RETORNO NO ESTOQUE - LOGICA

JOHNSTEVE 30/03/2016 19:26:14
#460160
Falam Brown[ô]s Tudo firmeza ?
entao galera, o seguinte.
Estive Pensando aqui, qual solução tomar no Retorno do Estoque. oq vcs acham galera?

1 - Deixar o Cliente fazer alteração na Compra. no estoque. Tipo, Ele cadastra as nfe. e se caso ocorrer algum erro no cadastro produto a mais ou a menos. ter um campo para ele consultar as compras e poder alterar ? Mais, tipo. Ele pode usar de má fé essa função para ficar aumentando e diminuindo do estoque a hr q for preciso. Sendo q não pode ne galera. se nao o cara nao vai comprar mais Nfe com produto. ele mesmo vai ficar aumentando e diminuindo qnd quiser. isso pode gerar uma bola de neve.

2 - não ter campo para o cliente fazer alteração das nfe no estoque. ( vai depender do momento em que estiver cadastrando tomar muito cuidado. pois se finalizar nao vai ter como alterar o estoque. ou diminuir ou aumentar.

Galera oq vcs acham? alguem ja se deparou com isso?. se for o caso de numero 1-. como seria feito o update.
tipo. eu tenho produto [Ô]Y[Ô] no estoque com uma quantia de 50 beleza ne?. dae o cliente vai e cadastrar uma NFe com 50 unidades. dae ele grava tudo blz. ficou 100 no estoque... dae no decorrer dos dias. se ele perceber q ele fez algo de errado nesse cadastro. ao conversao de unidades. se for só 20 unidades... dae ele iria la na NFe alterar o valor q ele tinha colocado [Ô]50[Ô]. e alterando para [Ô]20[Ô] .. sendo que qnd ele consultou a Nfe ta com 100 no estoque. qnd ele finalizar a alteração.. o correto seria ..
[b] 50 do estoque anterior q tava antes dele ter cadastrado. + os 20 depois q ele consultou a NFe e alterou mudando de 50 para 20.


na minha Logica eu substrai . o vlr do Estoque - a quantidade. .. estao ta ficando assim no meu update... se fosse carregar. os 100. - 20 ficou 80 no estoque.
sendo q o saldo anterior era de 50 antes do cadastro... q o certo seria 50 + 20 .. = 70

è isso ai galera :D

KERPLUNK 30/03/2016 20:23:22
#460162
Resposta escolhida
Em primeiro lugar, deve-se entender o que é um estoque:
A primeira impressão que um novato tem é que a quantidade do produto no estoque é apenas um campo. Essa é a maior falha de modelagem de dados possível. Estoque é movimentação de produtos, portanto ter um campo especificando a quantidade do produto, nem ao menos faz sentido. Você terá tabelas necessárias para os cadastros de produto e outro conjunto de tabelas relativo às suas respectivas movimentações. Cada movimentação é de um determinado tipo, entrada, saída, ou qualquer outro tipo. A soma das quantidades movimentadas nessas tabelas é que determinam o saldo atual de um produto. [Ô]Ah, mas é um sistema simples...[Ô] é o que a maioria vai dizer. Sistemas simples podem ser melhorados e evoluídos, e começando com a modelagem errada é a receita do desastre. Essa é a lógica mais básica para um sistema de estoque. Partindo dela, se pode ter variantes, mas separar o produto de sua movimentação é primordial. Movimentação de produto é uma coisa e produto em si é outra.
JOHNSTEVE 31/03/2016 07:30:04
#460170
Kerplunk, vc tem toda Razão é isso aêh mesmo. eu ja fiz minha modelagem completa. tenho todos os campos necessarios da NFE. dos produtos ja tenho todos os campos relacionados a tributação referencias ao produto....
eu trabalho da seguinte forma..
*tenho meu campo. [Ô]quantdade[Ô], tenho o [Ô]Fator Conversão[Ô] e [Ô]qtd_Estoque[Ô] na Entrada eu pego a conversão e somo com a [Ô]qtd_estoque[ô][Ô] na minha entrada dos produtos estão tudo ok.
Só estou meio confuso nessa alteração, tbm pensei em criar outro campo no estoque como [Ô]Estoque_Anterior[Ô]. se for o caso de alteração; eu pegar o Estoque_Anterior e somar com oq vai ser Alterado.

*Minha maior duvida é so nessa alteração. ou Estorno do Estoque.. os demais campos do Estoque estao tudo ok. Hj tenho 30 Campos só nessa Tabela de Estoque .

Kerplunk é exatamente isso q vc falou. se nao tiver uma boa Modelagem. pode ser simples. mais q futuro pode ser melhorado. se nao tiver. é desastre mesmo :)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas