RELATÓRIO

PITERGALDIANO 19/04/2014 00:59:39
#437425
Pessoal, boa noite!

Estou começando a trabalhar com relatório e já vi ou ReportViewer e também o ReportBuilder.

Gostaria de saber se através de um desses eu consigo liberar para o próprio usuário criar e personalizar os relatórios do sistema?

Agradeço a atenção de todos.
NILSONTRES 19/04/2014 08:01:03
#437428
Olha,
Se alguém aqui pensar o contrario, até gostaria de saber como isso pode ser possível,mas em 10 anos de experiencia eu
conclui que isso é lenda, a não ser que seja relatórios muito simples mesmo, mas usuário criar relatório não funciona.
Desculpa ai hem ! Sei que não é isso que vc pediu, não é querendo desanimar não.
Eu faço o seguinte, a cada área do sistema eu analiso os tipos de relatórios que o cliente ira precisar e crio vários deles com opções de escolha.

PITERGALDIANO 19/04/2014 08:50:57
#437430
Nilsontres,

Eu agradeço a explicação, e gostaria de esclarecer apenas mais uma coisinha....

Eu criando os relatórios dentro dos módulos, toda vez que algum usuário solicitar um relatório diferente eu terei que criar o relatório, compilar o projeto novamente e atualizar o executável na estação do usuário.

Eu gostaria de usar um arquivo, tipo .rdl ou .rdlc do report builder, de forma que eu enviasse somente esse arquivo para o usuário e ele conseguisse emitir o relatório no sistema.

Você acha que isso é possível?

Obrigado.
JCM0867 19/04/2014 09:48:41
#437431
Resposta escolhida
Deixar usuário que só sabe usar facebook fazer relatórios é complicado, não adianta, já tentei e quase enlouqueci, eu não entendia como não entrava nada na cabeça, amebas eram mais inteligentes que alguns usuários. Prefiro eu mesmo fazer como querem, apenas obedecendo alguns limites. Programo, compilo, cobro por isso e ponto final. Na maioria das vezes eu mesmo faço tudo sozinho pq alguns usuários não sabem o que querem e nem sabem pedir, aí vou para a diretoria para tentar saber o que querem de informação. Não adianta, é o nosso trabalho.

Meu sistema escolar, já possui mais de 300 relatórios, desenvolvidos no decorrer de 12 anos, tem praticamente tudo, mesmo assim todo ano tem uma duzia de novos ou alteração no que tem.
Uso o Crystal reports 8.5 no VB6 e Crystal reports 13.0.9 no VB.NET, nunca gostei do gerador de relatórios nativo do VB.

Obs.: Falei Alguns usuários, não generalizei.
NILSONTRES 20/04/2014 00:05:37
#437450
JCM0867,
concordo em 100%

PITERGALDIANO,
Não posso te dizer com certeza, isso poque eu só só utilizo o crystal, mas acredito ser possível sim enviar os relatórios, mas na verdade vc precisa sim é de uma atualização do executável, pois se vc gerou um novo relatório, deve ter gerado o botão ou linque para esse novo relatório.
PITERGALDIANO 20/04/2014 17:03:28
#437457
Na verdade eu pensava em fazer o seguinte, tenho um form com um datagridview. Este datagridview busta informações de uma tabela chamada [Ô]Relatórios[Ô], onde quando eu envio o arquivo para o usuário, ele adiciona um registro nesse datagridview (Tabela relatórios), de forma que toda vez que a abrir este form, já mostra os relatórios que estão inseridos na tabela [Ô]Relatórios[Ô], esta tabela tem uma coluna a qual referencia o local e o nome do arquivo do relatório.
Dessa forma eu não precisaria recompilar o projeto.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas