QUAL A FINALIDADE DE UMA CLASSE ABSTRATA?

KELLY 21/10/2012 02:11:52
#412419
Oie Pessoal,

Boa noite a todos, estou estudando C# e queria saber qual a finalidade de uma classe abstrata, alguém aí sabe explicar?
JABA 21/10/2012 12:17:04
#412430
Olá Kelly,

Uma classe abstrata serve apenas como modelo para uma classe concreta (classe que comumente usamos).

Como classes abstratas são modelos de classes, então, não podem ser instanciadas diretamente com o new, elas sempre devem ser herdadas por classes concretas.

Outro fato importante de classes abstratas é que elas podem conter ou não métodos abstratos, que tem a mesma definição da assinatura de método encontrada em interfaces. Ou seja, uma classe abstrata pode implementar ou não um método.

Os métodos abstratos definidos em uma classe abstrata devem obrigatoriamente ser implementados em uma classe concreta. Mas se uma classe abstrata herdar outra classe abstrata, a classe que herda não precisa implementar os métodos abstratos.

vlw
KELLY 21/10/2012 15:29:59
#412435
Então na verdade uma classe abstrata ela serve como molde para uma classe concreta? Os métodos que ela tiver eu posso herdar em uma classe concreta para padronizar os nomes de métodos das classes?
AJSO 21/10/2012 16:03:56
#412436
Resposta escolhida
Cara KELLY

resumidamante

Classes Abstratas:

Uma classe abstrata é uma classe que não pode ser instanciada. Você não pode criar um objeto a partir de uma classe abstrata.
Uma classe abstrata pode ser herdada e geralmente serve como classe base para outras classes.
Uma classe abstrata pode conter métodos abstratos e métodos comuns. Uma classe abstrata também podem possuir construtores, propriedades, indexadores e eventos.
Uma classe abstrata não pode ser estática (static). Uma classe abstrata não pode ser selada (sealed).
Uma classe abstrata pode herdar de outra classe abstrata.

dê umaolhadiinha nesse site pode exclarecer mais sobre Classes e método abstratos..............


http://www.macoratti.net/12/06/c_caip1.htm


Boa sorte

KELLY 21/10/2012 18:45:13
#412441
Agradeço a todos vocês pela ajuda, já deu para iluminar mais um pouco. rs!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas