RELATÓRIO PERSONALIZADO

ALTAIR148 20/09/2016 19:00:20
#467190
Boa noite pessoal,

Seguinte, estou com um problema aqui, preciso montar relatórios onde o cliente possa [Ô]CRIAR[Ô] ele. Ex:

Os selects já são pré-definidos, eu sei quais campos vão ter nele, dai o usuario escolhe os campos que vai querer usar como filtro, até ai tá tudo 100%. Agora o que está pegando é como que vou fazer para mostrar os resultados, no reportviewer por exemplo. Nele gostaria de mostrar só os campos que o usuario selecionou, mas sem ficar criando um relatório para cada situação, simplesmente criar um arquivo de relatório e ele montar os campos automaticamente lá.

Alguém tem alguma dica para me dar?

Obrigado.
NILSONTRES 20/09/2016 23:54:15
#467202
Resposta escolhida
Isso não existe é lenda.
A não ser que seja um tipo único de relatório, primeiro pelo trabalho que você vai ter, segundo que o cliente não sabe fazer as coisas mais simples e que você ensina a ele umas 20 vezes, imagina bolar relatórios.
Crie vários tipos de relatórios com opções de campos e parâmetros em cada um deles.
O Cliente tem necessidades infinitas e muitas vezes nem sabe o quer ou o que é melhor para ele.
Um relatório de vendas por exemplo, o cliente precisa basicamente, numerovenda/formapgto/valor/codigodovendedor.
Mas ele pode precisar de um relatório de vendas mais simples, numerovenda/valor.
Vamos dizer então que, você faria o relatório de vendas completo e também o relatório de vendas básico.
Essa é minha humilde opinião por experiencia vivida.
NICKOSOFT 21/09/2016 04:54:56
#467203
O q aparecer e nao aparecer, se fizer bem bolado vc gera um html com o resultado final
KERPLUNK 21/09/2016 05:32:54
#467206
Citação:

:
O q aparecer e nao aparecer, se fizer bem bolado vc gera um html com o resultado final


é, essa me parece realmente a melhor alternativa. Mas assim, isso é bastante complexo de se fazer. Eu lembro de ter feito um negócio assim, mas deu MUITO trabalho. Os tipos dos campos para fazer a seleção fazem diferença. Por exemplo, se é um campo de data, o usuário vai querer informar início e fim. Em pouco tempo o cliente vai querer fazer alinhamentos diferentes, mudar cores conforme valores(principalmente para tipos que se referem à dinheiro), agrupamentos, enfim, em pouco tempo isso se torna um caminhão de coisa.
ALTAIR148 21/09/2016 05:38:27
#467207
Então estou pensando no seguinte, o relatório vai ser pré-definido eu vou montar ele, e ele poderá selecionar os campos que vão aparecer, os que ele não quiser eu oculto, dai vou fazer no Crystal Report ou ReportViewer mesmo.

O que acham?


Citação:

:
:
O q aparecer e nao aparecer, se fizer bem bolado vc gera um html com o resultado final
é, essa me parece realmente a melhor alternativa. Mas assim, isso é bastante complexo de se fazer. Eu lembro de ter feito um negócio assim, mas deu MUITO trabalho. Os tipos dos campos para fazer a seleção fazem diferença. Por exemplo, se é um campo de data, o usuário vai querer informar início e fim. Em pouco tempo o cliente vai querer fazer alinhamentos diferentes, mudar cores conforme valores(principalmente para tipos que se referem à dinheiro), agrupamentos, enfim, em pouco tempo isso se torna um caminhão de coisa.



No caso do SELECT eu já monto ele, por exemplo tenho uma lista de carrego do banco os campos da View e quando carrego isso já identifico qual tipo de dados é aquele campo e dependendo do seu tipo, um campo [Ô]DATE[Ô] por exemplo eu libero na minha tela, campos do tipo data, ai evita que o usuário preencha qualquer coisa, e assim vou validando os filtros.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas