SALVAR SENHAS COM CHECKBOX - AJUDA
Olá!
Gostaria de sab er como faço pra salvar o ultimo login e senha usados nas Textbox usando um CheckBox, para nao ter que digitar login e senha toda vez que o form for carregado
vlw galera
Gostaria de sab er como faço pra salvar o ultimo login e senha usados nas Textbox usando um CheckBox, para nao ter que digitar login e senha toda vez que o form for carregado
vlw galera
imaginando que sua aplicação normal com banco de dados
crie um novo campo junto a tabela de usuários, algo como, "logarautomatico"
então, na hora do login, verifique se algum usuário tem esse campo marcado, pode ser um campo numérico com 1, se estiver, carregue na tela os dados do login e a senha
no momento do login faça a verificação do checkbox, se o value for 1 então sete zero no "logarautomatico" para todos os usuário e defina o 1 para o usuário que estiver logando no momento, claro que, se este estiver com o checkbox.value = 1
Caro colega,
Uma outra opção a resposta do colega MAIGUI é gravar o nome do usuário e a senha em um arquivo INI toda vez que alguem acessar seu sistema... E quando vc abrir sua tela de Login... Simplesmente pege os dados gravados no INI... ou seja o último login e senha...
Espero ter ajudado.
Uma outra opção a resposta do colega MAIGUI é gravar o nome do usuário e a senha em um arquivo INI toda vez que alguem acessar seu sistema... E quando vc abrir sua tela de Login... Simplesmente pege os dados gravados no INI... ou seja o último login e senha...
Espero ter ajudado.
Sim, me esclareceram muito os 2, mas como eu faço pra salvar esses arquivos .ini?
também da pra gravar em cookies?
também da pra gravar em cookies?
BRMAGE se pesquisar aqui no site por INI, verá muitos exemplos, inclusive classes prontas para isso.
Particularmente eu prefiriria usar o registro do windows para isso, crie uma chave própria nele para sua aplicação, e duas entradas uma de login outra de senha, mas não esqueça de criptografar os dados, seja no registro ou no INI, para impedir bisbilhoteiros.
Nota: Eu se fosse você não usaria este recurso, pois qualquer um que acessar este micro terá os privilégios de acesso do usuário da máquina. Assim não terá lógica proteger um aplicativo por senha. Agora se não tiver risco de outras pessoas usarem o mesmo micro, ok.
Particularmente eu prefiriria usar o registro do windows para isso, crie uma chave própria nele para sua aplicação, e duas entradas uma de login outra de senha, mas não esqueça de criptografar os dados, seja no registro ou no INI, para impedir bisbilhoteiros.
Nota: Eu se fosse você não usaria este recurso, pois qualquer um que acessar este micro terá os privilégios de acesso do usuário da máquina. Assim não terá lógica proteger um aplicativo por senha. Agora se não tiver risco de outras pessoas usarem o mesmo micro, ok.
'Para escrever e ler arquivos INI, declare as duas funções abaixo em um módulo:
Depois no form que você deseja gravar os dados no INI, use a função Open para criar o arquivo INI:
Open Caminho do Arquivo INI for Input as #1
e depois a função WriteINI para gravar o nome do Usuário:
WriteINI(Caminho do arquivo INI a ser salvo,"Usuários","NomeDoUsuário",txtUsuário.text)
Para gravar a senha:
WriteINI(Caminho do arquivo INI a ser salvo,"Usuários","Senha",txtSenha.text)
Para ler o usuário:
ReadINI("Usuários","NomeDoUsuário",Caminho do Arquivo que foi salvo)
Qualquer dúvida poste aqui de novo que a gente ajuda.
Public Sub WriteINI(Section As String, Key As String, Text As String, FileName As String)
'Filename=nome do arquivo ini
'section=O que esta entre []
'key=nome do que se encontra antes do sinal de igual
'text= valor que vem depois do igual
WritePrivateProfileString Section, Key, Text, FileName
End Sub
Public Function ReadINI(Section As String, Key As String, FileName As String)
'Filename=nome do arquivo ini
'section=O que esta entre []
'key=nome do que se encontra antes do sinal de igual
Dim retlen As String
Dim Ret As String
Ret = String$(255, 0)
retlen = GetPrivateProfileString(Section, Key, "", Ret, Len(Ret), FileName)
Ret = Left$(Ret, retlen)
ReadINI = Ret
End Function
Depois no form que você deseja gravar os dados no INI, use a função Open para criar o arquivo INI:
Open Caminho do Arquivo INI for Input as #1
e depois a função WriteINI para gravar o nome do Usuário:
WriteINI(Caminho do arquivo INI a ser salvo,"Usuários","NomeDoUsuário",txtUsuário.text)
Para gravar a senha:
WriteINI(Caminho do arquivo INI a ser salvo,"Usuários","Senha",txtSenha.text)
Para ler o usuário:
ReadINI("Usuários","NomeDoUsuário",Caminho do Arquivo que foi salvo)
Qualquer dúvida poste aqui de novo que a gente ajuda.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas