ROLBACK COM O VB

CEDAHMER 26/07/2005 11:57:09
#96033
Programado em Delphi com o Interbase. Existe algo interresante, vc pode fazer alterações nas tabelas como por exemplo reservar um Código de um registro enquanto outros usuários estão acessando a mesma tabela, e tudo isso só irá para o BD definitivo ao executar o Rolback.

Agora pergunto no VB com DAO existe alguma semelhante onde eu possa abrir um form e reservar o código, e o outro usuário ao abrir o mesmo form o sistema não dê um código superior para ele, e se eu cancelar esse código q estava reservado para mim, possa ser utilizado novamente por outro usuário?

Obs. O Código é autoincremento.
USUARIO.EXCLUIDOS 26/07/2005 18:07:35
#96114
Citação:

e tudo isso só irá para o BD definitivo ao executar o Rolback


O Rollback desfaz uma transação, creio que você quis dizer Commit ao invés de rollback.

Essas implementações pertencem ao banco de dados e componente de acesso e são independentes da linguagem de programação.
Se o campo é autoIncremento não há necessidade de reserva-lo basta emitir o INSERT que o próximo número será obtido automáticamente.
MARCOSAV 26/07/2005 20:47:38
#96127
Só complementando...

Trata-se de um controle de Transações, quando você utiliza o BeginTrans, é para prevenir caso você queira "voltar" as informações que foram inseridas, alteradas ou apagadas da sua base de dados, isso é possível com o uso do RollBack, agora para terminar sua Transação é deixar permanente as alterações você utiliza o CommitTrans.

Exemplo:

Private Sub BeginTrans()

Dim Conexao As New Connection
Dim Rst As New Recordset

Conexao.BeginTrans
Conexao.Execute ("UPDATE Tabela SET Nome='Marcos' WHERE Codigo=1")

If MsgBox("Confirma Alterações ?", vbYesNo) = vbYes Then
Conexao.CommitTrans ' Dados alterados
Else
Conexao.Rollback ' Alterações desfeitas ou descartadas
End If

End Sub

Espero que iso esclareça, vlw ???

Abraço.
USUARIO.EXCLUIDOS 26/07/2005 22:35:10
#96139
So pegando o bonde andando, pq será que isso não funciona com Mysql?

Quando vou dar um Rolback da um erro...


Alguem usa isso com Mysql?

Já usei com Access, mas com Mysql num quer funcionar não
MARCOSAV 27/07/2005 01:17:49
#96144
RAFAEL, blz ??? Olha, eu não uso com MySql (nunca nem tentei), mas já ouvi vários amigos (tbm programadores), falando a mesma coisa que vc...
Por mim, não posso te assegurar nada (como disse, nunca usei com MySql), ms pelo que ouço, é amigão - não funciona mesmo !!!!

Abraço.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas