QUAL MELHOR OPCAO EM BANCO DE DADOS

ROBINHOCT 21/09/2011 19:54:42
#384900
Boa noite a todos.

Lá venho eu, com mais uma das minhas dúvidas de iniciante...

Há pouco tempo com muita ajuda dos posts e arquivos do VBMania consegui desenvolver uma pequena aplicação para a minha empresa de entregas rápidas (cadastros, emissão de ordens de serviço, calculos para pagamento, controle de contas, relatórios e etc.). E embora não seja um trabalho de profissional está incrívelmente funcional, com mínimos erros, porém nenhum de execução.

No momento estou desenvolvendo uma versão aperfeiçoada com interface mais agradavel, relatórios mais complexos e algumas funcionalidades que não estavam presente na 1ª versão no intuito de melhorar para a minha empresa e também comercializar esta aplicação futuramente.

Hoje uso banco de dados access, e é daí que surge a dúvida: pensando em comercializar esta aplicação com micro empresas semelhantes a minha (3 à 5 maquinas em rede), qual a melhor opção de banco de dados a ser utilizada?

E com relação as Bancos .mdf do SQL server 2005 e 2008, eles podem ser usados fora do servidor, conectando diretamente com o VB assim como os bancos .mdb do access?

Bom fica aí um mundo de questionamentos (pelo menos para mim que estou no 1º semestre da facul de analise e desenv.), aos que puderem ajudar desde já agradeço.
WEBIER 21/09/2011 20:15:41
#384901
Já fiz essa pergunta aqui no forum e a resposta mais sensata que tive foi essa:

O MELHOR BANCO DE DADOS é O QUE VOCÊ DOMINA!

ou seja, escolha um e estude... se aprofunde... ELE PARA VC SERÁ O MELHOR DO MUNDO

vai aparecer dezenas de pessoas aqui defendendo o SQLSERVER, MYSQL, FIREBIRD e etc.

Todos tem suas qualidades, dificuldades, restrições...

Meu exemplo:
Comecei a programar usando Access... e quando vendi meu programa para empresas com fluxo de dados grande e muitos terminais, fui obrigado a migrar para outro BD.... acabei escolhendo o MYSQL pela quantidade de material disponivel na internet para estudar e por muitos aqui no forum falar bem dele.

Ainda não terminei de migrar pra ele... mas comecei o processo!
ROBSON220BASS 21/09/2011 21:25:21
#384906
concordo com o colega WEBIER, como ele mesmo disse escolha um e vai a luta. porem pense bem nos custos e beneficios... no meu caso escolhir o sql 2005 express.. boa sorte! se precisar de algo mais estamos aqui.. fica com DEUS ate+
MARCELO.TREZE 21/09/2011 21:36:58
#384907
como as respostas anteriores foram bem completas, só acrescento, apenas saia do access, Mysql, SQL server e Firebird, são ótimos bancos de dados, quanto a sua pergunta sobre o MDF acredito que você terá abrigatóriamente o sql server instalado para que funcione.
FEDERHEN 22/09/2011 11:18:40
#384940
O Access é formado apenas por arquivos e não tem nenhuma ferramenta de gerenciamento rodando por trás para garantir a integridade dos dados. Por isso muitos chamam ele simplesmente de [Ô]Bando de Dados[Ô].

Já outros como MySql, Postgres, Firebird, SqlServer, Oracle são mais seguros e robustos, por terem uma ferramenta de gerenciamento.

Na sua escolha de banco considere tambem se pretende pagar por um banco ou deseja uma solução free.
Assim você já passa a ter um leque diferenciado de opções.
LLAIA 22/09/2011 12:00:59
#384943
Pode ser cansativo, mas estude os bancos. Conheça as principais características, a linguagem que ele usa para os triggers, stored procedures, UDFs, melhor viabilidade para o tipo de projeto que vc vai lidar. Enfim, vai ter que gastar um tempinho pesquisando.

Recomendo visitar as comunidades dos principais bancos e pedir que informassem as vantagens de cada um. Não peça pra fazer comparações porque senão o espírito fanboy vai dominar e vc não vai tirar proveito.
GUTOTEC 25/09/2011 13:07:34
#385199
ROBINHOCT, se voce tem interesse em fazer uma intranet dos seus dados
colocar dados online do sistema onde os clientes acompanham o andamento das entregas ja entra no SQL

O mais semelhante ao ACCESS é o Firebird somente na questão de ter 1 arquivo somente .
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas