PROTEGER OS MEUS PROGRAMAS

FBUR 13/05/2014 21:52:53
#438162
Boa noite!

Gostaria de ideias para proteger os sistemas que desenvolvo. Eu tenho uma.

Como programo em PHP, pensei em criar um sistema online (área do cliente) para gerenciar as licenças. Mas isso obrigaria o cliente sempre estar conectado à internet para verificação da licença, o que não é bom... Se um dia ele estiver sem internet, não conseguir usar o sistema não será nada legal.

Então pensei no seguinte. Mesmo que o sistema não consiga fazer a checagem da licença naquele momento, ele ficará disponível por 7 dias. Então mesmo que o camarada fique sem conexão com a internet por algumas horas ou poucos dias, ele não teria prejuízo no negócio. Afinal, quem hoje em dia não está conectado na internet? Claro que um dos pré-requisitos antes da venda é ter uma conexão com a internet.

Ainda não pensei como o meu sistema vai se conectar ao meu site, pois só programo em PHP. Acho que teria que ser algo em ASP ou C#, estou certo?
LUIS.HERRERA 14/05/2014 08:33:15
#438169
A versão atual do meu é VB6 e uso o cliente MySQL para conexão ao banco de dados do site em PHP. Assim posso checar licenciamento e gravar dados no banco.

A nova versão em C# terá de fazer o mesmo, porém em função do código não ser binário, não poderei fazer o acesso direto ao banco, por segurança. Nesse caso terei de chamar um Webserver em PHP para interagir com o programa Dot.Net e fazer o acesso ao banco. Ainda não estudei isso, mas sei que é possível e tem serviços PHP. Se souber como seria bom trocar conhecimentos. Meu PHP é bem básico, pois estudei só o que precisava quando montei o site, e faz tempo que não uso, mas funciona sim.

Sua ideia de tempo é ideal, o funcionamento é este mesmo. O cliente não precisa saber que o programa está validando pela web, ele valida em segundo plano na inicialização e usa um contador interno para tentar novamente e bloquear o sistema após o prazo que definiu. Isso você grava no banco, registro do Windows ou um arquivo criptografado na pasta do mesmo. Pode usar um Timer para tentar a cada X horas, caso o programa fique rodando 24h.
FBUR 15/05/2014 08:11:25
#438215
Bom dia Luis!

Pois é, creio que esta seja a saída mesmo, pois não há outra forma de checar se a licença está em uso.

Meu conhecimento em PHP também é para aquilo que preciso. Embora eu já tenh feito outros sistemas web, esta função eu ainda não implementei.

Veja a minha idéia: Na hora de verificar a licença com meu site, eu irei usar uma string de conexão como usaria para um servidor local, mas o host será um servidor web. Feito isso, a SQL para as consultas não mudam comparado a um servidor local.

Antigamente eu fazia isso com VB6. Mas não conseguia ficar longos períodos com a conexão aberta no banco, pois o servidor web a encerrava depois de um tempo que não chegava nem a 15 minutos. Mas acho que para o que preciso deve resolver.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas