REALMENTE E NECESSARIO WEBFORM?

MARCOS 14/04/2012 18:46:37
#399885
Prezados colegas,
Como tenho de desenvolver uma aplicação para um cliente em WEBForm,tenho postado aqui
algumas dúvidas que tenho.

No Entanto,para ser sincero o único motivo deste cliente insistir que o projeto seja WEBForm é que o
mesmo quer poder acessar a aplicação de outros locais,fora da empresa usando seu Notebook

Obs: Eu já tenho o projeto pronto em WinForm

Minha dúvida:

Será que eu não posso instalar no notebook dele ,uma versão do meu projeto,em WinForm mesmo,com
a única diferença de que [Ô]Esta versão[Ô] ao invés de acessar a Base de Dados (SqlServer Express) local,
Fará isso remotamente pela Internet usando o Notebook dele???

Obs: No meu código WinForm,eu uso para acessar a Base de Dados,o ADO.NET por meio de uma [Ô]String de Conexão[Ô]
Minha idéia,substituir simplesmente a [Ô]String de Conexão[Ô],por uma que faça a conexão a Base remotamente.


Estou delirando, ou esta solução é perfeitamente Viável???




FILMAN 14/04/2012 19:17:45
#399888
No meu ver a opção mais viável para sua solução seria o banco na NET e o seu sistema acessaria de qualquer PC desde que tenha a autenticação

A aplicação WinForm pode ser utilizada sem WEBForm só que nas circunstancias acima!

Migre o banco para WEB e mude sua conexão para acessar o banco na WEB

Outra alternativa é instalar um software de terceiro para que ele entre remotamente no pc onde esta instalado o sistema e ter acesso ao que ele quer remotamente

TeamViewer, VNC e outros que constam na NET


espero ter ajudado e não ter falado besteiras
MACYSZYN 14/04/2012 19:34:00
#399890
O SQL pode ser acessado remotamente.
Só que se você não tiver um bom servidor e um ótimo(excelente) link, fica bem lento.
Eu já fiz isso, atualmente, meu sistema é acessível de qualquer lugar, sendo que o banco fica em um servidor web.
Tentei fazer isso em SQL, e fico bem lento, então migrei para MySQL, que em alguns testes fico 10x mais rápido que o SQL,
e que é mais adequado para internet.

Atualmente estou muito feliz com o MySQL, mais ainda uso SQL
Caso, tenha interesse em acessar o sql remotamente, te ajudo.
MARCOS 15/04/2012 10:31:42
#399905
Olá,Pessoa!
Gostei muito das sugestões dos colegas.....

Eu pretendo testar as duas situações:

1.) O Acesso remoto(A partir de um NoteBook), quando a aplicação WinForm + BD (Sql Server Express) estão no servidor do própio cliente


Pergunta: Neste caso, o que tem de ser feito ,ou configurado no servidor, para permitir o acesso remoto???


2.) Com a Aplicação no NoteBook + BD no servidor WEB


Pergunta: Neste caso, algum colega tem um exemplo de [Ô]String de conexão[Ô], que me permita me conectar ao BD hospedado num servidor WEB???
LLAIA 15/04/2012 10:40:15
#399907
KERPLUNK 16/04/2012 09:53:05
#399946
Resposta escolhida
MARCOS, veja a situação:
Até é possível colocar sua aplicação no notebook do seu cliente, configurar a string de conexão para acessar um banco de dados que esteja disponível publicamente para usar na sua aplicação. Mas entenda que com isso, você vai ser obrigado a instalar o .NET framework no notebook dele ou de qualquer outro que queira a mesma funcionalidade. Pode ter certeza de que se ele pediu para um notebook, ele vai querer também que outros também tenham acesso, de outros notebooks, e em cada um deles, vai ter que ter uma instalção do seu sistema e .NET framwork.
Além disso, se seu cliente já está querendo usar as coisas [Ô]online[Ô], é um pulinho para ele querer liberar o acesso também aos clientes e fornecedores dele. Daí o bicho vai pegar pro seu lado, porque você vai ter que instalar seu sistema em várias máquinas e dar suporte para todas elas. A vantagem de ter sua aplicação Web(webforms mesmo), é que ninguém vai precisar instalar absolutamente nada, basta acessar a página, efetuar um login e pronto, estarão todos conectados. E ainda com uma aplicação Web, o acesso de um tablet ou mesmo um smartphone, é totalmente possível.
Esse é um dos pontos a se pensar. Outro ponto importante, é que colocando o banco de dados [Ô]online[Ô], ou seja, público para poder ser acessado remotamente, envolve várias questões sérias de segurança, que você vai ter que lidar, incluindo [Ô]invasão[Ô] do banco de dados por parte de um terceiro, o que é tecnicamente muito fácil. Pergunte ao seu cliente se ele vai gostar disso...
Ainda existe mais um ponto muito importante: mesmo tirando esses problemas de segurança e conectividade simplificada, ainda existe o problema de uma aplicação desktop, ser muito mais [Ô]lenta[Ô] que uma aplicação web. Nem sempre a máquina do cliente vai ser top de linha, vai ter muito [Ô]velharia[Ô] em que você vai ter que instalar o framework e sua aplicação...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas