REPORT DESVINCULADO

ARCADYUM 28/01/2013 17:01:56
#418234
Pessoal,
Quando programava com o VB 6.0 usava o DataReport como gerador de relatórios. Não que fosse o melhor mas acabei me acostumando a fazer relatório nele sem vinculá-lo a a nenhuma fonte de dados. Há muito tempo não trabalho com programação e para piorar minha situação, os meus arquivos de estudos e testes foram perdidos devido a problemas no meu HD. Nos dias atuais, um colega me solicitou que desenvolvesse um sistema para ele. Desenvolvi uma parte minúscula do projeto para teste iniciais e esbarrei no problema do relatório.

Pensei em Reportviewer. Os modelos que encontrei usavam o Assistente de configuração para gerar os relatórios. Eu sei que é uma grande ajuda, mas eu gosto de modelar um relatório ao meu bel prazer e realizando alguns testes não conseguir vincular, e muito menos modelar o relatorio ao meu bel prazer(rsrs). Aceito qualquer sugestão, apostila, informativo, panfleto sobre o uso de reportviewer sem usar o assistente. Para falar a verdade gostaria de saber configurar todas as funcionalidades de um reportviewer via código. Desde aquele mais simples ao que permite o uso do drilldown que o macoratti mostra em um dos seus posts.

Pensei em HTML com PDF. Pesquisei, achei soluções até simples de escrita em HTML. Porém, esbarrei na configuração de página para impressão em HTML (formatar a página para A4, por exemplo) e no fato de que não queria usar o browser da máquina e sim um webbrowser do Visual Studio e depois transformá-lo em pdf. E sim, aceito qualquer sugestão, apostila, informativo, panfleto sobre como criar relatórios em HTML e PDF via código.

Pensei em Crystal Reports. As mesmas dificuldades encontradas no Reportviewer.

Enfim, aqui estou a procura da ajuda dos colegas para sugestões, apostilas, panfletos qualquer material que possa me dar uma luz de qual método ou ferramenta utilizar para gerar relatórios no Visual Studio.

Aguardo notícias.



ARCADYUM 29/01/2013 01:04:28
#418275
Pessoal,
Nenhum recorte de jornal, revista velha, matéria de jornal, um conselho, sei lá, um alento. Eu juro que pesquisei e tentei modelar o relatório mas não funcionou.
Aguardo notícias.
HELDER 29/01/2013 06:51:10
#418277
Boas

Já ouviu falar de fyiReporting? Ou então mesmo fazer a [Ô]unha[Ô].
ARCADYUM 29/01/2013 09:35:10
#418285
Helder,
Ainda não. Tem como postar informações sobre a ferramento.
ARCADYUM 29/01/2013 15:41:52
#418319
Helder,
Andei testano a ferramenta e achei ela burocrática demais para incorporar ao VS. Você teria códigos ou métodos de fazer isso no VS2010 vb.net.
Obrigado.
HELDER 29/01/2013 20:35:28
#418341
Tenho mas na versão 4.1, assim que possa lhe envio.
Só o usei ainda uma vez.

O fyiReporting era um projecto abandonado, mas parece que está de novo activo em https://github.com/majorsilence/My-FyiReporting
Também ando a recolher novas informações sobre o mesmo.
ARCADYUM 29/01/2013 22:00:37
#418344
Eu encontrei a versão 4.5, conseguir conectar com o banco de dados. Cheguei a realizar uma modelagem e até encontrei um código que carregava em um form. O problema é que não há um viewer, como o reportviewer. Ou não encontrei coisa alguma. Bom, aguardo mais notícias sobre a ferramenta.
Obrigado pela atenção.
HELDER 30/01/2013 14:45:05
#418414
Boas

Também já instalei essa versão, o viewer está no rdlDesigner.

Em baixo um pequeno código, mas já deves ter visto como funciona.

   Dim rdlViewer As New fyiReporting.RdlViewer.RdlViewer


With rdlViewer
.Height = Me.Height - 50
.Width = Me.Width - 50
.Top = 10
.Left = 25
.Anchor = System.Windows.Forms.AnchorStyles.Top Or _
System.Windows.Forms.AnchorStyles.Bottom Or _
System.Windows.Forms.AnchorStyles.Left Or _
System.Windows.Forms.AnchorStyles.Right

[ô]Dim ds As fyiReporting.RDL.DataSource = rdlViewer.Report.DataSources([Ô]DS1[Ô])
[ô] Dim ds As New DataSet
[ô] Dim cmd As New SqlCeCommand([Ô]Select * from serviço[Ô], connection)
[ô] Dim da As New SqlCeDataAdapter(cmd)
[ô] da.Fill(ds, [Ô]Serviço[Ô])
[ô].Report.DataSets([Ô]Data[Ô]).SetData([Ô]DS1[Ô])
[ô]Dim ds As fyiReporting.RDL.DataSource = rdlViewer.Report.DataSources([Ô]DS1[Ô])

[ô] .Report.DataSets([Ô]Dados[Ô])
[ô].Parameters = [Ô]MyDate=02-01-2011[Ô]
[ô].SourceFile = [Ô]F:\My\G\TESTE.RDL[Ô]
.Parameters = [Ô]datas=14-02-2011[Ô]
.SourceFile = New Uri([Ô]I:/My/G/escala.RDL[Ô]) [ô]Adaptado a nova versão


.ShowParameterPanel = True

.Rebuild()
[ô].SaveAs([Ô]C:    espdf.pdf[Ô], [Ô]pdf[Ô])


Como uso a versão express do vb.net, é para mim o melhor que encontrei.
ARCADYUM 04/02/2013 19:39:30
#418767
Pessoal,
Estou realizando um teste com o reportview e me surgiu um problema. Coloquei um textbox no Page Foot do reportviewer e gostaria de colocar uma mensagem no mesmo. Porém, não consegui. Alguém, por favor, sabe me informar se há condições de fazer isso??
Aguardo retorno.
MFLAVIO 05/02/2013 07:42:30
#418784
Ja tentou usar o ActiveReports? eu uso e funciona perfeitamente, alem de ser muito pratico e fácil de modelar e chamar
ARCADYUM 05/02/2013 09:58:51
#418788
MFlavio,
O problema que essa ferramenta é paga. E bem cara. Mas ontem, depois de muito pesquisar e testar acabei achando uma solução. Criei um parâmetro e associei o campo usuário das tabelas. Bom, pelo menos por enquanto está funcionando. Mesmo assim obrigado pelo retorno.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas