RELATORIOS

WILLVIDAL 11/09/2009 12:31:01
#322606
Boa tarde galera,
Devido as várias limitações do Data Report do VB eu resolvi aprender e utilizar o crystal reports, pra isso eu instalei a versão 8.5, estou estudando através de apostilas da internet, mas até agora eu não encontrei um exemplo de como montar uma pesquisa pra ser exibida assim como eu fazia com o data report, eu criava uma tabela q recebia uma instrução sql, por exemplo se eu queria um relatório de aniversariantes, eu montava uma tabela com open [Ô]select nome from cliente where month=[ô]09[ô][Ô], e fazia o data reposrt receber ela, minha duvida é como fazer isso com o cristal reports. è facil fazer um relatorio para exibir todos os clientes, mas eu queria filtrar os dados dependendo do tipo de pesquisa que o usuário for fazer. Alguém tem alguma dica ou material pra me ajudar neste começo ?
ROBIU 11/09/2009 12:52:09
#322608
Click aqui para vê minha resposta neste tópico

O procedimento para carregar o crystal é semelhante. Você usa a mesma conexão e RS que estiver trabalhando para acessar o banco.

Dim Sql as String
Sql = [Ô]Select * From Tabela Where CampoTxt=[ô][Ô] & Text1.Text & [Ô][ô][Ô]
Rs.Open Sql, Bd, adOpenKeyset, adLockPessimistic
[ô]Note que essa parte já é usada para carregar textbox, grid, etc

Report.Database.SetDataSource Rs [ô] Esta é a linha específica do Report



WILLVIDAL 11/09/2009 13:10:23
#322611
e o q é o [Ô]Report[Ô] ?, eu digo... que componente é esse, onde devo adicionar? no meu projeto eu adicionei o CrystalReport1e ele não tem a propriedade .database

Valew pela ajuda....
ROBIU 11/09/2009 13:58:21
#322621
Resposta escolhida
Como você está criando o relatório? Por dentro do vb ou por fora?
O melhor é usar o Crystal por dentro do vb6 pois podemos acessar eventos e métodos do crystal alem de não correr o risco de perder o arquivo reporter. Por dentro o relatório fica dentro do exe.

Supondo que você esteja usando o Crystal por dentro do vb6, Quando você insere um Relatório Crystal, Aparece uma caixa com duas perguntas. Você pode dá YES nas duas. Com isso, o Crystal vai inserir um form com o componente crystal e uns códigos, automaticamente. Neste forme, o crystal tambem cria a variável report, que vai controlar o comportamento do seu relatório. A Variavel Report fica no load do form e não no crystalReport1. Verifique se não há um form novo no seu projeto.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas