PROJETO VISUAL STUDIO.NET PODE RODAR NO LINUX?

MARCOS 26/04/2016 15:23:13
#461442
Prezados colegas!
Conclui um projeto, que coleta dados de um WebService e grava em uma tabela.
O problema é que o setor de Infraestrutura me informou que somente temos
servidores de aplicação Linux a disposição.

Minha dúvida:

Fiz o projeto em Visual Studio .NET Express (2013). Existe algum modo de faze-lo
rodar num servidor Linux?
JABA 26/04/2016 15:28:08
#461443
Baixe o Visual Studio Mono.

https://www.visualstudio.com/

https://code.visualstudio.com/Download

http://www.mono-project.com/archived/gettingstartedwithmonotools/
MARCOS 26/04/2016 17:57:21
#461458
Pessoal,eu não entendi.

1.) Com o Visual Studio Mono, eu irei conseguir abrir meu projeto feito no
Visual Studio Express 2013 e compilar um executavel que rode no servidor Linux?

2.) E o Framework.NET. Como eu iria instalar no Servidor Linux?
JABA 26/04/2016 18:57:31
#461459
Citação:

1.) Com o Visual Studio Mono, eu irei conseguir abrir meu projeto feito no
Visual Studio Express 2013 e compilar um executavel que rode no servidor Linux?



Não sei te dizer, mas acho muito pouco provável. A versão mono é mais atrasada do que a versão atual da microsoft.

Citação:

2.) E o Framework.NET. Como eu iria instalar no Servidor Linux?



Você terá que instalar o .Net framework na versão Linux.
http://www.mono-project.com/download/#download-lin
KERPLUNK 26/04/2016 19:51:05
#461461
Como o Mono funciona?
Simplificando MUITO, um executável do .NET framework, nada mais é que um aglomerado de funções em MSIL. A única parte [Ô]real[Ô] executável é bem pequena e é basicamente um inicializador do MSIL que por sua vez é executado pelo Framework. O Mono basicamente ignora essa parte executável, pegando apenas o código MSIL e executando da melhor forma possível, de acordo com a compatibilidade do framework para linux que é sempre mais [Ô]atrasado[Ô] que a versão do framework para windows. Isso é uma simplificação grosseira, mas já se pode ter uma idéia.

Se quiserem, posso dar uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Respondendo as suas perguntas:
1 - Sim, com o Mono você vai conseguir fazer uma aplicação com o Visual Studio usando o .NET Framework e torná-lo [Ô]portável[Ô] para rodar no Mono(linux)
2 - Já respondido logo acima.
JABA 26/04/2016 20:17:56
#461463
Citação:

1 - Sim, com o Mono você vai conseguir fazer uma aplicação com o Visual Studio usando o .NET Framework e torná-lo [Ô]portável[Ô] para rodar no Mono(linux)



Sinceramente, acho pouco provável. O problema não é a questão da MSIL , mas da plataforma em si. O mono não é uma cópia fiel. Algumas coisas que ficaram obsoletas na versão original, permaneceram no mono, por isso creio que algumas coisas ficarão incompatíveis. O ideal mesmo seria testar isso na prática. A única coisa que eu posso fazer por você é lhe desejar uma boa sorte. rsrsrs
KERPLUNK 26/04/2016 20:30:48
#461465
JABA, eu já fiz esse teste e sim, funciona. A parte mais deficitária é a de acesso à banco de dados. De resto, tudo funcionou adequadamente e não notei muita diferença de performance.
ACCIOLLY 26/04/2016 23:38:01
#461472
Resposta escolhida
Temos o wine também. Em sua ultima versão é possível rodar .Net framework 4. Só que este por sua vez apenas roda executáveis já compilados.
KERPLUNK 27/04/2016 00:44:33
#461476
A melhor alternativa no entanto, é evitar ao máximo o uso de aplicações desktop no modelo que conhecemos. Use aplicações Web que todos esses problemas desaparecem.
MARCOS 27/04/2016 08:21:57
#461485
Pessoal,
Vou tentar as duas opções que os colegas citaram
Usando o Mono e o emulador Wine.
Antes no entanto,pergunto aos colegas:

- Nunca usei o Wine .Basta instalar o Wine no Servidor Linux , transferir o executável para o servidor e
instalar o Framework (Versão Linux) ???
ACCIOLLY 27/04/2016 10:16:27
#461494
O Wine já vem com as Frameworks. é só compilar seu projeto em .Net Framework 4 ou inferior e tentar rodar no Linux. Mas como o Kerplunk já disse, o melhor são aplicações Web ou Java se preferir. Com java você desenvolve tanto pra linux quanto pra windows ou Mac OS...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas