre existe também a possibilidade de se usar HTML ou PrintDocument para os relatórios.
MARCOS 14/01/2013 10:57:31
#417313
Foi a minha primeira decepção com a versão Express do Visual Studio!
Digo isto,pois a geração de relatórios é uma funcionalidade básica de
qualquer aplicação.

Estou pensando seriamente em usar um componente como o DatagridView,por
exemplo para exibir os relatórios para o usuário.

Acho que é o melhor nesta situação....
PERCIFILHO 14/01/2013 17:02:17
#417343
Resposta escolhida
Voce pode utilizar as ferramentas do proprio VB para isso: PrintDocument e PrintPreview.
Precisa ter um pouco de paciência no começo, mas depois você vai acostumar a utilizar.
Ou pode utilizar alguma DLL para gerar seus relatórios em PDF, depois visualizar no Acrobat. Daí você pode imprimir ou até enviar por e-mail.
Existem vários exemplos aqui mesmo no Forum ou na NET.
Se precisar, estamos à disposição.

Até mais.
KERPLUNK 15/01/2013 09:54:42
#417378
Já pesquisou sobre o XSLT? Depois que se [Ô]pega o jeito[Ô], relatórios deixam de ser preocupação. Você pode criar um framework de rotinas(se usa OOP, já deve ter um), e uma visualização que consulta por AJAX este framework...
LUIS.HERRERA 15/01/2013 11:19:06
#417395
Kerplunk você comentou a algum tempo atrás, que iria cria um exemplo disso. Eu pesquisei neste época, ví que dá para fazer coisas bem interessantes, mas me pareceu muito confuso e acabei deixando de lado. Como estou usando VS 2008 e C#, não consegui achar material de exemplos prontos para isso. Você já fez algum tutorial básico disso?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas