PROTEGER BANCO ANTI-CÓPIAS

JOHNSTEVE 23/01/2017 08:45:09
#470941
Bom dia galera, tudo bem com vcs?
Queria saber de vcs se tem alguma possibilidade de proteger meu Banco de Dados [Ô]ACCESS[Ô] Anti-Cópias. Por motivos de alguns concorrentes meus ter copiado meu banco de Dados.
Exemplo. no meu Sistema tem funções que eu utilizo varias tabelas e sempre estou atualizando, como tabela de NCM, tabela CEST, Alíquotas, Tributações etc.
fiquei sabendo que um concorrente meu andou copiando meu Banco de dados em um cliente meu. tipo, ele chegou la falou com um amigo dele que queria da uma olhada no meu banco de dados, Simplesmente ele deu ctrl + c , e jogou no pendrive dele.

Galera, para evitar esse tipo de Cópias. Existe alguma função ou criação de uma DLL que fique bem escondido para evitar cópias. Ctrl + c e Ctrl + V.
Onde barrasse esses comandos.

Se alguem souber de algo parecido, favor me ajudar da uma dica ou caminho onde eu possa estudar ...

Agradeço desde de já a todos e um Bom Dia
LUIS.HERRERA 23/01/2017 09:20:35
#470942
Olha copiar banco, se o TI da empresa é conivente, nem Access nem qualquer outro Gerenciar de banco de dados pode ficar protegido, não tem como evitar.

Agora você pode proteger alguns dados/tabelas em qualquer banco de dados, para isso basta criar uma criptografia antes de gravar os dados desta tabela e reverter ao recuperar, assim só seu programa poderia reverter. Desta forma ninguém conseguiria copiar sua tabela.

Existe muitos exemplos e formar de proteger seus dados, basta uma rápida pesquisa. Outra forma, muito mais segura, seria você ter um site com um banco MySQL ou SQL Server e estes dados serem carregados de seu site, assim não haveria como serem copiados, ou ainda uma solução de um TXT com outra extensão, onde os dados ficariam também criptografados, tem que ter um pouco de criatividade e principalmente analisar sua utilização para ver a melhor alternativa.

Veja só... como está usando Dot.net você poderia criar um dicionário no seu programa, que serviria até se o programa for em vários idiomas, onde poderia associar um código a cada item, que teria sua própria correspondência em vários idiomas. Assim o texto dos seus registros ficariam em uma biblioteca (DLL) tipo Codigo = Descrição, e no seu banco você gravaria apenas o código, assim quando fosse recuperar, pegaria o código do registro (tabela) e confrontaria com sua biblioteca, retornando o texto correto no idioma usado pelo usuário (isso se tiver mais de um idioma, só para demonstrar como ficaria a versatilidade).

NICKOSOFT 23/01/2017 17:00:52
#470952
Resposta escolhida
criptografe o q é gravado no banco, já q usa access, coloque uma senha nele so pra fazer mais charme.....
o cara copiar seu banco nem sempre resolve os problemas dele....ele tem os dados, mas precisa entender como manipular...ele pode ver se seu banco esta bem estruturado ou se nem deve seguir o banco copiado....
criptografar vai consumir um tempo a mais de gravação e leitura pq tem as operações intermediarias ai....

o banco de dados do próprio correio vinha com os ceps [Ô]cifrados[Ô] um tempo atrás....
GUIMORAES 23/01/2017 17:46:47
#470953
Criptografar as informações não é o melhor caminho, pense em um cadastro de clientes, com todos os dados criptografados, como você vai fazer um relatório depois?
Criptografar senhas é uma boa prática, mas de resto, informações sem grande importância, não vale a pena.
Já pensou em ter que fazer um update em uma tabela para normalizar alguns dados, ou fazer um simples select, você tem que [Ô]descriptografar[Ô] tudo.

JOHNSTEVE

Como tudo na informática, não existe forma de impedir que isto aconteça, ou seja, se alguém pegar seu banco de dados, de uma forma ou outra ele vai abrir e pegar as informações.
Outra coisa importante é que se seu cliente está disposto a trocar de software, não é as informações do banco de dados que irá impedir ele de fazer isto, e também, as informações contidas no banco de dados são de propriedade dele, já que foi ele quem alimentou.
A estrutura do banco de dados pouco importa para seu cliente, mas para seu concorrente sim, ele pode se beneficiar disto, mas fique tranquilo, se a pessoa que pegou seu banco de dados já tem um sistema ele não vai copiar sua estrutura e suas informações, visto que informações como CSOSN, NCM, CEST, Tributações, etc... são de uso público, não é muito difícil de conseguir isto na internet.
Até onde sei, existe uma forma de criar uma senha para acessar o banco de dados em access, mas é como disse, não é a prova de balas.
Agora, se você quer segurança mesmo, só com um banco de dados na web.

Só uma dica, não tente dificultar as coisas para você, o mesmo tempo que você perde fazendo uma coisa dessas, você pode utilizar para fazer melhorias em seu software, melhorias que podem agregar mais clientes, assim você não tem que ficar preocupado com alguém que vai sair.
JOHNSTEVE 23/01/2017 20:56:25
#470957
Citação:

:
criptografe o q é gravado no banco, já q usa access, coloque uma senha nele so pra fazer mais charme.....
o cara copiar seu banco nem sempre resolve os problemas dele....ele tem os dados, mas precisa entender como manipular...ele pode ver se seu banco esta bem estruturado ou se nem deve seguir o banco copiado....
criptografar vai consumir um tempo a mais de gravação e leitura pq tem as operações intermediarias ai....

o banco de dados do próprio correio vinha com os ceps [Ô]cifrados[Ô] um tempo atrás....



pensei nisso mais não vai da certo criptografar kkkkk.
acho q nem vou perder meu tempo para fazer isso... se meu concorrente pegar é sinal que ele ver meu software um nivel a mais que o dele kkkkk
JOHNSTEVE 23/01/2017 20:59:11
#470958
Citação:

:
Criptografar as informações não é o melhor caminho, pense em um cadastro de clientes, com todos os dados criptografados, como você vai fazer um relatório depois?
Criptografar senhas é uma boa prática, mas de resto, informações sem grande importância, não vale a pena.
Já pensou em ter que fazer um update em uma tabela para normalizar alguns dados, ou fazer um simples select, você tem que [Ô]descriptografar[Ô] tudo.

JOHNSTEVE

Como tudo na informática, não existe forma de impedir que isto aconteça, ou seja, se alguém pegar seu banco de dados, de uma forma ou outra ele vai abrir e pegar as informações.
Outra coisa importante é que se seu cliente está disposto a trocar de software, não é as informações do banco de dados que irá impedir ele de fazer isto, e também, as informações contidas no banco de dados são de propriedade dele, já que foi ele quem alimentou.
A estrutura do banco de dados pouco importa para seu cliente, mas para seu concorrente sim, ele pode se beneficiar disto, mas fique tranquilo, se a pessoa que pegou seu banco de dados já tem um sistema ele não vai copiar sua estrutura e suas informações, visto que informações como CSOSN, NCM, CEST, Tributações, etc... são de uso público, não é muito difícil de conseguir isto na internet.
Até onde sei, existe uma forma de criar uma senha para acessar o banco de dados em access, mas é como disse, não é a prova de balas.
Agora, se você quer segurança mesmo, só com um banco de dados na web.

Só uma dica, não tente dificultar as coisas para você, o mesmo tempo que você perde fazendo uma coisa dessas, você pode utilizar para fazer melhorias em seu software, melhorias que podem agregar mais clientes, assim você não tem que ficar preocupado com alguém que vai sair.



Verdade GUIMORAES123, muito bem acho q sou seguir isso.
deixar ele a vontade meu concorrente. sinal que o meu software é um nivel a mais que o dele.
nao vou perder tempo tentando proteger.
melhor perder meu tempo em fazer melhorias .

sim falando na questao do meu cliente.. ate hj nunca perdi cliente. pelo ao contrario consegui mais :D ate uns q tinha sistema com banco de dados. fiz a migração 100% cliente satisfeito :D

a questao foi so essa mesmo q fiquei sabendo, que um concorrente pediu para ver minha base ai pegou o pendrive e copiou kkkk

LEANTRONIC 23/01/2017 21:16:56
#470959
Uma vez fui trocar o sistema de uma empresa pelo meu, pra achar o banco eu demorei pra kct, depois consegui identificar que o dono do outro software havia renomeado o arquivo acess dele de nomedobanco.mdb para temp.dat, eu consegui identificar e renomear pra MDB e converter mas não é todo mundo q tem essa paciência
LEANTRONIC 23/01/2017 21:18:31
#470960
Achei criativo

COQUITO 23/01/2017 22:36:54
#470961
Access trabalha muito com sharepoint o ideal seria ja que vc nao pensa mudar access logo, usar o sharepoint assim seu banco de dados fica no servidor da web para cada cliente
NICKOSOFT 24/01/2017 06:18:29
#470967
Nao vejo problema em criptografar, se pensar e fizer direito, um simples intermediario no envio e retorno do banco, nao vejo qq dificuldade em manipular os dados, se alguem se der ao trabalho de ver os videos do kerplunk vai entender o q estou dizendo, so pra nao ser apenas minha linha de raciocinio
Nao resolve, mas quer dar trabalho é uma solução, e como estao dizendo ser tao dificil, ja serve de aprendizado

So q tudo isso nao inibe qq copia ou protege a estrutura, mas deixa incompreensivel qq dado apenas, coisa q o cliente vai te odiar se resolver mudar de programa e nao conseguir importar os dados
KURTGU 24/01/2017 08:05:21
#470969
Uma simples senha hash md5 não resolveria seu problema?
Página 1 de 2 [16 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas