REDE NEURAL ME AJUDEM
Prezados colegas,
Trabalho com desenvolvimento (VB 6.0 e VB.NET).Estou [Ô]Tentanto[Ô] fazer uma rede neural
para uma aplicação simples de reconhecimento de caracteres.Como sou iniciante, a primeira
coisa que fiz, foi estudar a [Ô]Teoria[Ô] de redes neurais.Mas, infelizmente na internet existem 2
tipos de tutoriais sobre o assunto:
1.) Os que falam da teoria, e não explicam nada sobre como fazer a rede na prática (Software)
2.) Tem também , os exemplos práticos (Algoritmos), que não explicam o código. Só mostram ele pronto.
sem sequer comentar.
Na verdade, Eu entendi [Ô]Quase[Ô] tudo . Mas.... ficaram as seguintes dúvidas:
1.) Quando se diz na teoria, [Ô]Mudar os pesos[Ô]. Na prática significa o que???
Ou seja, o que significa afinal mudar o [Ô]Peso[Ô] de uma conexão na rede neural.
2.) Como esta mudança, pode alterar a saÃda?
Se algum colega puder esclarecer , fico grato?
Trabalho com desenvolvimento (VB 6.0 e VB.NET).Estou [Ô]Tentanto[Ô] fazer uma rede neural
para uma aplicação simples de reconhecimento de caracteres.Como sou iniciante, a primeira
coisa que fiz, foi estudar a [Ô]Teoria[Ô] de redes neurais.Mas, infelizmente na internet existem 2
tipos de tutoriais sobre o assunto:
1.) Os que falam da teoria, e não explicam nada sobre como fazer a rede na prática (Software)
2.) Tem também , os exemplos práticos (Algoritmos), que não explicam o código. Só mostram ele pronto.
sem sequer comentar.
Na verdade, Eu entendi [Ô]Quase[Ô] tudo . Mas.... ficaram as seguintes dúvidas:
1.) Quando se diz na teoria, [Ô]Mudar os pesos[Ô]. Na prática significa o que???
Ou seja, o que significa afinal mudar o [Ô]Peso[Ô] de uma conexão na rede neural.
2.) Como esta mudança, pode alterar a saÃda?
Se algum colega puder esclarecer , fico grato?
Olha, não sei quase nada sobre IA, mas pelo que eu sei [Ô]mudar o peso[Ô] seria dizer que aquele caminho, decisão, pesaria mais que outros do mesmo tipo.
Na prática, quando o teu algoritmo acha duas saidas, uma terá mais peso. Isso depende do caso concreto, claro.
Poderia exemplificar o que você quer?
Na prática, quando o teu algoritmo acha duas saidas, uma terá mais peso. Isso depende do caso concreto, claro.
Poderia exemplificar o que você quer?
é isto que não entendi.
1.) Como que este [Ô]Pesar mais que os outros[Ô] ajuda a reconhecer um padrão desconhecido?
2.) Como na prática (Código), se faz uma conexão gravar este peso maior???
Creio que o único modo de entender, seria se pudesse ter um exemplo.Na Internet tem,mas os exemplos
[Ô]Simples[Ô] são teóricos. E os exemplos que tem código, são ao contrário bem complexos e sem explicação ou comentário.
Se alguém , puder me explicar, ao menos, somente a parte destes [Ô]Pesos[Ô], já ficaria feliz. Tudo o que quero é
entender como estes pesos funcionam, de modo a fazer a rede neural aprender.
1.) Como que este [Ô]Pesar mais que os outros[Ô] ajuda a reconhecer um padrão desconhecido?
2.) Como na prática (Código), se faz uma conexão gravar este peso maior???
Creio que o único modo de entender, seria se pudesse ter um exemplo.Na Internet tem,mas os exemplos
[Ô]Simples[Ô] são teóricos. E os exemplos que tem código, são ao contrário bem complexos e sem explicação ou comentário.
Se alguém , puder me explicar, ao menos, somente a parte destes [Ô]Pesos[Ô], já ficaria feliz. Tudo o que quero é
entender como estes pesos funcionam, de modo a fazer a rede neural aprender.
Como eu falei, não sei nada sobre a teoria das AI.
Mas o que PRATICAMENTE tu quer fazer? Está estudando ou implementando?
Mas o que PRATICAMENTE tu quer fazer? Está estudando ou implementando?
Marcos, acho que você não entendeu muito bem da teoria, então...Mudar os pesos seria mudar os coeficientes da matriz de pesos para gerar os resultados esperados na saÃda. Lembre-se que o padrão não é desconhecido. O padrão é conhecido na fase de treinamento da rede. DEPOIS de treinada que a rede passa a reconhecer os padrões [Ô]desconhecidos[Ô]...
Pessoal,
Receio que sem um exemplo prático, fica dificil entender.
Não que seja dificil.Mas, como muitos temas em Software. Um exemplo
é fundamental. Se algum colega que conhece o assunto puder fornecer
um exemplo simples, fico muito grato.
Receio que sem um exemplo prático, fica dificil entender.
Não que seja dificil.Mas, como muitos temas em Software. Um exemplo
é fundamental. Se algum colega que conhece o assunto puder fornecer
um exemplo simples, fico muito grato.
Cara, isso é assunto de mestrado e doutorado. Vai ter que trocar ideia com gente envolvida no assunto. Não é tão simples assim. Devem existir dezenas de paradigmas.
Olá Marcos
Exemplo [ô]semi-pratico[ô] sobre mudar de peso
Uma rede neural pode ser utilizada para traçar uma rota entre 2 cidades.
Mudar o peso pode significar escolher entre a rota mais rapida, a rota mais curta, ou ainda a rota com menos pedágio, etc.
é um exemplo muito comum, e dependendo da complexidade da rede, será a complexidade do código.
Exemplo [ô]semi-pratico[ô] sobre mudar de peso
Uma rede neural pode ser utilizada para traçar uma rota entre 2 cidades.
Mudar o peso pode significar escolher entre a rota mais rapida, a rota mais curta, ou ainda a rota com menos pedágio, etc.
é um exemplo muito comum, e dependendo da complexidade da rede, será a complexidade do código.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas