QUAL BANCO DE DADOS VOCES USAM ?

SOCRAMSA 13/09/2012 08:58:27
#409544
Bom dia

Comecei a programar em COBOL, depois DBASE, Clipper, Hoje estou com Access

Agora programando em VS2008, ainda uso o access

Mas gostaria de saber de voces quais as melhores experiencias de voces

Compensa usar o MYSQL, assim funciona em qualquer plataforma?

SQL ?

Minha pergunta é porque com a evolução do S.O., fico na duvida para qual banco de dados usar

O que voces me aconselham ? qual banco de dados devo usar ?

Porque, até os pcs de 32 bits não tive grandes problemas, agora peguei um cliente em 64bits e ai fiquei na duvida que caminho seguir

Obrigado
OCELOT 13/09/2012 12:21:07
#409580
Resposta escolhida
Geralmente uso SQL Server para tudo, só quando é algo pequeno e que vai ter acesso apenas local por um único programa eu uso Access pela simplicidade.

Acho que a facilidade de uso e as ferramentas existentes para o SQL Server bem melhores que a de outros bancos, além de ter a versão Express gratuita ele pode ser migrado sem muita complicação para uma versão mais robusta caso seja necessário.

Access é um quebra galho, se precisa de algo parecido com um banco de dados para algo simples ele funciona bem, mas não confio nele para rede, afinal ele é apenas um arquivo que o programa acessa direto, diferente dos SGDBs que realmente são programas servidores, onde o seu programa age como cliente conectando no servidor.

MySQL só não caia na bobagem de achar que é grátis, ele vai ser grátis para você desenvolver, mas se você usar ele o seu cliente deve comprar a licença dele para usar comercialmente, salvo alguns casos como por exemplo para o uso em servidores web, uso interno na empresa ou se o seu programa for open source.

Postgree e Firebird eu não conheço muito, Firebird sei que é realmente gratuito, então se quiser algo gratuito ele é uma melhor escolha do que MySQL, mas sinceramente ainda não vi grandes vantagens em escolher eles em vez do SQL Server Express para a maioria dos programas.

Quanto a duvidas sobre sistemas em Windows 64 Bits, na maioria das vezes simplesmente fazendo o seu programa ser somente 32 Bits já resolve os possíveis problemas que podem ocorrer já que o Windows de 64 Bits possui um subsistema para rodar programas de 32 Bits nativamente.
FEDERHEN 13/09/2012 13:07:10
#409583
Para projetos pequenos, que são acessados por no máximo 3 maquinas, uso access
Para projetos de empresas de medio porte, uso mysql.
Tambem já desenvolvi para empresas de grande porte e estas já tinham banco de dados. Neste caso usei o que eles tinham e era Oracle numa e SqlServer numa outra.
SOCRAMSA 13/09/2012 13:17:39
#409585
Legal, obrigado pelos esclarecimentos

Minha duvida era porque ja venho com access a muitos anos, ai vem uma nova versão e começam os problemas

Meus clientes são na sua maioria de pequeno porte, e o access tem atendido bem

Agora com a chegada de maquinas 64bits, acredito que terei de pensar em algo que funcione melhor

Ouço muito falar em MYSQL, por isso a minha duvida

Vou estudar sobre SQL server e ver como devo fazer, já tinha ouvido falar que é uma boa opção
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas