SE TEM Q EVOLUI, POIS EVOLUIREI ENTAO

WEBIER 04/10/2010 11:14:25
#354359
um resumo de minha vida como programador (apesar de não ser um):
em 1997 após mexer bastante no ACCESS... e ver que exitia algo chamado VBA.... decidir me aprofundar mais... então comprei 6 video-aulas (fita de video-cassete).... peguei o basico de VB5,,, nada fora do normal... no maximo criar um bd ACCESS e adicionar/editar/remover registro... era o maximo!
passei 3 anos lendo um monte de coisas q não tinha nada haver.... ou era avançado demais ou não era o q queria.
vim dar uma melhorada quando vim ter acesso a internet... isso já em 2002... dai para frente dei uma melhorada... o VBMANIA foi uns 60% responsavel por minha evolução...
Sempre fui autodidata, até mesmo pq aqui é precario nesse aspecto de aprendizado...
Hoje (2010)... apesar de 13 anos desde primeira vez q tive contato... continuo fazendo projeto em ACCESS e VB6... e trabalhando com DAO
Na verdade só desenvolvia projetos para minha empresas (escola de informática)... então não via necessidade de migrar... ai junto falta de tempo, falta de necessidade e tambem preguiça (sou verdadeiro)...

é mais a necessidade de migrar bateu na minha porta!
Há 2 anos inventei de desenvolver para fora... achei o maximo ver empresas usando o que criei...
agora tenho 15 clientes... mas vivo hj 70% de assistencia técnica.

Como eu disse, a necessidade bate na porta:
Hoje vejo meus clientes com bd ACCESS ficando lento precisando migrar para um bd mais rapido (firebird, sql server, etc)
Hoje vejo cliente me comentando que vai precisar de NF-e
Ou seja, tenho q tomar uma decisão... ou paro ou evoluou.

são tantas coisas para esutdar:
ADO
SQL Server
Webservice
Etc...

Hoje pela primeira vez, me corajei e fui atraz de baixar o Visual Studio Express que ouvir dizer que era gratis.

entrei no site:
http://www.microsoft.com/express/Downloads/

lá tem Visual Studio 2010 Express, SQL Server 2008 R2 Express, Visual Studio 2008 Express, mas todos com 30 dias para teste

existe o 2005 gratis?

Alguem poderia me dizer os passos para eu não perder tempo?
Tipo assim, estuda primeiro isso, depois isso, baixa isso e isso.

Outra coisa, to migrando mais por causa da NF-e... que sei que hojé é obrigatorio para as grandes empresas (industrias, atacadistas, etc), mas sei q não vai demorar muito para ser obrigatorio para todos.


SAMUKA 04/10/2010 11:29:30
#354361
Resposta escolhida
Oi Amigo, o começo da sua história é bem parecido com a minha e acredito que de muita gente aqui.

Sobre o que baixar, baixe o Visual Studio 2010 Express. Você precisa fazer um registro, mas é GRATUITO!
Sobre banco, não sei em qtos Mb está o seu em Access. Mas se já tiver beirando os 1Gb, melhor partir para o Firebird, caso contrario, pode mudar pra SQL Server Express 2005 que é bem rapido e vc baixa o Management Studio para gerenciar o banco de dados (podendo inclusive fazer o gerenciamento do banco de dados através da internet, a configuração é um pouco complicada!).

Espero ter ajudado ...
XXXANGELSXXX 04/10/2010 11:36:23
#354362
Amigo, migrar de DAO para ADO não é tão dificil assim não, tipo.. a maior parte das funcionalidades, e comandos continuam os mesmos, o que voce tem que aprofundar é no conceito, recordset, abertura, fechamento, etc, hoje te digo o seguinte.. no vb faço 99% do que preciso, deixando 1% para outras plataformas, e veja só, eu migrei para mysql, motivo??? trabalhar multi S.O (Sistema operacional), se trabalhar com sql vai ficar preso a microsoft, ou seja, servidores que contenham microsoft, a nao ser que faça espelhamento do hd, ou utilize sistemas como samba, sei la.. mais ou menos isso, e no mysql utilizo sem ter problemas.. firebird tb é uma boa opção, apesar de nunca ter trabalhado com ele.. e se vc ja entende de vb6, se fosse eu.. continuaria nele.
WEBIER 04/10/2010 11:43:41
#354363
o problema XXXANGELSXXX é que vejo todo mundo migrando para o VB.NET por causa do NFe (webservice) ai tenho medo de ficar para traz... Hoje como não é obrigação pequenos e medios comercios usarem NFe, meus clientes perguntam somente sobre, mas imagina ser obrigatorio daqui a 6 meses... meu medo é esse.

SAMUKA, meu bd access tem menos de 1GB.... no maximo 200mb...
TECLA 04/10/2010 11:50:52
#354364
Se vai migrar de VB6 para VB.NET, sugiro que se preocupe inicialmente com a POO (Programação Orientada a Objetos), pois é ela que será responsável por [Ô]moldar[Ô] o antigo raciocínio ESTRUTURADO.

Na sequência, pesquise pelas MUDANÇAS de sintaxe e sobre a nova IDE.
Não esqueça de estudar XML, pois é a base da NF-e.

O resto vem com o tempo!
WEBIER 04/10/2010 12:43:31
#354366
sobre POO li os seguintes artigos agora:
http://www.criarweb.com/artigos/215.php
http://www.guiadohardware.net/artigos/programacao-orientada-objetos/

peguei o conceito...

agora ficou bem vago o que vc disse a respeito disso:
Citação:

Na sequência, pesquise pelas MUDANÇAS de sintaxe e sobre a nova IDE.



poderia especificar, pois joguei no google sobre isso e apareceu muitas coisas q não tem nada haver com programação
SAMUKA 04/10/2010 14:10:38
#354373
WEBIER, NFe vai ser obrigado para todas empresas (inclusive comercio) até dezembro 2010! Mas isso não significa q vc tenha q implementar tudo em VB.NET faça apenas o que for necessário e o restante mantenha em VB6. Vai ser menos trabalhoso. E com isso vc ganha tempo pra ir avançando no Framework.NET, no VB.NET, Orientação a Objetos e outros conceitos que irão surgindo.

Não tente fazer tudo de uma vez, pois vai acabar se enrolando.

Outro detalhe, se não começou a mexer com NFe, sugiro que comece JÁ (HOJE). Pois é trabalhoso pra caramba!! E mais, avalie a possibilidade de utilizar DLL de terceiros para (Assinar, Enviar e Receber o arquivo XML). De imediato, se preocupe me gerar o arquivo XML em VB6 mesmo.
WEBIER 04/10/2010 15:22:06
#354380
Citação:

:
WEBIER, NFe vai ser obrigado para todas empresas (inclusive comercio) até dezembro 2010! Mas isso não significa q vc tenha q implementar tudo em VB.NET faça apenas o que for necessário e o restante mantenha em VB6. Vai ser menos trabalhoso. E com isso vc ganha tempo pra ir avançando no Framework.NET, no VB.NET, Orientação a Objetos e outros conceitos que irão surgindo.

Não tente fazer tudo de uma vez, pois vai acabar se enrolando.

Outro detalhe, se não começou a mexer com NFe, sugiro que comece JÁ (HOJE). Pois é trabalhoso pra caramba!! E mais, avalie a possibilidade de utilizar DLL de terceiros para (Assinar, Enviar e Receber o arquivo XML). De imediato, se preocupe me gerar o arquivo XML em VB6 mesmo.



Quer dizer dizer que todo tipo de comercio até dezembro agora vai ter q emitir NFe ?

Outra coisa, quando vc diz fazer uma parte no VB6 e outra no VB.NET, vc quer dizer que devo gerar a NFe em XML no VB6 e Assinar, Enviar e Receber no VB.NET ?
NALDO 04/10/2010 15:22:31
#354381
Citação:

:
sobre POO li os seguintes artigos agora:
http://www.criarweb.com/artigos/215.php
http://www.guiadohardware.net/artigos/programacao-orientada-objetos/

peguei o conceito...

agora ficou bem vago o que vc disse a respeito disso:
Na sequência, pesquise pelas MUDANÇAS de sintaxe e sobre a nova IDE.

poderia especificar, pois joguei no google sobre isso e apareceu muitas coisas q não tem nada haver com programação



ele quis dizer que é para você pesquisar sobre a mudança de liguangem na nova versão do VB.NET, acho eu...
ARNALDOCRUZ 04/10/2010 17:11:24
#354387
Cara eu estou em processo de mudança do vb6 para o vbnet, estou sendo obrigado a mudança em virtude da NFE e webservice, já que com o vb6 não tem suporte.

uma dica é que começe já pois é um bucado complicado vbnet para vb6, em algumas coisas ficou muito + façil e em outras coisas bestas que faziamos no vb6 é complicado pra caramba em vbnet.

outra coisa que mim obrigou a começar a mudança foi windows7 que pra rodar em runtime o vb6 tem que fazer uma serie de mudanças no codigo fonte, e os clientes querem usar o windows7.

SAMUKA 04/10/2010 22:10:34
#354399
Citação:

:
:
Quer dizer dizer que todo tipo de comercio até dezembro agora vai ter q emitir NFe ?



Todo comercio que emite NF no modelo 1A terá que mudar para NFe a partir de dezembro.

Citação:

:
:
Outra coisa, quando vc diz fazer uma parte no VB6 e outra no VB.NET, vc quer dizer que devo gerar a NFe em XML no VB6 e Assinar, Enviar e Receber no VB.NET ?



Sim isso mesmo. Inclusive tem um Post com código fonte, para gerar o XML através do VB6 aqui no forum.

DLL para Gerar XML em VB6

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas