REGISTRAR OCX [VELHO PROBLEMA DO VB6]

ROBSON 16/03/2014 10:25:02
#436109
Olá amigos, tenho o velho VB6 com SP6 com Windows XP, e faço uso de uma OCX de terceiros que já usei várias vezes em alguns projetos, só que este ano não consigo usar. Surge a mensagem que [ô]não pode ser carregada[ô].
Já instalei o VB6 em outra maquina com XP (caso o SO esteja corrompido) e recebo a mesma mensagem.
Ah! eu costumo registrar as OCX com a ajuda do Microsot Access e sempre deu certo.
Já baixe até um programinha em VB6 aqui do site e não resolveu.
Este erro ocorre inclusive com projeto novo sem nenhum controle ou linha de código.

Quem poderá me ajudar ?
NILSONTRES 16/03/2014 12:51:02
#436116
Da uma olhada, seu problema deve estar no .vbp
olha esse topico que pode te ajudar.
Aqui
No seu caso procure alguma linha referente a esse OCX. remova, ao que tudo indica.
ROBSON 16/03/2014 16:24:32
#436125
Olá Nilsontres,
Acredito que não possa ser erro no .vbp, pois o erro ocorre mesmo com projeto novo sem nenhuma linha de codigo e sem nenhum controle adicional.

No projeto original onde ocorre o erro nao posso remover as linhas que fazem referencia ao controle (OCX) pois são dezenas.
ROBSON 16/03/2014 17:26:34
#436128
Acho que resolvi (parcialmente)

Eu adquiri esta OCX em 2009,
Em 2012 o fornecedor me enviou uma versão mais recente atualizada.

Eu estava tentando registrar este arquivo de 2012 e não conseguia. Tentei então registrar a antiga e deu certo.
Possivelmente este arquivo mais recente está com problemas. Vou entrar em contato com o fornecedor e conseguir um novo arquivo.
MESTRE 17/03/2014 07:37:19
#436140
Cara to num erro de OCX parecido com o seu também..

No trabalho criei uma maquina virtual e rodei no XP o VB, ai tentei passar no Windows 7 64 bits aqui na minha maquina do trabalho, deu erro na LINDA da EnterpriseControls.dll, reinstalei os 50 milhões de PACK[ô]s aqui disponiveis, registrei 500 mil dll[ô]s disponiveis aqui e VUÁ-LA FUNCIONOU!!..

Agora estou NOVAMENTE com o mesmo problema na minha maquina pessoal acredita?? e é a MESMA dll, ja tentei de tudo! kkkkkkk..

Aqui na empresa o ERP é em VB6.. más minha especialidade mesmo e .Net, pelo amor viu.. esse vb6 e muita dor de cabeça.. .NET é tão fácil só instalar o FrameWork e JÁ ERA , fim dos problemas.. :(

Obs: levei 3 meses pra conseguir usar o VB6 no Win 7 64 bits.. fiquei o fds inteiro tentando instalar no Win 8 64 bits do meu notebook.. complicado demais..

AGORA O MELHOR: Ai cheguei aqui no trabalho e falei [Ô]Blz sou malandrinho, vou procurar a EnterpriseControls.dll no meu pc do trabalho na System32 e na SysWow64 e copio e registro no meu note[Ô] haha QUEM DISSE QUE A ENTERPRISECONTROLS.Dlll existe na System32 e na SysWOW64 no pc q ta funcionando redondo?? não é de Deus essa DLL!! ahahha
WEBMASTER 17/03/2014 22:27:02
#436186
Resposta escolhida
Em muitos casos, os erros realmente nao estao relacionados com a OCX compilada propriamente dita.
Sempre que voce colocar uma ocx em seu projeto atente para pre condicoes de uso, em especial para os windows common controls, que sao muito usados via API para desenhar conteudo em tela, ou mesmo para gerenciar mensagens (hook).

Minhas ocx que fiz no passado (e nao foram poucas) tinham este [Ô]peso[Ô] e muita gente do mundo inteiro me escrevia reclamando principalmente na epoca de lancamento do XP sobre incompatibilidades, que em maioria dos casos era externo e nao dos meus componentes.
ROBSON 17/03/2014 23:08:31
#436190
Coisas do XP e do [ô]Burrindows[ô].
Como disse antes eu tenho 2 versões desta OCX. A que inicialmente adquiri em 2009 e outra do mesmo fornecedor que me enviou uma atualiza em 2012.
Evidentemente que eu vinha usando a mais recente, até que o VB6 não mais a reconheceu. Resolvi então desregistrar a mais nova e registrar a mais antiga. O VB6 reconheceu sem problemas.
Então desregistrei novamente a mais antiga, registrei a mais nova e o VB6 finalmente [ô]fez as pazes[ô] com ela.
Limpei o registro (Advanced SystemCare + MV RegClean 4), reiniciei a maquina e testei novamente e está funcionando bem.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas