QUEDA DE CONEXAO COM O BANCO DE DADOS

GNCNET 10/05/2012 21:48:26
#401777
Pessoal,
Em meu sistema tem caído com frequencia a conexão de rede com o banco de dados. o BD é access instalado em uma estação com XP.

Ocorrem os seguintes erros:

Erro 3024
Não foi possível encontrar o arquivo...

Run-time error [ô]91[ô]
object variable or with block variable not set

Só consigo conectar novamente ao reiniciar meu computador em rede.

Alguma ajuda?




JCARLOS 11/05/2012 10:49:50
#401794
Meu Caro, Access é sempre problema. Já passei por isso muitas vezes. Resolvi meu problema instalando o Msde(sqlserver para desktop) que funciona muito bem, fácil de migrar e praticamente vc vai alterar o seu fonte somente na string de conexão para abertura do bd.
Pense nisso.
MARCELO.TREZE 11/05/2012 11:01:11
#401796
Resposta escolhida
Se não pretende migrar ( pois eu também aconselho a migrar ), você deve analisar algumas situações:

§ Se sua conexão for por cabo, verifique o cabo ou refaça o mesmo;

§ Se a conexão for wireless troque o roteador ou coloque uma antena maior no mesmo, pois o sinal pode estar fraco;

§ Verifique se algum programa antivirus não está fechandoa conexão

e a principio é isso.

GNCNET 11/05/2012 16:26:02
#401842
JCarlos
Para instalar o Msde preciso alterar o bd do access para sql?

Marcelo:
A conexao é a cabo, mas não creio que o problema esteja no cabeamento ou antivírus.
Revisamos a instalação há pouco tempo.

A pergunta que necessito resposta é:
Como faço para reestabelecer a conexão sem precisar reiniciar o computador?
MARCELO.TREZE 11/05/2012 16:40:55
#401847
Então colega veja bem se você tem que reiniciar o PC para conexão voltar quer dizer o problema não está no seu programa e sim no windows, que deve estar perdendo a rede, por que motivo eu desconheço, então acredito que o buraco seja mais embaixo, tente colocar outra máquina com seu sistema no mesmo ponto de rede e teste, se não der problema, sugiro formatar seu PC e reinstalar o windows.
WAGNERLUCENA 12/05/2012 17:49:07
#401876
Boa tarde amigo,
Tente migrar para MySQL, é um banco de dados eficiente e gratuito.

O ACCESS tem o problema de ser monousuário, ou seja, ao tentar acessar o sistema em duas máquinas diferentes ao mesmo tempo com o mesmo .mdb compartilhado provavelmente vai dar erro. E acredito que realmente seja isso, pois o erro apresentado [Ô]Run-time error [ô]91[ô] object variable or with block variable not set[Ô] indica que a variavel não foi inicializada, provavelmente a variavel de conexão com o access. Tente compilar o projeto no windows 7, gere o executável e coloque nas máquinas XP.

[Ô]O homem nasceu para aprender, aprender tanto o quanto a vida lhe permita.[Ô]
NLSOLUCOES 13/05/2012 02:06:32
#401911
Pessoal desculpe-me, mas sei que tem muita gente que tem encontrado problema com o Access.
Outra, tem pessoas que realmente precisa migrar para um SGDB, mas a maioria que tenho visto aqui é realmente necessidade de tratar/rever o seu código ou BD

A lenda do Access ruim acabou porém não é o melhor, nos últimos 10 anos só tive problema uma vez, mesmo assim vc deve criar regras para que o usuário faça o backup que é alma do negócio em qquer empresa e em qualquer tipo de banco de dados seja SGDB ou não.

Tenho aplicações robustas com MDB rodando com 2 gigas em rede(10hosts) e ainda não vi problemas, não existe nada de monousuário! Quando começa a ficar lento, limpo os log[ô]s que tenho e segue.

Mas há em alguns casos que fui obrigado a criar tudo em SGDB como SqlServer/Oracle e MySQL, depende o que seu cliente precisa ou poderá bancar.

Já peguei problema num sistema rodando a mais de 10 anos que num crliente novo não rodava direito na rede, cada hora dava um erro diferente ou travava.
Deduzi então: Bom meu sistema roda em todo lugar por que aqui não, é nada rede, teste via notebook funcionava mais a vezes travava, então coloquei uma placa de rede 10/100 pq a q estava no servidor era 1000 Mbits, e aí rodou com o note normal. Só que não pude condenar um parque com 12 micros novos, então analisei os pacotes da rede e vi que dava erro numa função da placa e resolvi desativar esta funcção nas propriedades da placa, pronto resolvido. Peguei outro tbém que tive forçar a velocidade para 100/full duplex poque vi que o switch não estava resolvendo.

Neste caso pode ser erros que precisa de depuração ou gerar log[ô]s próximo ao local do código, para acompanhar em que momento o código está parando, e aí fazer tratamento de erros, testar o caminho do bd após antes e após a conexão e tbém quando acontecer o erro para ver onde está o problema.

Reforço aqui, cada caso é um problema diferente e projeto diferente mas tudo deve levar em consideração.

[]'s
GNCNET 16/09/2012 21:43:14
#409776
Resolvi o problema (Ou pelo menos reduzi bastante)
1. Refiz as configurações dos roteadores (as conexões, cabeadas, ainda caem, mas muito menos que antes)
2. Passei a usar um notebook conectado sem fio e descobri que todas as vezes que o telefone sem fio tocava, a conexão caia. Troquei o telefone (2.4 GZ) por outro de 1.9 Gz e não tive mais problema. ( O roteadores são de 2.4 Gz)
Grato
Gardel
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas