SE EU SEI MYSQL, EU SEI TAMBEM SQL SERVER?

FBUR 07/08/2009 09:25:40
#319177
Bom dia!

Não sou especialista em MySQL, mas já o utilizo faz um tempinho e me dou mto bem com ele.

Baixei o SQL Server Express e não gostei. Achei o MySQL mais leve e simples. Mas tb não tive dificuldades em criar um programa com base de dados no SQL Server Express.

A pergunta é: Levando em consideração somente o desenvolvimento de aplicativos (não a administração do banco), quando me perguntam (em entrevistas de emprego): [Ô]Você sabe SQL Server?[Ô] O que responder?
Saber de um SGBD é saber o q? Criar tabelas e relacionamentos e strings de conexão??

Se for isso eu sei... :)

Eu tb não entendo porque a maioria das empresas onde procuro pedem conhecimento em SQL Server, elas não fazem opção pelo MySQL pq é de grátis? Não tem suporte?
Aí eu fico na dúvida, porque se for [Ô]só[Ô] criar as tabelas pra usar no software, posso dizer que sei SQL Server... pelo menos me viro bem.

[]'s
RCMRO 07/08/2009 11:33:53
#319193
Caro FBUR,

Sabe criar em SQL (independente do SGBD) uma tabela, escrevendo o código sem usar o assistente? Sabe criar indices e chaves estrangeiras via código SQL? Enfim, não falamos em administrar, mas em saber fazer mais do que simples SELECT, UPDATE, INSERT e DELETE. Falamos de essas mesmas instruções de forma complexa, na criação de funçoes em SQL, de PROCEDURES em SQL com regras de negócios embutidas, otimização de acessos explorando as chaves, controle de erros, CURSORES, loops, passagem e retorno de parâmetros, etc...

Se a necessidade do cliente for somente simples SELECT, UPDATE, INSERT e DELETE, pode dizer que conhece desde DBASE,ACCESS até ORACLE, DB2, SQL Server, MYSQL, etc...

Veja que em momento algum falei de SUPORTE ou Administração do SGBD. Só falei de programação e otimização de acessos....

Espero ter ajudado.
FBUR 07/08/2009 12:06:48
#319201
Legal RCMRO, bem explicado.

Saber eu até sei alguma coisa, mas uso de vez em nunca. Se alguém chegar para mim, me colocar na frente de um client do MySQL ou SQL server e mandar criar uma tabela, PK's, FK's, tudo sem consulta, aí não vai.

é como você disse, é a necessidade. E as necessidades dos clientes não exigiram que eu precisasse de algo mais aprofundado por isso só utilizei até hoje as ferramentas para criação da base (MySQL Administrator, SQL Server Management,etc) que facilitam muito. As bases de dados se resumem em tabelas e relacionamentos.

Ainda não me deparei com alguma situação que precisasse escrever o código pra criar tabelas e seus relacionamentos, procedures, etc. Claro que se houver necessidade vou atrás.

Obrigado!

[]'s
FOXMAN 07/08/2009 13:10:06
#319208
Rapaz, esse negocio eh complexo de mais,

O lance de ficar somente em SELECTS, UPDATES ETC....indica q vc sabe manipular bem um banco de dados.

Eu não digo que [Ô]SEI SQL[Ô] ou qualquer SGBD, pois sei que não tenho conhecimento suficiente para PROGRAMAR via SQL.

Como vc mesmo disse , ainda não tive casos em que clientes tivessem esta necessidade.

Só a titulo informativo, conheci uma pessoa que ganhou a vida com uma instrução SQL, quer dizer uma SENHORA INSTRUÇÃO, GIGANTE....

Mas resolvia o problema do cliente.

WEBMASTER 07/08/2009 14:32:49
#319223
Realmente o saber esta ligado diretamente nao so a administracao, mas em entender e saber profudamente os conceitos de uso da base, afim de sempre tirar mais dela, melhorar o desempenho e definitivamente obter mais com o mesmo.

Criar tabelas, indices, chaves estrangeiras, otimizar querys, relacionamentos, monotiramento do servidor, eh muito mais do que falar de SELECT, eh ter ideia clara de como o SGBD se comporta para que voce extraia mais dele, isso sim eh conhecimento.

Veja por este prisma...e tente se aprimorar.
LLAIA 07/08/2009 17:15:41
#319238
Citação:

SE EU SEI MYSQL, EU SEI TAMBEM SQL SERVER?




não . [S62]


do jeito que vc descreveu, vc entende de DML e DDL e os conceitos de modelagem. Como os amigos disseram, a coisa é mais complexa mesmo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas