REF: MODELAGEM DE DADOS...

SPYDREX 13/04/2010 14:59:14
#339207
Amigos é o seguinte.

Esto precisando modelar um banco da seguintes forma:
Vou comprar matéia prima de um determinado fornecedor.
- Tal fornecedor me fornecera os matéria primas em lotes de X unidades.
- Cada lote terá um codigo identificador.
- Cada lote terá uma quantidade específica.
- Vou fabricar meu produtos usando itens dos lotes fornecidos.
- Quando for fabricar o meu produto vou pegar o itens dos lotes que tenho em estoque
- Quando terminar de fabricar os produtos, o meu produto acabado terá um número de lote informado por um profissional da minha fábrica.

é ai que entra o problema:

Se acontecer algum problema com o produto que fabriquei terei que fazer a rastreabilidade destino-origem do produto, para saber qual item da composição do produto deu problema e assim acionar o meu fornecedor.

Seria mais ou menos assim:
fabrico um carro, esse carro tem várias peças que o compõe, e deu pau na roda, essa roda tem o número do lote do fornecedor, assim eu aciono o fornecedor da roda.

Terei que modelar as tabelas de forma que eu possa extrair estas informações desta forma.

Importante: Na baixa dos itens, terei que baixar a quantidade do lote e não do estoque geral, pois os lotes não podem se misturar, já que cada lote tem seu identificador.

Acho que é isso.

Alguem se habilita ?

Grato.
HUGOSSOUZA 13/04/2010 15:28:06
#339209
Resposta escolhida
Vamos la.

- Precisamos de uma tabela para cadastrar o fornecedor:
- Cadastro de materia prima
- Uma para cadastrar o lote de compras relacionado ao fornecedor
- Uma para cadastrar os itens daquele lote
- Uma tabela para cadastrar o produto
- Uma para cadastrar os itens daquele produto

Algumas afirmações e duvidas:
- Para cada fornecedor é possível cadastrar varios lotes
- Cada lote está relacionado a um fornecedor e a uma materia prima?
- Cada lote possui varios itens
- Cada produto possui varios itens
- Os itens de um determinado produto estão relacionados aos itens de um determinado lote


Ex.:

SPYDREX 13/04/2010 15:33:50
#339211
acredito que assim violarei as formas normais, pois no meu pensamento, eu também vou ter produtos de consumo como material de limpeza, produtos químicos para limpeza do produto fabricado, e acredito que matéria prima, insumos e produtos para consumo interno da empresa deveriam ficar todos na mesma tabela.
MICROSCHEME 14/04/2010 13:22:07
#339345

Cara.

Você tem que ter três estruturas de estoque.

Uma para matéria-prima e outra para materiais de consumo, e outra propriamente dito pra produtos acabados,
visto a legislação permitir a recuperação de impostos tipo ICMS de matéria-prima aplicada na produção e
nos materiais de consumo não, e ainda existem itens como energia elétrica que do valor total da conta, parte tu
pode aplicar direto na produção e parte como consumo, talvêz 90%, 95% na produção e o restante no consumo de iluminação, administração, etc.

O que for aplicado na produção pode ser recuperado, no consumo geral não.

O próprio banco de dados pode ter um campo na tabela onde se identifica matéria-prima, bem de consumo e produto acabado, ai
quando precisar de relatórios quanto a produção é só fltrar.

Em fabricações complexas como produção de carros, do teu exemplo, o que ocorre é que todo lote recebido de um
fornecedor passa primeiro por um controle de qualidade pré estipulado com todas as normas e textes pra depois
entrar em produção.

Este lote é rastreado durante todo o processo de produção quanto a fabricação interna pelo mesmo controle de qualidade
até o produto final; mesmo assim pode ocorrer de um determinado lote passar com algum problema e mesmo pós venda
é necessário a rastreabilidade e possível correção e manutenção, ex: recall de montadoras de veículos.

O ideal é justamente pensar em como funcionará a filtragem dos produtos do almoxarifado, para poder pensar
em que tipos, quais e quantos relatórios serão necessários.

. . .

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas