REGISTRO UNICO EM TABELA OU ARQUIVO?

SAMUKA 08/02/2012 22:41:35
#394305
Boa noite colegas

Estou com uma dúvida sobre qual seria a melhor escolha na seguinte situação.

No banco de dados de qualquer sistema, geralmente crio uma tabela com informações da Empresa que adquiriu meu sistema. Essa informação sempre terá um único registro.

Já pensei em varias soluções:
- Arquivo INI (inseguro, pois qualquer usuário pode abri-lo e bagunçar o arquivo).
- Registro do Windows (um usuário com um pouco mais de conhecimento, pode alterar o registro do Windows).
- Arquivo XML (mesma situação acima).

Da forma como uso atualmente, sei que é mais seguro, porém criar uma tabela pra armazenar um unico registro não é um pouco exagerado??
FOXMAN 08/02/2012 22:55:30
#394306
Citação:

:
Boa noite colegas

Estou com uma dúvida sobre qual seria a melhor escolha na seguinte situação.

No banco de dados de qualquer sistema, geralmente crio uma tabela com informações da Empresa que adquiriu meu sistema. Essa informação sempre terá um único registro.

Já pensei em varias soluções:
- Arquivo INI (inseguro, pois qualquer usuário pode abri-lo e bagunçar o arquivo).
- Registro do Windows (um usuário com um pouco mais de conhecimento, pode alterar o registro do Windows).
- Arquivo XML (mesma situação acima).

Da forma como uso atualmente, sei que é mais seguro, porém criar uma tabela pra armazenar um unico registro não é um pouco exagerado??



Samuka , um ótimo assunto esse....

Eu utilizo 2 opções das que vc citou....

Tabela (tblEmpresa) com informações, e registro do windows. Mesmo assim eu considero inseguro.
O XML eu não cheguei utilizar, mas seria realmente a mesma situação.

Também gostaria de algo diferente dessas opções citadas.....



SAMUKA 09/02/2012 10:02:29
#394314
FOXMAN, blz?

Sobre o XML, seria de fácil acesso, mas um usuário comum só conseguiria vizualisar o arquivo, pq só abriria no Browser (por padrão).
Creio que ele seja um pouco mais vantajoso do que os INI e não é são complexo de implementar.

Mesmo assim, um usuário mais experiente, saberia que é possível abrir num Notepad.



Talvez a solução seja criar um arquivo de dados (salvando um TYPE) e cryptografando.
Mas isso tem seus inconvenientes, pois toda vez precisar acessar um valor será preciso decryptografar ?!?!
Nesse caso o ideal seria jogar esses dados na memoria na inicialização ....

Será que existe algum outro jeito??
GUIMORAES 09/02/2012 10:22:39
#394316
Olá bom dia samuka.
Sobre xml, sabemos que não é seguro, pois qualquer usuário poderá abrir o arquivo.
mas se você gerar o xml e criptografar as informação, ficará mais difícil de fazer alguma alteração, até porque quando ele alterar, ao descriptografar a informação, ela virá toda bagunçada.

Sobre gerar ou não a criptografia, o ideal é sempre criptografar informações importantes, mesmo que você seja preciso descriptografar a mesma (o que é necessário, para verificar os valores).

Você tambem pode salvar as suas informações criptografadas no banco de dados, pois o resultado será o mesmo de criar um arquivo xml ou criar um registro no windows, só que de uma maneira mais segura.

Abraços.
SAMUKA 09/02/2012 10:29:43
#394318
GUIMORAES123, eu guardo no Banco de Dados atualmente, mas parece exagero criar uma tabela pra conter um unico registro ... uma tabela deveria conter um conjunto de registros do mesmo tipo, pelo menos esse é o objetivo de se criar tabelas.
GUIMORAES 09/02/2012 11:35:38
#394324
Resposta escolhida
Samuka, você tem razão.
Mas entretanto, todavia, devemos pensar no seguinte.
Se eu guardo estas informação no registro do windows ou em xml ou em outro tipo de arquivo, e o usuário formata a sua maquina, e dai?
você vai ter o trabalho de ter que incluir o registro novamente no windows, ou criar o arquivo xml, fica mais complicado.
Hoje eu guardo as informações do cliente em uma tabela, chamada emitente, onde fica todos os seu dados cadastrais.

onde guardar a informação é um gosto pessoal, mas temos que pensar nas variaveis.

Abraços
KERPLUNK 09/02/2012 11:59:36
#394328
Já ouviram falar de estegnografia? Você esconde um arquivo dentro do outro...
SAMUKA 09/02/2012 15:09:33
#394345
Fala KERPLUNK, blz?

Cara utilizava isso a [ô]long long time ago[ô] .... nem me lembrava mais disso.
E nem sabia que essa tecnica tinha nome de Estegnografia.
KERPLUNK 09/02/2012 16:44:41
#394349
Sim, se chama estegnografia, e para ocultar dados é uma beleza, e ainda por cima, pode ocultar conteúdo encriptado...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas