QUAL A VANTAGEM DA NUVEM?

MARCOS 18/11/2012 15:47:28
#414395
Boa tarde!
Pessoal,eu já tenho lido alguns artigos sobre Nuvem,e creio que
ja me inteirei de ccomo funciona [Ô]Teoricamente[Ô] a Nuvem.Mas,agora
fiquei com uma dúvida [Ô]Prática[Ô] que nãao pude sanar nos artigos que li.


1.) Por exemplo,Se eu tenho uma aplicação que desenvolvi em .NET .Uma Aplicação
WEB,que deverá ser acessada que qualquer paarte do Brasil, com cerca de digamos
até 250 acessos simultâneos no máximo.

Qual a diferença entre Hospedar minha aplicação em um Provedor comum,como sempre
se fez e Hospedar na Nuvem?????
Ou seja,gostaria de saber,quais as vantagens de optar por Hospedar na Nuven,e não em um provedor
tradicional.


Agradeço qualquer orientação
KERPLUNK 18/11/2012 23:38:06
#414400
Acho que você não entendeu muito bem o conceito de nuvem. Para entender melhor o conceito, imagine que você coloca um servidor qualquer na internet e hospede sua aplicação nele. Não significa que está em nuvem. Um servidor em nuvem, é um servidor que está [Ô]dividido[Ô] em vários servidores e mesmo que um deles caia, sua aplicação continuará no ar, sem diferença alguma. é mais ou menos assim. A vantagem? Suponha que você hospede sua aplicação em um servidor que não use o conceito. Se o servidor cair, sua aplicação cai também. Mas se for um servidor em nuvem, teria que derrubar TODOS os servidores dele.
MARCOS 19/11/2012 08:13:55
#414407
Pessoal,
De fato,esta é uma grande vantagem!
Eu poder ter uma maior garantia da disponibilidade do meu aplicativo na WEB,para meu cliente.
Existe alguma diferença técnica,para o desenvolvedor? Ou o modo de hospedar e lidar com
a aplicação,é exatamente o mesmo que se faz,em um provedor tradicional?
KERPLUNK 19/11/2012 09:24:59
#414413
No geral, é a mesma coisa. Existem coisas que se feitas da maneira correta, vai melhorar(em muito) performance e estabilidade da aplicação, mas no geral, é a mesma coisa.
Essas coisas específicas, dizem respeito ao modo de processar. Existem meios de se [Ô]separar[Ô] as rotinas para rodar partes em um servidor partes em outro, enfim, desmembrar um processo complicado/lento para que seja [Ô]repartido[Ô] o processamento entre todos os servidores da nuvem. Nem preciso dizer o quanto isso pode melhorar sua aplicação. Imagine um processo de busca que seja lento(tipo, leve coisa de 3 minutos), se dividido em partes, pode ficar até instantâneo.
NILSONTRES 19/11/2012 09:55:47
#414416
Estou para decidir com um cliente que acabei de renovar o contrato para um novo sistema, já que o atual, foi feito a mais de 8 anos e esta obsoleto.
Teremos que decidir se trabalha on ou off, terei que fazer em vb.net + mysql em servidor web, se optarmos por on.
Gostaria de fazer em nuvem, asp.net, mas acho arriscado pegar esse cliente para cobaia, fora que o tempo é curto para aprendizado.
KERPLUNK, o que você acha de sistemas desse tipo ?, sera acessado por no maximo 10 maquinas ao mesmo tempo, apenas algumas consultas podem trazer mais de 5000 registros.
Já tive um rodando em vb6 + mysql a uns 3 anos atras e rodava de boa, mas com .net sera o primeiro.
KERPLUNK 19/11/2012 11:15:19
#414424
Eu costumo aconselhar por um sistema WEB sempre que possível. Mesmo que para poucas máquinas. Um sistema Web, sempre tem muitas vantagens:
- Sem instalação
- Sempre disponível, de qualquer lugar do planeta
- Mais simples, compacto e com mais flexibilidade, já que muitos recursos existentes na web hoje, pode ser aproveitados.
NILSONTRES 19/11/2012 11:56:17
#414432
MARCOS, Desculpe utilizar seu topico para tirar também minhas duvidas, mas pode ser util para você tambem.

KERPLUNK,
Um problema que tinha a anos atras quando só tinhamos asp e não asp.net, era que perdiamos recursos, como consultas em grades e controles que só eram possiveis em vb6.
Duvidas:
1º - Interface Web que vc diz é Asp.net , correto ?
2º - Nesse caso, não acontece a mesma coisa, de se perder recursos que só o vb.net tem ?

Obrigado.
KERPLUNK 19/11/2012 14:02:59
#414446
Não entendo o que você quer dizer com [Ô]perder recursos[Ô]. Mas sim, pode ser interface ASP.NET mesmo. Ou ainda pode-se usar um simples HTML e utilizar a tecnologia AJAX para tudo.
KERPLUNK 19/11/2012 18:04:21
#414464
AHHH!!! Se você quer dizer que recursos são componentes e maneiras de exibir dados, WEB ganha de 10 a 0 de uma plataforma windows, já que tudo pode ser 100% personalizado até o último detalhe.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas