REDUZIR IMAGEM PROPORCIONALMENTE

USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 14:09:45
#60005
Estou desenvolvendo um aplicativo para rodar em cd-rom, para visualizar fotos a aprtir de uma listagem. Bom o problema é que tentei elaborar uma rotina que diminuisse as imagens (fotos) tiradas em um cà¢mera digital com 5,1MB, ou seja, fotos com dimenssões acima da tela do computador.
Primeiro problema
Como diminui a imagem foto dfentro de um picturebox para caber dentro de uma tela (form) e que estas dimensões sejam proporcionais, não distorcendo a imagem
Segundo problema
Caso a imagem (foto) seja gerada com resolução de 3,2 ou ou 1 MB, com ajusta-la de forma que o tamanho não fique reduzido ou mesmo distorcido devido a desproporção da propriedade width e height.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/01/2005 16:47:17
#60077
Não sei se fui claro, mas o que quero é somente uma luz de como trabalhar com as propriedades width e heith ajustando o tamanho do picturebox proporcionalmente
THIAGO.CESAR 11/01/2005 19:48:21
#60132
Existe um exemplo no site, espero que te seja útil

http://www.vbmania.com.br/vbmdetail.php?varID=2137

Você pretende exibi-las em um tamanho fixo, porém proporcional, certo? Penso que vc deve calcular a proporção da altura, então, depois, sabendo qual o percentual que você aumentou ou diminuiu você o faz também com a largura...

Vai ser um pouco difícil... caso a resposta não tenha satisfeito, peço que focalize mais onde está sua dúvida...
USUARIO.EXCLUIDOS 12/01/2005 12:59:03
#60254
WCOSTA utilize o IMAGE ao invez do PictureBox.
A propriedade Stretch estando como True ajusta automaticamente o tamanho da figura com o tamanho que vc colocou no objeto Image.

Colocando ela como false a imagem fica com o seu tamanho original, e o image acompanha o tamanho da figura.
Para mostrar em um form que fique com o tamanho suficiente para mostrar a foto basta colocar um componente image dentro não importa o tamanho com a propriedade Stretch false e no código

Private Sub Form_Activate()
Me.Height = PicFigura.Height
Me.Width = PicFigura.Width
End Sub

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas